domingo, 31 de maio de 2009

C.C.I. RECEBE DOAÇÕES DO DIFUSORA CONTRA A FOME

O Centro de Convivência dos Idosos de São Miguel do Passa Quatro recebeu doação de alimentos que foram arrecadados hoje através do Programa Difusosa Contra a Fome que também foi especialmente apresentado das 08 às 12 horas direto da cidade, de frente à Paróquia São Miguel Arcanjo. Quem fez a doação de alimentos ganhou um CD de orações e músicas religiosas. O apresentador e deputado estadual Humberto Aidar fez questão de elogiar o trabalho social que é feito pela Irmã Célia no Centro de Convivência dos Idosos.

PREFEITO ENTREGA MAQUINÁRIO REFORMADO COM FESTA

O maquinário da prefeitura de São Miguel do Passa Quatro foi reformado na parte mecânica e pintura. Hoje, o prefeito Márcio Cecílio acompanhado da prefeita Gilda Naves de Silvânia, Sílvio Maracujá de Vianópolis, o prefeito e presidente da AGM Abelardo Vaz de Inhumas, vereador e presidente da UVG Elieser de Bela Vista de Goiás e políticos locais fizeram uma passeata na cidade para apresentar o maquinário reformado. No coreto da praça, os políticos discursaram para o povo presente. O tom dos discursos gerava nos eleitores o clima de que a próxima eleição está aí e as campanhas em busca do voto também. O prefeito Silvio do Maracujá criticou o governo federal na frente do vice-prefeito da cidade Genivaldo que é do PT.

sábado, 30 de maio de 2009

ELEITO NOVO GRUPO GESTOR DO CEALP

A Chapa única encabeçada por Sheila Senito para diretora, Oneide Godói para vice-diretora e Valdivino Carvalho para secretário geral do Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado foi eleita ontem com 66,4% dos votos da comunidade escolar. Votaram funcionários, alunos e pais ou responsáveis. O novo grupo gestor tomará posse em agosto e terá o mandato de dois anos.

CRUZEIRO ESTÁ DE NOVO COMPLETO

Foi colocado novo braço no Cruzeiro da Praça Sebastião Gonçalves da Silva, fincado de frente à Paróquia São Miguel Arcanjo em1939 como símbolo do nascimento da cidade. A parte do cruzeiro tinha desaparecido e só foi reconstituido depois de cobranças da Vereadora Marlene Aleluia - PT. Além da colocação do novo braço, o cruzeiro foi todo pintado de branco.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

GOIANIA E A COPA DO MUNDO DE 2014

Faltam apenas três dias para a Fifa anunciar oficialmente as cidades do Brasil que irão sediar a Copa do Mundo de 2014. O anúncio está sendo aguardado com expectativa por todos os brasileiros. Afinal, sediar copa do mundo não é um evento qualquer, além de ser o maior evento esportivo do planeta envolve muito dinheiro. As cidades escolhidas e regiões circunvizinhas vão beneficiar diretamente do evento com maior geração de empregos, expansão da rede hoteleira e melhoria da infraestrutura de transporte e saúde. Também é muito importante o fator divulgação. Cidades e regiões do país serão consolidadas como destino turístico internacional. Os benefícios diretos e indiretos são incalculáveis. As cidades escolhidas se tornarão, automaticamente, alvos prioritários de investimentos públicos e privados pelos próximos cinco anos. Goiânia é candidata e tem boas chances de estar na lista da Fifa, os goianos estão na torcida.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

MAIS 50 LIVROS LITERÁRIOS NA BIBLIOTECA

A Biblioteca Dom Fernando Gomes dos Santos do Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado recebeu nesta quarta-feira, 27, 50 livros literários do Ministério da Educação. Os livros destinados pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola serão incorporados ao acervo já existente que somam mais de 3000 livros literários catalogados. Dos 50 livros o primeiro tem como título O Menino Que Vendia Palavras. Como é bom ver ulunos lendo na biblioteca.

DESCASO NA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

Inaugurada neste ano pela gestão Gilberto Kassab (DEM), Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Santa Maria, Cidade Dutra - SP, está prestes a encerrar o primeiro semestre letivo com falta de professores. Alguns alunos de 5ª, 6ª e 7ª séries não têm tido aulas de matemática, história, português, geografia, informática e leitura. "Só tive aulas de matemática na primeira semana de aula, conta o estudante João Gabriel Silva Latuner Antunes, 12 anos, da 7ª série”. Outro estudante, de 11 anos, vive situação semelhante na 5ª série. Ele afirma que, em 2009, só teve algumas aulas de história e português, disciplinas que no momento estão sem professor. "Neste ano, ainda não tive nenhuma aula de matemática. Meu caderno está todo em branco e nunca usei o livro, que deixo em casa", afirma. O índice de alunos com nível satisfatório nesta disciplina caiu entre 2007 e 2008. Entre os alunos de 6ª série, o percentual de aprovação caiu de 47,2% para 41,2%. Já entre os alunos de 8ª série, a queda foi maior: de 60,3%, em 2007, para 47%, no ano seguinte. A avaliação é aplicada anualmente na rede municipal de ensino e avalia os alunos em português e em matemática. Fonte da notícia: São Paulo Agora, 27/05/2009. www.agora.uol.com.br.

terça-feira, 26 de maio de 2009

RÁDIO DIFUSORA DIRETO DA NOSSA PRAÇA

O apresentador da Rádio Difusora de Goiânia e Deputado Estadual Humberto Aidar estará no próximo domingo, 31 de maio, transmitindo direto da Praça Sebastião Gonçalves da Silva, das 08:00 às 12:00 hs o Programa Difusora Contra a Fome. Esta é a segunda vez da veiculação do programa direto da praça principal de São Miguel do Passa Quatro. A idéia principal é arrecadar alimentos e doar ao Centro de Convivência dos Idosos da cidade. Aidar convida os passaquatrenses para comparecer e prestigiar o programa com a doação de alimentos. Quem contribuir com a campanha irá ganhar um CD de orações do programa difusora contra a fome.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

VERGONHA NA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

Um livro contendo material sexual e palavras de baixo calão comprado e distribuído pelo Governo do Estado de São Paulo para alunos da 3º série do Ensino Fundamental, levou a Procuradoria da Infância e da Juventude da capital a cobrar esclarecimentos da Secretaria Estadual da Educação. Para a Associação dos Cartunistas do Brasil, “fica evidente que houve um descuido de quem escolheu esse título para distribuição para o ensino básico”. “É uma história em quadrinhos justamente para não ir para escola”, avaliou o autor de uma das histórias mais comentadas, o quadrinhista da Folha Caco Galhardo. Segundo ele, seu quadrinho “é uma tiração de sarro de uma mesa-redonda que é uma baixaria sem fim. Uma coisa que só tem palavrão. Nunca uma história dessas deveria ir para a escola”. Oferecer um livro desse é dar a chancela de que isso é certo", critica Vitor Paro, professor titular da Faculdade de Educação da USP. Para ele, a criança de nove anos não tem personalidade formada para essas informações. "É pornografia." Já a coordenadora do curso de psicopedagogia da PUC, Neide Noffs, aponta o apelo sexual vulgar e expressões contra a cidadania e valores que a escola deveria reforçar como principais problemas. "Não acredito que um educador tenha aprovado a compra desse material. Hyrla Tucci, professora de história da educação da PUC, afirmou estar chocada. "Se eu estou assustada, imagine os pais quando virem o que era para ser lido por seus filhos. O gerente de marketing da editora Via Lettera (responsável pelo livro), Roberto Gobatto, afirmou que apenas atendeu ao pedido de compra do governo (no valor de cerca de R$ 35 mil). Como não sai na grande mídia, vai abaixo os poucos sites que falaram sobre o fato.
http://www.cut.org.br/content/view/14537/170/
http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u567961.shtml
Esta é a segunda vez neste ano que material tem que ser recolhido pela Secretaria de Educação de São Paulo. No mês passado, foi descoberta a distribuição à alunos da 6ª série do Ensino Fundamental 500 mil livros de geografia que trazia erros gravíssimos no mapa da América Latina.

MAIS FPM NA CONTA DA PREFEITURA

As Prefeituras de todo o Brasil começou a receber nesta segunda-feira, 25, os recursos referentes à compensação pela queda do Fundo de Participação dos Municípios. A notícia foi anunciada na manhã da quinta-feira, 21, pelo deputado federal Rubens Otoni (PT). A Secretaria do Tesouro Nacional informa que o valor estimado a ser creditado na conta da Prefeitura de São Miguel do Passa Quatro é R$ 67.045,77. Este é o repasse da primeira parcela e refere-se aos meses de janeiro e março deste ano. Rubens Otoni, que tem acompanhado a questão junto ao Governo Federal disse que os valores correspondentes aos meses de abril e maio serão pagos até o dia 15 de junho. Depois disso, os repasses vão acontecer mês a mês, até o quinto dia útil de cada mês. O compromisso é de repassar ao longo do ano, para os municípios, no mínimo o que foi transferido pelo FPM em 2008.

domingo, 24 de maio de 2009

CRUZEIRO DA PRAÇA DEVE TER O BRAÇO DE VOLTA

Após aprovação de requerimento de autoria da vereadora Marlene e garantia do vice-prefeito Genivaldo e do secretário de infa-estrutura urbana Zezé, que são bisnetos do Felipe da Costa, finalmente o braço do cruzeiro da praça principal da cidade deve ser recolocado. Como já noticiado neste blog, o braço do cruzeiro desapareu. A Cruz foi fincada como marco do nascimento da cidade em 1939. Felipe da Costa é o principal pioneiro do nascimento da cidade que já foi chamada de Patrimônio, Passa Quatro e hoje institucionalmente é denominada de São Miguel do Passa Quatro.

sábado, 23 de maio de 2009

TNT É CAMPEÃO DO FUTSAL DO CEALP

Pelo Campeonato de Futsal do Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado, a equipe TNT sagrou-se campeã ao vencer os Catimbadas pelo placar de 9 a 5. O jogo final foi realizado ontem após o recreio da escola. Os campeões do TNT: Pedro Henrique, Leonaldo, Wanderlan, Rick e Alex Dione. Atletas vice-campeões: Hugo, Robson Barbosa, Walderrama, Thiago Vieira e Esquerdinha. A arbitragem foi comandada pelos estudantes: Fabiano e Onair Filho. Um grande número de estudantes torcedores prestigiaram a final do Futsal do CEALP.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

CEALP PARCEIRO DO EMPREGO DE ESTAGIÁRIO

Com a iniciativa da gestão escolar do Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado de cadastrar a escola no Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de Goiás, o site do estágio. E após parceria com a Agencia Goiania de Esporte e Lazer, Prefeitura Municipal e IEL, 03 estudantes do CEALP foram contratados em caráter de estágio para prestar serviços no Programa Segundo Tempo na cidade de São Miguel do Passa Quatro. Estudantes que foram contratados: Carlos Henrique Carolino Santos, Alex Dione Carolino de Carvalho e Leonaldo Ribeiro Lemes de Souza. Como diretor e no que toca da parte da unidade escolar, assinei hoje o Termo de Compromisso de Estágio.

FESTA JUNINA NO CEALP

A Festa Junina do Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado será realizada no dia 04/06/09. Os ensaios e preparativos já promovem entusiasmo e alegria na escola. Terá fogueira, barracas, comidas típicas e apresentações de quadrilhas. Esta é uma festa tradicional da escola e mais uma vez deverá ser alegre e marcante para o memorial da unidade escolar.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

O FILHO VIVO DO CRIADOR DE SÃO MIGUEL

Eu tive a honra de fotografar, entrevistar e filmar o Geraldino da Costa (foto). O único filho vivo do pioneiro Felipe da Costa, o idealizador, incentivador, doador de 2 alqueires de terra e lider principal do nascimento da cidade São Miguel do Passa Quatro. Geraldino disse "meu pai era um homem que tinha facilidade de liderar os moradores da região em prol de benfeitorias comuns. Gostava de servir o povo, andava a cavalo e só na correria. Era muito bom construtor de carro de boi, era muito trabalhador e bem sucedido economicamente para a época, era grande produtor de alimentos e criador de gado". Do jeito que o povo gostava dele, se fosse vivo, hoje ele seria o prefeito da cidade, completa Geraldino da Costa.

MONOPÓLIO DA MONSANTO NO LOMBO DO PRODUTOR

Após tornar os agricultores cativos dos seus insumos, a multinacional estadunidense Monsanto decidiu aumentar em 40% o preço da nova semente de soja Roundup Ready. Detentora de 90% das propriedades das sementes OGM (Organismos Geneticamente Modificados), a multinacional é acusada de manipular dados científicos em seu proveito, propor suborno a entidades sanitárias reguladoras e de comprar o aval de cientistas e o silêncio da mídia mercantil. É como dizem, "estão colhendo o que plantaram"... foram escolher a monsanto agora aguenta. Afinal, somos ou não somos "capitalistas"? Então, que paguem o preço e não reclamem. Aliás, reclamem sim... joguem a culpa no governo e depois façam novos protestos para que o Governo parcelem as dívidas e deixem a Monsanto em paz... tadinha...Em quanto isso, no Brasil que dá certo... "No V Congresso Brasileiro de Soja e do Mercosoja 2009, que está sendo realizado em Goiânia será lançada importante ferramenta no manejo da ferrugem asiática da soja, a cultivar de soja BRSGO 7560. A nova cultivar foi desenvolvida pela Embrapa, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás. Fonte Internet.

terça-feira, 19 de maio de 2009

CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através de sua Comissão Eleitoral, tornou público a relação dos candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar de São Miguel do Passa Quatro:
01 – Alessandra Aparecida da Silva Sousa
02 – Ana Paula Meireles
03 – Ângela Maria de Oliveira Rodrigues
04 – Antonio Assis da Cruz
05 – Claudia Aparecida Severo Martins
06 – Ediana Mirelli Carlos da Rosa
07 – Elizabeth Maria Pereira
08 – Enésia Maria da Costa de Carvalho
09 – Felicia Alves Gomes
10 – Flaviane Silva Zumba
11 – Ireny Rodrigues da Cruz Batista
12 – Iva Maria Alves Fernandes
13 – Jéferson Carvalho Mateus
14 – Lindamar de Fátima Silva
15 – Luciana Kelly Silva
16 – Madalena Belarmina Cassimiro Sousa
17 – Maraisa de Paula Vieira
18 – Márcia Antonia do Prado
19 – Maralúcia Alves dos Santos Silva
20 – Maria de Fátima Pereira Dias
21 – Maria José Pires de Carvalho
22 – Neide Aparecida de Carvalho
23 – Nilda Maria Faustino Pereira
24 – Nilva Luiz Vieira de Carvalho
25 – Odete de Souza Borges de Carvalho
26 – Renato Assis Aleluia
27 – Rosineide Maria de Jesus Carvalho
28 – Vânia Maria de Carvalho Lemos
Os candidatos foram convocados para o encontro com o CMDCA, Comissão Eleitoral e Ministério Público, que será realizado no dia 21/05/2009, às 08h00, na Câmara Municipal para que sejam prestados esclarecimentos sobre o processo eleitoral.

CELG BUSCA NO BNDS DINHEIRO PARA QUITAR DÍVIDAS

O deputado federal Rubens Otoni (PT), o secretário de Estado da Fazenda, Jorcelino Braga e o presidente da CELG, Carlos Silva, se reuniram na manhã da segunda-feira, 18, no Rio de Janeiro, com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e uma equipe de executivos do Banco. Durante a reunião, que ocorreu na sede da instituição financeira, foi praticamente confirmado empréstimo ao Governo de Goiás para quitação de dívidas da Celg. Rubens Otoni diz que, há uma confirmação por parte da presidência do BNDES de que pelo menos uma parte do empréstimo solicitado – R$ 1,3 milhão – será liberada para o Governo.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

LULA SANCIONA LEI QUE GARANTE 1 BI PARA PREFEITURAS

O presidente Lula sancionou na última quinta-feira, 14, a lei que garante crédito extraordinário de R$ 1 bilhão para compensar as perdas das prefeituras com a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), resultado da arrecadação menor do Governo Federal com o Imposto de Renda e das desonerações do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Com a lei, o governo garante aos municípios o mesmo repasse do FPM do ano passado, ressaltou o deputado federal Rubens Otoni (PT), que trabalhou intensamente em Brasília para agilizar a aprovação da medida.

REUNIÃO DO PT EM BULHÕES

A Vereadora Marlene Aleluia - PT, São Miguel do Passa Quatro participou da reunião do PT de Leopoldo de Bulhoes na sexta-feira. Estavam presentes na reunião o Deputado Federal Rubens Otoni, o Deputado Estadual Humberto Aidar, Vereadores Miltão e João Lindomar de Silvânia, Geraldo Cabral de Bulhoões e outras lideranças políticas das cidades. Huberto Aidar falou sobre seu trabalho na Assembléia e ressaltou a gestão do presidente Lula. Rubens Otoni, pré-candidato ao governo de Goiás teceu estratégias que o PT deve adotar para chegar ao governo de Goiás e eleger o sucessor do presidente Lula.

ARSENAL É CAMPEÃO

A Equipe do Arsenal sagrou-se campeã ontem ao derrotar o Cristianópolis pelo placar de 6 a 0. Um grande número de torcedores compareceram para assistir a decisão. O campeonato foi promovido e comandado pela Secretaria Municipal de Esportes de São Miguel do Passa Quatro. Também foi atração no jogo a arbitragem de Marcelo Hugo, um dos melhores árbitros do Estado de Goiás. Marcelo Hugo apitava a fazia graça para a torcida. No final da partida aconteceu um fato lamentável, o atleta Carlinhos do Cristianópolis agrediu com um soco o árbitro.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

ENEM OBRIGATÓRIO NA ESCOLA PÚBLICA

O Ministro da Educação, Fernando Haddad, acatou nesta quinta-feira 14, proposta que torna o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obrigatório na rede pública em 2010. O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) anunciou que quer universalizar a prova. A ideia é que o Enem passe a certificar a etapa. Ou seja, para obter o diploma do ensino médio, o aluno precisará participar da prova e alcançar uma nota mínima, que será determinada por cada secretaria de estado. Fernando Haddad pediu um estudo de logística para garantir que os estudantes tenham acesso aos locais de prova em todo território nacional. Disse também que a nova prova será mais focada na compreensão de problemas do que na memorização de datas ou fórmulas. A intenão é de que o ENEM seja aplicado pelo menos duas vezes ao ano. O ENEM poderá ser adotado como critério de seleção para ingresso na Univesidade.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

RADIO SÃO MIGUEL FM NO GABINETE CIVIL

O Ministério das Comunicações autorizou por meio de Portaria publicada no Diário Ofícial da União o processo para execussão do serviço de Radiodifusão Comunitária na cidade de São Miguel do Passa Quatro-GO. O processo elaborado pela Associação dos Moradores de São Miguel do Passa Quatro - AMOSMIG e juntado com documentação de apoio de outras associações da cidade já está no Gabinete Civil da Presidencia da República. O presidente da AMOSMIG Luciano Rodrigues que está acompanhando a tramitação disse que o processo em breve será enviado ao Senado Federal, última etapa para sua aprovação definitiva. Caso o Senado não aprove o processo dentro de 90 dias a rádio poderá ser montada em caráter experimental.

LEI AUREA COMPLETA HOJE 121 ANOS

A Lei Aurea completa hoje 121 anos. Para vencer legalmente a escravidão no Brasil, o primeiro passo foi dado em 1850, com a extinção do tráfico negreiro. Em setembro de 1871 foi declarada a Lei do Ventre-Livre, que tornava livres os filhos de escravos que nascessem a partir de sua promulgação. Em 1885, foi aprovada a lei Saraiva-Cotegipe ou dos Sexagenários que beneficiava os negros de mais de 65 anos. E em 13 de maio de 1888 a Princesa Isabel aboliu de vez a escravidão no Brasil através da Lei Áurea. Apesar da liberdade instituída por Lei, o legado histórico da escravidão ainda persiste com resquícios de maus tratos, exploração e trabalho forçado. As relações de trabalho no Brasil ainda deixam muito a desejar, não só com os negros, mas com as diferenças econômicas e sociais existentes, que são gritantes e que ferem a alma do povo brasileiro. Nos últimos anos temos presenciado muitas ações de inclusão do povo brasileiro, mas a tarefa continua grande.

terça-feira, 12 de maio de 2009

C.C.I. GANHA APARELHOS DE FISIOTERAPIA

O Centro de Convivência dos Idosos de São Miguel do Passa Quatro, administrado pela Associação Emaús é um exemplo de organização e de prestação de serviços a quem necessita. Para melhorar ainda mais a qualidade no atendimento aos idosos, a presidenta da associação Irmã Célia adquiriu o aparelhamento completo de fisioterapia. Os aparelhos foram instalados no prédio do CCI que também já tem uma fisioterapeuta contratada para atender os idosos do Centro de Convivência.

VEREADORA COBRA FIM DE TAXA NOS JOGOS DO GINÁSIO DE ESPORTE

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Passa Quatro aprovou na sessão ordinária realizada ontem, 11/05/09, requerimento de autoria da Vereadora Marlene Aleluia - PT que alerta o Prefeito Márcio Cecílio para não cobrar taxa de crianças, jovens e adultos que praticam esporte no Ginásio Esportivo da Cidade. Alerta a vereadora que o ginásio é uma obra pública e da esfera estadual. Também não tem nenhuma Lei Municipal que autoriza a prefeitura cobrar taxas para a prátca de lazer e entretenimento no referido prédio público. Para piorar a situação, a cobrança é feita no valor R$ 1,00 por cada atleta, sendo que a prefeitura não entrega o comprovante do pagamento a nenhum participante dos jogos no ginásio.

domingo, 10 de maio de 2009

FELIZ DIA DAS MÃES

O amor, a beleza, a compreensão, a intuição e todas as coisas demonstrativas de grande fé residem nos corações da mamãe. Deus Pai, sabedor e condutor de todas as coisas que promovem a plenitude da vida escolheu a mamãe como pessoa especial. A mamãe é intuitivamente capaz de tudo no amor.
Mãe,
Que ao dar a benção da vida,
entregou a sua...
Que ao lutar por seus filhos,
esqueceu-se de si mesma...
Que ao desejar o sucesso deles, abandonou seus anseios...
Que ao vibrar com suas vitórias, esqueceu seu próprio mérito...
Que ao receber injustiças,
respondeu com seu amor...
E que, ao relembrar o passado,
só tem um pedido:
DEUS, PROTEJA MEUS
FILHOS, POR TODA
A VIDA!
Parabéns Mamãe!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

LIVROS LITERÁRIOS NA BIBLIOTECA DO CEALP

A Biblioteca Dom Fernando Gomes dos Santos do Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado recebeu 94 livros literários do Ministério da Educação. Os livros destinados pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola vão juntar ao acervo já existente que somam mais de 3000 livros literários catalogados. Os livros já foram carimbados e colocados à disposição dos alunos na Biblioteca da Escola.

terça-feira, 5 de maio de 2009

CIDADE TOMADA PELA ESCURIDÃO

A falta de iluminação pública da cidade de São Miguel do Passa Quatro tem sido motivos de alertas e cobranças de vereadores e nesse sentido já foi aprovado um requerimento de autoria da vereadora Marlene Aleluia - PT. Ontem a noite, fiz questão de dar uma volta na cidade e constatei que realmente a cidade está umito escura, em frente à câmara de vereadores por exemplo tem quatro postes com quatro lâmpadas queimadas. No entanto, a escuridão da cidade não é somente por falta de trocar lâmpadas, a estrutura da iluminação pública é deficitária.

PROJETOS APROVADOS

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Passa Quatro aprovou na sessão ordinária realizada ontem Projeto de Lei que autoriza o prefeito contribuir com a F.M.M - Frente de Mobilização Municipalista, a contribuição sairá dos cofres da prefeitura e o valor será denifido em assembléia geral realizada pelos integrantes da F.M.M. Os vereadores aprovaram também Projeto de Lei que autoriza o prefeito a locar imóvel na cidade de Goiânia para servir como "CASA DE APOIO" para abrigar, encaminhar e apoiar pessoas do município que necessitarem de tratamento de saúde na capital.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

UMA MULHER HEROÍNA

Para homenagear os trabalhadores(as) de São Miguel do Passa Quatro no Dia Internacional do Trabalho, O Tribuna de São Miguel elege como representante de todos os trabalhadores(as) a líder religiosa Irmã Célia, mulher trabalhadora e heroína na defesa dos direitos e na inclusão social do ser humano, principalmente dos idosos passaquatrenses. Irmã Célia criou o Centro de Convivência dos Idosos e desenvolve nele a obra social mais importante da cidade. Parabéns trabalhadores e trabalhadoras. Foto: Irmã Célia dançando com moradores do CCI para promover momentos de entretenimento e socialização.

DIA INTERNACIONAL DO TRABALHO

A História do Dia do Trabalho remonta do ano 1886 na industrializada cidade de Chicago(Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores. Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas. Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano. Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes. Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil: Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer) e em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

CUT Goiás organiza programação cultural para celebrar o Dia do Trabalho
O Dia Internacional do Trabalhador este ano será comemorado em Goiás, sob a coordenação da Central Única dos Trabalhadores e da Central de Movimentos Sociais. A data será celebrada em duas cidades. Dia 1º em Goiânia e dia 2 em Anápolis. As principais bandeiras de luta este ano são a defesa do emprego e renda, o fim das dispensas imotivadas, o corte nas altas taxas de juros, a redução da jornada de trabalho sem a redução de salários, a Reforma agrária e o fortalecimento da agricultura familiar, mais investimentos nas áreas sociais e a valorização dos serviços e dos servidores públicos. O Presidente da CUT-GO, José Antônio de Oliveira, informa que este ano “as ações serão ainda mais abrangentes, visando aproximar os trabalhadores e suas famílias à reflexão da atual conjuntura e a atividades culturais”. Programação completa: Goiânia - 1º de maio (Sexta-feira): 15h - Praça Cívica - Concentração e Caminhada até Praça do Trabalhador, 17h - Praça do Trabalhador - Ato Show com: Juraildes da Cruz, Pedra 70, Manasses e Almir Sater. Anápolis - 2 de maio (Sábado): 17h - Vila Jaiara - estacionamento do SESI: Celso Galvão, Carlinhos Trivelli e banda Ismar Ferraz - participação de Ricardo Teles, Manasses e Almir Sater. Texto/Notícia extraído da internet.