terça-feira, 31 de março de 2009

ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR DE SÃO MIGUEL

O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de São Miguel do Passa Quatro vai realizar Eleição do Conselho Tutelar. As inscrições de candidaturas poderão serem feitas até o dia 23 de abril. A eleição será realizada no dia 06 de junho de 2009 e poderão votar todos os eleitores da 61.ª zona eleitoral. Cada eleitor poderá votar em até 05 candidatos. No dia 29 de junho os eleitos serão diplomados e tomarão posse. Uma cópia completa do edital do processo eleitoral está fixada no mural do Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado.

MOSCAS E CARAMUJOS INVADEM CIDADE

A Cidade de São Miguel do Passa Quatro está sendo tomada pela praga do caramujo africano. O molusco nojento ataca plantações e transmite as doenças: Angiostrongilíase meningoencefálica humana que provoca os sintomas: dor de cabeça forte e constante, rigidez na nuca e distúrbios do sistema nervoso e a doença Angiostrongilíase abdominal que causa perfuração intestinal e hemorragia abdominal, cujos os sintomas são: dor abdominal, febre prolongada, anorexia e vômitos. A ingestão ou a simples manipulação do caramujo vivo pode causar a contaminação, pois os vermes são encontrados no muco dos caramujos. o perigo se torna maior porque ao se instalar em hortas e pomares, o bicho contamina frutas e verduras que ao serem consumidas podem causar doenças. A espécie é nativa do leste e nordeste africanos e chegou ao Brasil na década de 80, como alternativa econômica. A idéia inicial seria comercializá-lo a um preço inferior ao escargot. Importado ilegalmente, foi introduzido em fazendas no interior do Paraná e escapou para o meio ambiente, adaptando-se perfeitamente em várias regiões brasileiras. Outro bicho que está invadindo a cidade é a mosca urbana, ela é de cor preta e tamanho grande. Este inseto perturbam principalmente as donas de casa. Na hora de frituras do almoço ou jantar as cozinheiras precisam fechar as portas e janelas da casa para que a cozinha não fique cheia de moscas.

segunda-feira, 30 de março de 2009

CADÊ O BRAÇO DO CRUZEIRO PRAÇA

O braço da parte superior e que completa o desenho do Cruzeiro da Praça Sebastião Gonçalves da Silva, em frente à Igreja Matriz São Miguel Arcanjo desapareceu. O Cruzeiro é Símbolo que marca o início da povoação. É também um patrimônio histórico de São Miguel do Passa Quatro. "Ele foi erguido no dia 18/09/1939 para simbolizar a fé do nascimento do povoado sob o signo da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo".

sábado, 28 de março de 2009

DIFUSORA CONTRA A FOME EM SÃO MIGUEL

A equipe do Deputado Estadual e Radialista da Rádio Difusora Humberto Aidar esteve ontem fazendo contatos com lideranças políticas e religiosas de São Miguel do Passa Quatro com objetivo preparatório para realizar O Programa Difusora Contra a Fome direto da Praça Sebastião Gonçalves da Silva da cidade São Miguel do Passa Quatro no dia 31 de maio de 2009. Todo alimento arrecadado no evento será destinado ao CCI - Centro de Convivência dos Idosos da cidade.

quinta-feira, 26 de março de 2009

DEMOCRACIA NA ESCOLA

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás lançou nesta quinta-feira (26) de março o edital de convocação das unidades escolares da rede estadual de ensino para as eleições do grupo gestor composto por: Diretor, Vice-Diretor e Secretário. As eleições serão realizadas no dia 29 de maio de 2009. O registro das chapas deverá ser solicitado na secretaria da unidade escolar, no período de 13 a 23/04/2009.

34 BI PARA 1 MILHÃO DE CASAS POPULARES


O presidente Lula lançou nesta quarta-feira (25) o plano habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, que prevê investimentos de R$ 34 bilhões para a construção de 1 milhão de moradias populares nos próximos dois anos. O plano objetiva melhorar as condições de moradia das pessoas mais pobres e aumentar a oferta de empregos no país. A estimativa é de que sejam criados mais de 500 mil postos de trabalho. O presidente pediu empenho de governadores e prefeitos para que elaborem os projetos habitacionais com rapidez e auxiliem na busca por terrenos. Segundo Lula, a Caixa Econômica Federal está preparada para que o plano comece a funcionar a partir de 13 de abril. As moradias serão feitas para as famílias com renda de até 10 salários mínimos. Do total, 400 mil serão destinadas a famílias com fonte de renda de até três salários mínimos. A primeira prestação será paga somente na entrega do imóvel e a prestação deverá comprometer apenas 20% da renda familiar. Para famílias com renda de até 3 mínimos, a prestação pode comprometer apenas 10% da renda.

quarta-feira, 25 de março de 2009

COMO ORELHA DE LATÃO

A comunidade escolar do Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado, principalmente alunos e professores ficaram sem internet da manhã do dia 24 de março até as 15 horas de 25 de março de 2009. A antena Gessac que capita sinal direto do satélite foi deslocada, esta foi a razão da falta de sinal e consequentemente da queda da internet. Como é ruim ficar sem internet. Ficamos desconectados e desinformados. Como diz o ditado popular, ficamos por fora como orelha de latão.

segunda-feira, 23 de março de 2009

ESCRITOR VISITA BIBLIOTECA ESCOLAR


O Escritor e Advogado Dr. Elson Gonçalves de Oliveira visitou hoje pela manhã a Biblioteca Dom Fernando Gomes do Santos do Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado. Fazem parte do acervo da Biblioteca os livros escritos e doados por Dr. Elson: Família Feliz, Causos Incautos, o Sino da Igreja, Açucena, História de São Miguel do Passa Quatro, História de Vianópolis, História de Cristianópolis, Quem é Maria? 1.ª e 2.ª Edição, Esteio de Aroeira, Ana Paula - nos tempos da palmatória e Fazenda Mato Grande. O escritor folheou vários livros literários da Biblioteca e ficou feliz de saber que seus livros são pesquisados por alunos da escola.

sexta-feira, 20 de março de 2009

RÁDIO SÃO MIGUEL FM DE PASSA QUATRO

Rádio São Miguel FM. Em breve São Miguel do Passa Quatro vai ganhar uma Rádio Comunitária. O Ministério das Comunicações já autorizou o processo para execussão do serviço de Radiodifusão Comunitária, por meio de Portaria Ministerial. Depois de muito tempo de luta, A ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DE SÃO MIGUEL DO PASSA QUATRO -AMOSMIG, obteve esta grande vitória. O presidente da associação Luciano Rodrigues disse que o processo foi enviado ao Senado Federal para aprovação, o que deve ocorrer dentro de 90 dias, caso contrário a Rádio poderá ser instalada em caráter experimental.

terça-feira, 17 de março de 2009

REAVIVANDO A HISTÓRIA

José Aranaldo Batista e Adonias Lemes do Prado, dois homens casados com duas irmãs deixaram legado importante na História de São Miguel do Passa Quatro. Adonias Lemes do Prado foi o primeiro professor e depois tornou-se prefeito. José Arnaldo, pai de 16 filhos além de professor desempenhou as funções de administrador do Cemitério, Delegado, conselheiro e funções religiosas. Para consolidar e revivar a história, o Colégio Estadual leva o nome do Adonias e a escola municipal o nome de José Arnaldo. De 2005 a 2007, a família do Adonias liderada por seu filho Valdir do Prado contribuiu muito como amigo da escola que leva o nome de seu pai com doação de cantina, jornal escolar, patrocínio de festas e viagens memoráveis com direito à piscinas, restaurante e apartamentos para estudantes e funcionários da escola, e tudo de graça em Caldas Novas. Desta vez quem está contribuindo é a família do José Arnaldo com patrocínio de troféus, uniformes, redes e bolas para a realização do campeonato e melhorar o esporte e lazer de São Miguel do Passa Quatro.

VEREADORES ASSINAM TERMO DE CONDUTA

Os vereadores de São Miguel do Passa Quatro assinaram ontem Termo de Ajuste de Conduta proposto pelo Ministério Público, representado pelo Promotor de Justiça Dr. Maurício Alexandre Gebrim que determina prazo para realização de concurso público para advogado e contador da Câmara Municipal de Vereadores. Até março de 2010 será realizado concurso para contador ou advogado, para fechar a conta, o concurso do outro cargo será realizado até março de 2011.

sábado, 14 de março de 2009

AUMENTO DE SALÁRIO

Educadores da rede estadual de Goiás vão receber neste mês de março aumento de salário. De acordo com informação repassada por e-mail da secretaria, a folha de pagamento estará acrescida, a partir deste mês de R$ 1,5 milhão mensais, distribuídos entre salários de professores e demais servidores administrativos, de forma acumulativa. De acordo com a secretária da Educação, Milca Severino, que esteve reunida com o secretário estadual da Fazenda, Jorcelino Braga, e com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintego) e do Conselho de Diretores, na noite de segunda-feira (9), a decisão representa um gesto rumo ao alcance do objetivo de melhorar os vencimentos dos trabalhadores da Educação. Segundo ela, o valor do acréscimo foi decidido com base na disponibilidade de recursos. As negociações entre a Secretaria da Fazenda, a Secretaria da Educação e o Sintego vão continuar até que se encontrem formas financeiras para o atendimento do piso salarial dos professores. Além desse acréscimo, a Secretaria da Fazenda garantiu para este mês o pagamento de todas as progressões que se encontram no Gabinete Civil para serem homologadas. Essas progressões também constarão da folha de pagamento de março.

sexta-feira, 13 de março de 2009

O BOSQUE DA ESCOLA


O plantio de aproximadamente 200 árvores frutíferas e nativas do cerrado feito no pátio do Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado completa neste mês de março um ano e meio. Destacam-se no meio das variedades das plantas: ipê, anjico, barú, ingá, jatobá, jaca, tangerina, jabuticaba, manga e limão. Pela foto, dá para imaginar que no fututo o bosque do CEALP estará lindo e gostoso de curtir.

PREFEITURA QUITA SALÁRIO DE DEZEMBRO DE 2008

A Prefeitura de São Miguel do Passa Quatro quitou hoje pela manhã o salário dos servidores municipais referente ao mês de dezembro de 2008. O prefeito Márcio Cecílio convidou os servidores para uma reunião hoje pela manhã na prefeitura para "comunicar" que o pagamento do funcionalismo já estava na conta. Este foi um belo agrado que veio paralelamente ao dever do gestor para liberar o pendente e atrasado direito dos servidores.

BELAS PERGUNTAS E ÓTIMAS RESPOSTAS

Existem muitos gurus que sabem dar respostas criativas às grandes questões sobre o mercado de trabalho. Aqui vai um resumo da entrevista com o famoso Reynold Rehm: primeria pergunta: Ainda é possível ser feliz num mundo tão competitivo? Resposta: Quanto mais conhecimento conseguimos acumular, mais entendemos que ainda falta muito para aprendermos. É por isso que sofremos. Trabalhar em excesso é como perseguir o vento. A felicidade só existe para quem souber aproveitar agora os frutos do seu trabalho. Segunda pergunta: O profissional do futuro será um individualista? Resposta: Pelo contrário. O azar será de quem ficar sozinho, porque se cair, não terá ninguém para ajudá-lo a levantar-se. Terceira pergunta: Que conselho o Sr. dá aos jovens que estão entrando no mercado de trabalho? Resposta: É melhor ser criticado pelos sábios do que ser elogiado pelos insensatos. Elogios vazios são como gravetos atirados em uma fogueira. Quarta pergunta: E para os funcionários que têm Chefes centralizadores e perversos? Reposta: Muitas vezes os justos são tratados pela cartilha dos injustos, mas isso passa. Por mais poderoso que alguém pareça ser, essa pessoa ainda será incapaz de dominar a própria respiração. Última pergunta: O que é exatamente sucesso? Resposta: É o sono gostoso. Se a fartura do rico não o deixa dormir, ele estará acumulando, ao mesmo tempo, sua riqueza e sua desgraça. Belas e sábias respostas. Eu só queria me desculpar pelo fato de que não existe nenhum Reynold Rehm. Eu o inventei. Todas as respostas, embora extremamente atuais foram retiradas de um livro escrito há 2.300 anos: o ECLESIASTES, do Velho Testamento. Mas, se eu digo isso logo no começo, muita gente, talvez, nem tivesse interesse em continuar. Max Gehringer





terça-feira, 10 de março de 2009

CONTRA CONCURSO PARA CONTADOR E ADVOGADO

Depois de acordado verbalmente com o promotor, a câmara de vereadores de São Miguel do Passa Quatro pode voltar atrás e não assinar termo de ajustamento de conduta proposto pelo Ministério Público para a realização de concurso público para contador e advogado da câmara municipal. Ontem o contador da casa legislativa teceu argumentos influentes e contrários a realização de concurso. Logo após, O clima político entre os vereadores deu a indicativa de grande possibilidade da câmara não assinar o termo proposto pelo promotor de justiça. Os vereadores Geraldo Batista- PP e Marlene Aleluia - PT mantém a decisão favorável a realização do concurso. No entanto, afirmou a vereadora Marlene que os demais vereadores manifestaram contrário à assinatura do termo de ajustamento de conduta. Ainda, da discussão saiu a proposta de enviar um ofício ao promotor de justiça Maurício Alexandre Gebrim informando da decisão da casa legislativa contrária ao realização do concurso.

DÍVIDA DE 240 MESES

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Passa Quatro aprovou na sessão ordinária realizada ontem Projeto de Lei n.º 03/2009 que Institui o Programa de Recuperação de Crédito Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social do Município. A dívida da previdência muncipal foi parcelada em 240 meses sobre a parte patronal e 60 meses sobre a parte dos servidores.

segunda-feira, 9 de março de 2009

O FENOMENO ESTA DE VOLTA


O Ronaldo fenômeno está de volta. Ontem, em apenas 30 minutos e com apenas 03 jogadas provou que ainda é fenomenal. Na 1.ª, num chute forte de fora da área acertou o travessão, na 2.ª cruzou na medida para seu companheiro perder o gol e na 3.ª de cabeça balançou a rede para empatar o jogo e evitar a derrota do Corinthians para o Palmeiras. Engraçado que ao comemorar o gol ele subiu no alambrado, e aí não podia ser diferente, o alambrado quebrou.

domingo, 8 de março de 2009

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Hoje é o Dia Internacional das Mulheres. Pensando nesta data especial e na valorosa importância das mulheres no seio da sociedade, O Tribuna de São Miguel vem por meio desta parabenizar todas as mulheres de São Miguel do Passa Quatro na representação da vereadoras Marlene Aleluia - PT e Terezinha Souza -PR.
Mulher
Você que busca no dia a dia sua independência, sua liberdade, sua identidade própria;
Você que luta profissional e emocionalmente, para ser valorizada e compreendida;
Você que a cada momento tenta ser a companheira, a amiga, a "rainha do lar";
Você que batalha incansavelmente por seus próprios direitos e também por um mundo mais justo e por uma sociedade sem violências;
Você que resiste aos sarcasmos daqueles que a chamam de, pejorativamente, de feminista liberal e que já ocupa um espaço na fábrica, na escola, na empresa e na política;
Você que tem a capacidade de gerar outro ser, tem também o dever de gerar alternativas para que a Ação criadora, realmente ajude outras mulheres a conquistarem a liberdade de Ser...
Poesia de Ilsa da Luz Barbosa
Parabéns!

sábado, 7 de março de 2009

PREVIÊNCIA MUNICIPAL ENDIVIDADA

O Prefeito Márcio Cecílio enviou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei n.º 03/2009 que Institui o Programa de Recuperação de Crédito Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social do Município. O Prefeito solicita que os vereadores aprovem o parcelamento da dívida da previdência muncipal em 240 meses sobre a parte patronal e 60 meses sobre a parte dos servidores. Isso sgnifica que o prefeito quer prolongar a dívida para si próprio e para mais quatro futuros prefeitos pagarem. A dívida foi contraída pelo descumprimento da Lei ao não efetuar o repasse patronal e também por não depositar na conta da previdência o repasse da contribuição dos servidores municipais. Neste último caso, o pior é que a prefeitura efetuou o desconto dos servidores na folha de pagamento. O município está inadimplente com sua obrigação perante ao Ministério da Previdência Social o que acarreta na não obtenção do Certificado de Regularidade Previdenciaria e impedimento de firmar convênios e receber verbas de outros entes públicos. O projeto enviado pelo prefeito não menciona o valor da dívida, mas o certo é que o Regime Próprio de Previdência Social do Município está endividado, embora tenha sido criado recentemente. A batata quente agora está nas mãos dos vereadores. Este é o tipo de projeto que determina a responsabilidade de quem gerou a dívida e o tamanho da responsabilidade dos gestores e legisladores condutores mesma.

sexta-feira, 6 de março de 2009

CONCURSO PARA ADVOGADO E CONTADOR

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Passa Quatro vai assinar Termo de Ajustamento de Conduta proposto pelo Ministério Público da Comarca de Vianópolis, representado pelo Promotor de Justiça Dr. Maurício Alexandre Gebrim para a realização de Concurso Público para Advogado e Contador. A vereadora Marlene Aleluia afirma que a Câmra terá que reazliar concurso público para um dos cargos seja advogado ou contador até março de 2010 e para fechar a conta do termo o concurso do outro cargo deverá ser feito até março de 2011. Já no Poder Executivo O promotor de Justiça firmou termo de ajustamento de conduta com o prefeito Márcio Cecílio, para criação da Procuradoria Jurídica do município. Pelo ajuste, o prefeito deverá, no prazo de 30 dias, enviar à Câmara Municipal projeto de lei para criação do cargo de procurador municipal, em número compatível com a capacidade financeira da prefeitura, podendo ser criado como cargo com provimento em comissão para a chefia dessa estrutura organizacional. Em razão da essencialidade do serviço e para suprir a falta transitória do profissional, ficou acordado que o município deverá realizar a sua contratação provisória por meio de processo licitatório, observadas algumas normas. O promotor de justiça explica que, uma vez editada a lei criadora do cargo, o município assumiu o compromisso de realizar concurso público para provimento do mesmo, no prazo de 90 dias, sendo que a nomeação e posse dos aprovados deverá ser feita em 60 dias

quinta-feira, 5 de março de 2009

FAIXA PARA APROVADOS DO VESTIBULAR

A Gestão Escolar do Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado confeccionou e colocou 03 faixas na faixada externa da escola com os nomes dos alunos da unidade escolar que foram aprovados no vestibular 2009 e com o dizer: CEALP PARABENIZA OS APROVADOS DO VESTIBULAR. Que Deus abençõe os cursandos do 3.º Grau.

quarta-feira, 4 de março de 2009

CRIANÇA DE 9 ANOS GRÁVIDA SOFRE ABORTO DE GEMEOS

A menina de 9 anos, que teria sido estuprada e estava grávida de gêmeos, foi submetida a um aborto na Maternidade Encruzilhada, da Universidade Estadual de Pernambuco, na manhã desta quarta-feira. O principal suspeito da polícia para o estupro é o padrasto da criança, Jailson José da Silva, de 23 anos, que está preso. Segundo a maternidade, ela tomou uma medicação que forçou contrações uterinas, colocando os fetos para fora. A menina encontra-se em estado estável, no bloco cirúrgico do hospital e deve passar por mais exames na tarde desta quarta-feira. A previsão é que ela receba alta até sexta-feira.A gravidez foi descoberta na última semana, quando a menina se queixou de tonturas e recebeu atendimento médico em uma clínica particular. Exames constataram que a criança já estava na 16ª semana de gestação e que a gravidez era de alto risco por conta da idade. A criança informou à polícia que os abusos começaram quando ela tinha seis anos de idade, e que o suspeito a ameaçava de morte caso contasse sobre os abusos a alguém. Segundo informações do Ministério Público, a menina foi encaminhada inicialmente ao Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (Imip) e logo depois para a maternidade onde fez o aborto. A legislação brasileira permite o aborto em casos de estupro até a 20ª semana de gestação.Fazem o acompanhamento do caso o Ministério Público, a Secretaria Estadual da Mulher e a ONG Curumim. Fonte da notícia: www.ibest.com.br em 04/03/09.

TRANSMISSÃO DA DIFUSORA DIRETO DE SAO MIGUEL

O apresentador e deputado estadual Humberto Aidar estará no dia 31 de maio transmitindo direto da praça Sebastião Gonçalves da Silva, das 08:00 às 12:00 hs o Programa Difusora Contra a Fome. A idéia principal é arrecadar alimentos para doar ao Centro de Convivência dos Idosos da cidade, e nesta proposta quem entregar à equipe do programa 01 kg de alimento vai receber um CD de orações.

CURSO TÉCNICO DE SAÚDE EM MIGUEL

Está sendo realizado em São Miguel do Passa Quatro um curso técnico de Agente Comunitário de Saúde. O curso será ministrado no prazo de um ano, distribuído em 03 módulos com uma parte teórica e outra prática. A enfermeira e professora do curso Luzia Pires disse que o curso foi proposto pelo Ministério da Saúde e está sendo coordenado pelo Centro de Educação profissional de Saúde de Goiás. A turma é composta por 12 cursistas de São Miguel do Passa Quatro e 08 de Cristianópolis. As aulas são ministradas em uma sala do Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado que tem o prazer de ser parceiro na realização do projeto.

PROFESSOR NOTA ZERO

Dos 214 mil professores que se submeteram à prova da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, 3.000 tiraram zero: não acertaram uma única sobre a matéria que dão ou deveriam dar em sala de aula. Apenas 111, o que é estatisticamente irrelevante, tiraram nota dez. Os números finais ainda não foram tabulados, mas recebo a informação que pelo menos metade dos professores ficaria abaixo de cinco. Essa prova tocou no coração do problema do ensino no Brasil, o resto é detalhe.Como esperar que um aluno de um professor que tira nota ruim ou mediana possa ter bom desempenho? Impossível. Se fosse para levar a sério a educação, provas desse tipo deveriam ser periódicas em toda a rede (assim como os alunos também são submetidos a provas). Quem não passasse deveria ser afastado para receber um curso de capacitação para tentar se habilitar a voltar para a escola. A obrigação do poder público é divulgar as listas com as notas para que os pais saibam na mão de quem estão seus filhos. Mas a culpa, vamos reconhecer, não é só do professor. O maior culpado é o poder público que oferece baixos salários e das universidades que não conseguem preparar os docentes. Para completar, os sindicatos preferem proteger a mediocridade e se recusam a apoiar medidas que valorizem o mérito. O grande desafio brasileiro é atrair os talentos para as escolas públicas sem isso, seremos sempre uma democracia capenga. Pelo número de professores reprovados na prova, vemos como essa meta está distante. Gilberto Dimenstein, 52, é membro do Conselho Editoril da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha Online*às segundas-feiras.




A CRÍTICA E A RESPOSTA

Senhora Secretária,
A Senhora não fica com vergonha da Globo, da Record, do Portal G1, da UOL os sites mais acessado do Brasil, do Google, do SBT, da mídia Brasileira mostrar para o mundo onde está a educação em Goiás... *"no lixo". * Eu se fosse a Senhora teria vergonha, tome uma postura, chame o Governo para uma conversa seria, tente pelo menos fazer a sua parte, *GOIÁS PRECISA VALORIZAR OS PROFESSORES*, *GOIÁS PRECISA MELHORAR A ESTRUTURA DAS ESCOLAS ESTADUAIS.* Chega de promessas comece a tomar medidas efetivas, ou deixe que outra pessoa mais capacitada, tome essas medidas. PEÇA PARA SAIR. Marina Alcantara. --- Mensagem original --- Assunto: RE: [Fwd: Fw: Fale com a secretária] Data: Fri, 30 Jan 2009 01:02:07-0300 De: Marina Alcantara marina_quervc@hotmail.com Para: milcaseverino@gmail.com Resposta da Secretária:
Prezada Marina,
Aprendi na vida que culpa e responsabilidade são palavras com significados muito diferentes. Sou responsável, sim, pela condução da Educação em Goiás, mas não sou culpada pelas mazelas que existem. A dívida do Brasil com a educação é secular. O atraso da educação brasileira é de, no mínimo, 50 anos, comparando com outros países. Os cegos não enxergam o nosso trabalho, mas estamos lutando com competência, seriedade e perseverança para a superação dos desafios reais. Os desafios não são poucos, tais como: 1- pessoas sem a devida qualificação para o magistério, 2- alunos que frequentam aulas vários anos seguidos e saem da escola analfabetos ( esta é a nossa maior vergonha!), 3- salários baixos, o que deixa a profissão de professor pouco atrativa para os jovens, 4- rede sucateada, alunos que quebram as carteiras, riscam paredes, agridem professores, faltam as aulas, 5- professor/a que coloca estudante atrás de pilastra para a TV filmar como é difícil estudar em Goiás ( fiquei imaginando até que ponto vai a irresponsabilidade das pessoas... isso não é falta de dinheiro, é falta de caráter!) 6- não conseguimos reformar muitas escolas porque não estão documentadas ( dinheiro público se aplica em terreno/prédio com documentação regularizada). Estamos trabalhando junto às prefeituras e aos cartórios para a regularização da dominialidade das escolas estaduais do estado. Encontramos, em 2006, a Secretaria de Educação de Goiás, com mais de 75% do seu patrimônio, em situação de irregularidade, prédio sem escritura em nome do Estado. Temos escola com 70 anos de existência e que não tem escritura! 7 - Algumas Unidades Escolares não podem receber o dinheiro direto na escola porque alguns gestores/conselho escolar desviaram recursos públicos (de merenda, dinheiro para a manutenção da escola...) 8 - e muitos outros desafios... Mas, não foi para falar das mazelas que estou à frente da Secretaria da Educação. O nosso trabalho está pautado no zelo pelo patrimônio público, na luta pela superação das dificuldades, no respeito por todas as pessoas que dirigiram a Secretaria da Educação e fizeram o seu máximo, à sua época, diante das adversidades históricas. Assim como temos professores/gestores incompetentes, irresponsáveis, TEMOS, graças a Deus, professores/gestores sérios, competentes, abnegados, lutadores, éticos, dedicados, e que fazem a diferença. A Secretaria de Educação conta com pessoas sérias em seu quadro de trabalhadores. Com estas pessoas sérias e competentes superaremos os desafios, inclusive o do baixo Ideb. Para seu conhecimento, só no ano de 2008 reformamos 255 unidades escolares, construímos 4 novas escolas grandes, lindas e adequadas para o ensino, isso nenhuma TV mostra. Imagina se a TV brasileira iria passar 5 vezes em seus telejornais que Goiás construiu escolas, reformou escolas, está trabalhando para melhorar a aprendizagem, qualificando professores...Isso NUNCA vi na TV, em seus telejornais! Por que???? Em 2008 - 5.683 gratificações por titularidade foram concedidas a professores, 3.124 gratificações por incentivo funcional, 5.197 progressões horizontais, 9.719 progressões verticais - ações que refletem em aumento salarial, isso também ninguém fala! A folha de pagamento da Seduc nunca tem o mesmo valor, todo mês temos um crescimento vegetativo. Existe, sim, uma valorização por conta da
carreira, pelo respeito que o governos de Goiás tem à carreira. Estamos trabalhando com muito empenho, dedicação, competência e seriedade. Goiás é exemplo,em muitas ações educacionais, para o Brasil. Na educação inclusiva, por exemplo, Goiás comemora em 2009, 10 anos de implantação do programa mais ousado do país, na área da educação inclusão. Isso a TV ainda não mostrou! " Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares." Josué 1:9. Assim, fundamentada nessa promessa, levo minha vida à frente da Secretaria da Educação de Goiás.
Cordialmente,
Profa. Dra. Milca Severino Pereira - Secretária de Estado da Educação.



terça-feira, 3 de março de 2009

EXAME BIOMETRICO NO CEALP

Uma equipe médica da saúde municipal de São Miguel do Passa Quatro estará realizando a partir do dia 05/03/09 os exames biométirocos dos alunos do colégio estadual Adonias Lemes do Prado. A finalidade principal do exame é para liberar os alunos para a realização de exercícios físicos e a prática de esporte das aulas de educação física. Logo após a conclusão dos exames será realizado pela escola o campeonato estudantil de futsal aos finais de semana no Ginásio de Esportes.

PT DE SÃO MIGUEL

O Partido dos Trablhadores de São Miguel do Passa Quatro está organizando toda documentação necessária para atualizar junto ao Diretório Nacional a lista de filiados do município. A Direção Nacional aprovou em junho de 2008 um recadastramento dos filiados cujos nomes constam nos Cartórios Eleitorais e não constam no cadastro oficial do partido. O prazo final para atualização da lista é 13 de março. Após essa data, todo petista que não tiver regularizado sua situação terá sua filiação cancelada e seu nome excluído da lista. E todos os petitas que constarem da lista atualizada poderão votar e ser votado no PED 2009.

REUNIÃO COM O PROMOTOR DE JUSTIÇA

O Dr. Maurício Alexandre Gebrim, Promotor de Justiça vai reunir nesta quinta-feira às 10:00hs com os vereadores na sede da câmara municipal para colher resposta definitiva da presidencia da casa sobre a realização do concurso público para Advogado e Contador. O mesmo assunto será tratado também com prefeito municipal.

domingo, 1 de março de 2009

CRISTI LARGA NA FRENTE DO SÃO MIGUEL

Pela primeira rodada do campeonato de futebol de campo de São Miguel do Passa Quatro a equipe Cristianópolis A goleou o Atletico pelo placar de 13 a 0 e assumiu a liderença da competição . Ainda no sábado o Cristianópolis B venceu o Primavera por 2 a 0 e no domingo o Arsenal venceu o Social por 4 a 2 e para fechar a rodada o Real mandou 3 a 0 no ASPAQ.