sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dinheiro no bolso de todos

Está no blog do Josias de Souza
Santo Antonio do Pinhal - (SP) será o primeiro município brasileiro a instituir a Renda Básica de Cidadania. O projeto idealizado pelo petista Senador Eduardo Suplicy e encampado pelo prefeito petista José Augsto Guarnieri Pereira foi aprovado ontem, 29, pela câmara de vereadores da cidade. O projeto prevê e autoriza a prefeitura pagar uma quantia em reais a todos os habitantes do município. A idéia será implementada por etapas e o valor da renda será definido por um conselho municipal.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Uma festa muito boa

Foi realizada ontem, quarta-feira, 28, das 19:00 às 02:00 horas, na residência da vereadora Marlene Aleluia uma festa para os servidores da saúde municipal de São Miguel do Passa Quatro. Participaram da festa além dos funcionários os seus familiares, totalizando cerca de cem participantes. Foi servido na festa arroz com feijão tropeiro, vinagrete, mandioca, carne assada, queijo assado, refrigerante e cerveja. O som foi comandado pelo servidor Pedrinho e os festejantes caíram na dança. A festa foi patrocinada na maior parte dos custos pelo Dr. Júnior e Dr. Humberto, mas contou também com ajuda de todos os servidores. A festa foi muito boa.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

História de São Miguel do Passa Quatro XI

O primeiro campeonato municipal de futebol de campo de São Miguel do Passa Quatro foi realizado no ano de 1989. Foi oficializado com a realização de um torneio início, no dia 30 de abril, com participação dos dez clubes: Cruzeiro, São Miguel, Chapada, Estrela Dalva, Juventude, Ipiranga, Passa Quatro, Buriti, Prefeitura e Aborrecido. No dia 05 de novembro o Cruzeiro, jogando com Nelson Catita, Wilmar Ferreira, (Hélio Madola), Jonas, Felisberto, Jeocival, Manoel Tobias, (Klender), Romero (Jean), Almerindo, Jander, Joaquim Tolete e Waber, sagrou-se primeiro campeão ao vencer pelo placar de 1x0 o São Miguel que jogou com Zé tatu, Alberto, Jackson, José Fernandes, Toim do Zé Orlando, (Nilcinho), Rubens Marra, Zé Mendes, Leomar, Chico Santa Bárbara, Agnaldo e Altair. O campeonato foi organizado pela comissão constituída por: Manoel Tobias, Jaeme Marçal, João Batista, César Oliveira, Domingos Paixão, Nelcely e Dinair. Em todos os jogos, aos domingos o prefeito Élson Gonçalves, estava lá, de pé, no calçadão do campo assistindo os jogos. O campeonato virou tradição e nunca mais deixou de ser realizado. Fonte: São Miguel do Passa Quatro - O Nascimento de Uma Cidade. Livro escrito por Elson Gonçalves.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Justiça suspende convenção do PMDB

A convenção do diretório do PMDB de São Miguel do Passa Quatro prevista para ontem, 25, não foi realizada. Um cartaz fixado na entrada do local de votação dava explicações aos filiados de que a convenção estava cancelada. O presidente do partido, Valdivino Carvalho, disse que protocolou no sábado, na Justiça Eleitoral de Vianópolis uma ação de medida cautelar obejetivando a suspensão da convenção. Ainda no sábado o oficial de justiça da comarca veio a cidade para notificar a decisão de suspensão da convenção por meio de uma liminar.

sábado, 24 de outubro de 2009

Agehab prorroga cadastro do Moradia Digna

A Presidente da AGEHAB - Agência Goiana de Habitação, Silmara Vieira, anunciou ontem a prorrogação do cadastro eletrônico do Programa Moradia Digna até o dia 23 de dezembro. As inscrições poderão serem feitas pela internet no site da AGEHAB. Fonte: Diário da Manhã.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Convenção Municipal do PMDB

Hoje, 23, pela manhã veiculou na cidade de São Miguel do Passa Quatro, a seguinte propaganda de rua: "O diretório do PMDB, na pessoa do Dr. Humberto convida todos os filiados para a convenção do partido a realizar-se no dia 25 de outubro". Já o atual presidente do partido, Valdivino Carvalho, expediu o ofício n.º 016/2009, que afirma o seguinte: "O diretório estadual já foi comunicado que não haverá a convenção do partido nesta data e que qualquer ato proposto por outro seguimento do partido para a realização não tem caráter legal e não será dado provimento".

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Rádio São Miguel FM

Dia 9 de julho de 2009, postei uma matéria informando que o processo da Rádio Comunitária São Miguel FM, da Associação dos Moradores de São Miguel do Passa Quatro, tinha sido enviado ao congresso nacional, última etapa para sua aprovação definitiva. Acontece que o congresso devolveu o processo para a casa civil no dia 6 de outubro. Hoje, 22, fui aconselhado por uma atendente da subchefia de assuntos parlamentares da Casa Civil que seria importante que tivéssemos apoio de um parlamentar para desenrolar o trâmite do processo. De imediato entrei em contato com o Deputado Federal Rubens Otoni e obtive a seguinte resposta: “Companheiro Zequinha, tenho toda a disposição de ajudá-los, irei pessoalmente à Casa Civil para agilizar esse processo”.

Prefeitos querem flexibilizar LRF

A lei de responsabilidade fiscal foi instituída no Brasil para moralizar as administrações públicas. No entanto, lei que moraliza também incomoda. Amanhã, 23, a Associação Goiana dos Municípios em parceria com a Frente Municipalista de Mobilização vai reunir os prefeitos das cidades de Goiás para debater sobre os convênios, PACI, Saúde, PSF, Educação, Transporte Escolar, Leilões do Fomentar, Créditos Outorgados, Regulamentação da Emenda Constitucional n.º 29, Reforma Tributária e Flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal. Os prefeitos precisam realmente se organizar em defesa dos municípios, mas se objetivar em flexibilizar a lei de responsabilidade fiscal é querer voltar ao passado.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Continua o impasse no PMDB da cidade

Diante do impasse criado entre as lideranças do PMDB de São Miguel do Passa Quatro para renovação do diretório municipal, o diretório estadual em primeira instância propôs a a realização de um acordo para sanar a situação conflituosa. A ala liderado por Dr. Humberto quer o vereador Plínio como presidente do partido. Já a ala do atual presidente Valdivino reclama que o Dr. Humberto deixou de apoiar o candidato Guilherme do PMDB na eleição municipal passada para apoiar a candidatura do PSDB, do atual prefeito da cidade. Os líderes estão trabalhando para celebrar um possível acordo.

Dilma Rousseff poderá ter mega-aliança

Lula alinhavou na noite passada o principal ponto da costura que acomodará ao redor de Dilma Rousseff a maior aliança já constituída numa eleição presidencial. Espera-se agregar à aliança com as legendas: PT, PMDB, PDT, PCdoB, PR, PRB e PP. Dilma se reuniu com todas, exceto o PP, agendado para a semana que vem. Estima-se que, escorada nessas sete legendas, Dilma vai à campanha de 2010 com o dobro do tempo de TV do rival do PSDB, provavelmente José Serra. Lula disse que sua candidata dispõe de uma aliança para vencer e, mais importante, governar a partir de 2011. Fonte: Blog do Josias de Souza.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Convenção gera conflito no PMDB

O Valdivino Inácio de Carvalho, presidente do PMDB de São Miguel do Passa Quatro disse que o diretório do partido não será renovado no dia 25/10/2009. Afirmou o presidente que qualquer ato proposto por outro seguimento do partido para realizar a convenção não terá caráter legal e não será dado provimento. Disse ainda que a não realização da convenção na data estabelecida deve-se a alguns entraves administrativos que estão sendo discutidos entre o atual diretório municipal e diretório estadual. Não realizando a convenção o diretório do partido no município deverá será extinto, assim sendo o diretório estadual deverá nomear uma comissão provisória para conduzir o partido. No entanto, existe um grupo dentro do partido que quer a realização da convenção. O vice-presidente do PMDB Dr. Humberto Batista da Paixão assinou o edital convocando a convenção para 25 de outubro de 2009. Comenta-se que o grupo liderado por Dr. Humberto terá como candidato a presidente o vereador Plínio. O atual presidente disse que o diretório estadual já foi comunicado e acredita que o impasse será resolvido pelo próprio diretório estadual.

domingo, 18 de outubro de 2009

Jovens unidos pela fé

Um grande encontro de jovens foi realizado hoje, 18, em Vianópolis para comemorar o dia nacional da juventude. Participaram jovens de Bonfinópolis, Leopoldo de Bulhões, Gameleira, Cristianópolis, Bela Vista, São Miguel do Passa Quatro, Silvânia e Vianópolis. Meditações, palestras, músicas e oficinas foram realizadas em torno do tema: "contra o extermínio da juventude, na luta pela vida" e lema: “Juventude em marcha contra a violência”. Cerca de seis centenas de jovens fizeram a festa religiosa com alegria. O encontro foi realizado na Paróquia São José, no final da tarde os jovens, (foto), seguiram em marcha até a Igreja nova para encerrar a festa com a celebração da missa. De São Miguel do Passa Quatro, 47 jovens participaram do encontro.

sábado, 17 de outubro de 2009

Utopia, paz e festa


Quando me deparei com este vídeo
vi desenhos dançantes e brincalhões
senti o gostoso som da jambalaya
gostei e parei a me pensar

Como seria bom se a vida
fosse vivida só de festa

Lembrei de bosques
cachoeiras, campos
pássaros e animais.

Senti o vento balançar as vestes
de pessoas amáveis
sem violência, sem fome
sem poder e sem ter

Há!!! Se a vida fosse
vivida só de festa...

Desculpe-me. Escrevi simplesmente porque me deu vontade de escrever. Fonte do vídeo: youtube

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O trabalho dos vereadores

O Vereador José Ricardo, Presidente da Câmara de São Miguel do Passa Quatro solicitou postagens de matérias da câmara municipal no Tribuna de São Miguel. Sempre tenho postado no blog as matérias da câmara de maior relevância. É um prazer divulgar o serviço dos vereadores. Hoje, 16, teve sessão ordinária, na qual foi dado entrada dos seguintes requerimentos: A vereadora Marlene Aleluia, PT, solicita abertura das ruas do loteamento residencial Alzira . O vereador Helivaldo, DEM, solicita a colocação de faixas com mensagens de bem vindos nas entradas da cidade. O vereador Plínio, PMDB, solicita aumento de 35% de salário para os professores e diretor da escola da zona rural. Os vereadores manifestaram preocupação com a falta de um laboratório de análises clínicas da saúde municipal, alertaram que a comunidade está reclamando muito, uma vez que só existe um laboratório na cidade e o mesmo é particular.

História de São Miguel do Passa Quatro X

Década de 70 foi de progresso em Passa Quatro
Manoel Inácio Canêdo transferiu-se de Goiânia para Passa Quatro em 1970. Aqui montou farmácia e exerceu com sua esposa Irene a função de farmacêuticos. Canêdo instalou o primeiro televisor na cidade, dando oportunidade para que todos vissem os jogos da copa de 70 pela televisão. Como não existia energia na cidade o televisor era movido por um motor estacionário de um vizinho. Diante da necessidade, Manoel Inácio Canêdo e Élson Gonçalves de Oliveira resolveram pedir ajuda ao José Caixeta, político poderoso de Silvânia e Região que sensibilizado comprometeu-se levar energia à Passa Quatro na seguinte condição: os postes deveria ser de aroeira e por conta da população. Élson e Canêdo conseguiram os postes com os fazendeiros da região. Manoel Paixão e Chico Vieira foram os que mais contribuíram doando os dois cerca de 150 postes. Trabalho feito e promessa cumprida. Logo chegou a tão esperada luz na cidade. Élson e Canedo conseguiram também criar na cidade o ensino de primeiro grau completo 5.ª a 8.ª séries, no colégio estadual, quando o Canêdo tornou-se seu primeiro Diretor. Fonte: São Miguel do Passa Quatro - O Nascimento de Uma Cidade. Livro escrito por Elson Gonçalves de Oliveira.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Homenagem aos colegas professores

Aristóteles disse que a coragem é a primeira qualidade humana, pois garante todas as outras. Já Roberto Shinyashiki disse que é preciso lutar como um leão, mas lutar por sonhos que valham a pena. Estas duas frases famosas se encaixam perfeitamente ao trabalho cotidiano dos professores. Os professores são mesmos corajosos, cheios de qualidades e lutam com garra por sonhos que realmente valham a pena. Quem trabalha com amor apesar do baixo salário, enfrentando as precárias condições de trabalho para realizar o sonho de educar merecem parabéns. Esta homenagem dedico aos colegas professores nesta data especial de 15 de outubro em que se comemora o dia do professor. Fnte do vídeo: youtube

Tum, tum, tum... nos telefones da prefeitura

Os telefones 62 3407 11 29 do Hospital Municipal Santo Antonio e 62 3407 11 22 da Prefeitura de São Miguel do Passa Quatro estão bloqueados. Já faz tempo que estes telefones não estão funcionando. O telefone do Hospital é que faz mais falta, principalmente para a população da zona rural e casos de emergência. Já o telefone do Conselho Tutelar recebe e faz ligações locais.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Uniforme escolar

O governo federal lançará ainda neste ano um programa de aquisição de uniformes escolares para alunos da rede pública de todo o país. O público-alvo são os 50 milhões de estudantes matriculados no ensino fundamental e médio. A estréia das vestimentas nas salas de aula será em 2010. A iniciativa para a aquisição dos uniformes partirá de municípios e dos Estados, que terão de aderir formalmente ao programa se tiverem interesse. Ao governo federal caberá facilitar e centralizar a compra, por meio de um pregão eletrônico e do registro nacional de preço. Cada kit deverá conter agasalho completo: camiseta, short, saia e meia. Fonte: FolhaOnline.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Mensagem a ser refletida no dia da criança

Apesar de proibido, o trabalho infantil continua fazendo vítimas, maturando talentos, cerceando direitos e deixando marcas inalteráveis na história de meninos e meninas. O PETI foi criado para erradicar o trabalho infantil no Brasil. No entanto, o programa não conta com engajamento massificado do poder público e sociedade para tal proposta. O empenho dos estados e municípios é fundamental para o bom funcionamento do PETI, mas infelizmente muitos prefeitos não percebem a importância do programa e não o potencializa ou simplesmente o valoriza. É preciso refletir, repensar o papel do poder público e da sociedade em geral sobre a formação das crianças. Criança merece carinho, amor, respeito, cultura, lazer, educação de qualidade e viver na família com dignidade.

sábado, 10 de outubro de 2009

Dia da Mãe dos Filhos de Deus

Dia 12 de outubro é o dia de Nossa Senhora Aparecida, Santa Padroeira do Brasil, é dia de feriado nacional. Relatos de milagres atribuídos a Santa. A libertação do escravo Zacarias: O escravo Zacarias havia fugido de uma fazenda no Paraná. Foi caçado e capturado no Vale do Paraíba por um famoso capitão do mato e, ao ser levado de volta, preso por correntes nos pulsos e nos pés, quando passavam perto da capela da Santa, pediu permissão para rezar diante da imagem. Rezou com tanta devoção que as correntes milagrosamente se romperam, deixando-o livre. Diante do ocorrido, seu senhor acabou por libertá-lo. O cavaleiro ateu: Um cavaleiro que passava por Aparecida, vendo a fé dos romeiros, zombou deles e tentou entrar na igreja a cavalo para destruir a imagem da santa. Na tentativa, as patas do cavalo ficaram presas na escadaria da igreja. A cura da menina cega: Uma menina cega, ao aproximar-se, com a mãe, da Basílica, olhou em direção ela e, de repente, exclamou "Mãe, como aquela igreja é bonita." Estava enxergando, perfeitamente curada. Dia 12 de outubro comemora também o dia das Crianças e o Descobrimento da América. Fonte do texto Portal da Família e do vídeo youtube

O dia das crianças

No Brasil, o dia das crianças foi criado por iniciativa do ex-deputado federal Galdino do Valle Filho e oficializado pelo decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924 pelo ex-presidente da república Arthur Bernardes. O decreto ficou adormecido por mais de trinta anos. Somente em 1960, por meio de promoções de fábricas de brinquedos o decreto foi ressuscitado e o dia das crianças passou a ser comemorado em 12 de outubro. Em outros países: na Índia, a data é comemorada em 15 de novembro, Portugal e Moçambique no dia 1º de junho, China e Japão no dia 5 de maio. Dia Universal da Criança: Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Fonte: Portal da Família.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Cem mil para educação de São Miguel


O Deputado Federal Rubens Otoni, (foto), carimbou no Orçamento Geral da União uma Emenda Individual do valor de R$100.000,00 para a educação de São Miguel do Passa Quatro. O dinheiro deverá ser aplicado para ampliação de escolas da educação básica do município. A validade da emenda é somente para 2009. No entanto, o prefeito deverá providenciar com urgência a documentação necessária para que o Governo Federal possa liberar o dinheiro.


Governadora acusada de corrupção


A governadora Yeda Crusius do (PSDB) do Rio Grande do Sul é acusada pela oposição de reformar e mobiliar sua casa em Porto Alegre e pagar a conta de cerca de R$ 100 mil com dinheiro público. Os gastos, realizados em 2007, foram contratados pela Casa Militar, com autorização da Casa Civil. A denúncia é baseada numa série de empenhos de pagamentos feitos pela Casa Civil, que discriminam as compras. Os documentos mostram fotografias de telas de computador com detalhes dos gastos, como: valor, estabelecimento comercial em que foi feita a compra, número da nota fiscal, data de pagamento e destino dos produtos. Uma CPI foi instalada para investigar corrupção no governo gaúcho da tucana Crusius. Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

História de São Miguel do Passa Quatro IX

Das pessoas que fizeram história da povoação que deu origem ao município de São Miguel do Passa Quatro, o Guilherme Veloso Pereira, tem como feito os serviços de agrimensura e topografia do Patrimônio de São Miguel, dando às terras doadas à Diocese de Goiás o traçado de ruas, praça, cemitério e da capela de São Miguel. Na inauguração oficial do Patrimônio de São Miguel, dia 29 de setembro de 1939 já se via o traçado das ruas, contando-se ao todo uma vinte casas. Nesta mesma data foi nomeado pelo vigário da paróquia de Silvânia para presidir a comissão da construção da Igreja do povoado. Fonte: História de São Miguel do Passa Quatro - O Nascimento de uma Cidade, livro escrito por Elson Gonçalves de Oliveira.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Comentário de um leitor do blog

O Blog Tribuna de São Miguel após postar uma reportagem sobre o nascimento da cidade de São Miguel do Passa Quatro, extraída do livro escrito por Elson Gonçalves de Oliveira, recebeu no dia 06 de outubro de 2009, às 10:43 hs, de adark, o seguinte comentário: “BOM DIA ZEQUINHA, TENHO LIDO VARIAS HISTORIAS SOBRE O NASCIMENTO DE SAO MIGUEL, MAS AINDA NAO ESTOU CONVERIDO DAS MESMAS, SUGIRO QUE CRIAMOS UM GRUPO DE DISCURSAO PARA QUE ESCREVAMOS A VERDADEIRA HISTORIA DE NOSSA CIDADE, NOSSA PORQUE SOU FILHO DELA”. Adark, será um prazer montarmos esse grupo, estou inteiramente disposto a participar e ajudar na montagem do mesmo.

História de São Miguel do Passa Quatro VIII

Até a emancipação, que só veio acontecer em 1988, Passa Quatro foi sempre voz ativa nas decisões políticas na sede do municipio de Silvânia. Foram os seguintes os políticos que representaram o povo passaquatrense nesse período:
  1. Alcides Pereira de Castro, o primeiro deles, em duas legislaturas de vereador (1954/1958 - 1962/1965);
  2. Érico Josué Meireles, vereador (1959/1961);
  3. Alípio José Assunção, vereador (1966/1970);
  4. Francisco de Souza (Chiquito), vereador (1966/1970);
  5. Florípio José Elias (Fefé), vereador (1977/1982);
  6. Manoel Martins de Carvalho, vereador (1983/1988);
  7. Florípio José Elias, (Fefé), vice-prefeito de Silvânia (1983/1988). Fonte: São Miguel do Passa Quatro - O Nascimento de Uma Cidade, Livro escrito por Elson Gonçalves de Oliveira.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

História do Lula será narrada em filme

A História do Presidente Lula será narrada em filme. O longa-metragem "Lula, O filho do Brasil" vai mostrar a trajetória do atual presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva desde o seu nascimento em Garanhuns até os dias de hoje. Dirigido por Fábio Barreto, o filme está previsto para estrear aos cinemas no início de 2010. Mas, por intermédio da internet, já podemos ver as primeiras cenas da produção do filme no vídeo abaixo: Fonte vídeo: youtube

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Crianças da comunidade do Buriti


A comunidade do Buriti, zona rural de São Miguel do Passa Quatro realizou hoje, 01, na residência do Elber e Maria Abadia o ordinário encontro religioso da comunidade. O encontro foi festivo e serviu para comemorar com antecedencia o dia das crianças. Teve bolo de aniversário, doces, distribuição de brinquedos e um delicioso jantar. Com alegria, os moradores da região marcaram presença na festa.

Depois da copa, as olimpíadas no Brasil


O Rio de Janeiro, a "Cidade Maravilhosa" foi escolhida hoje, 01, em Copenhague, capital da Dinamarca, pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) para sediar a Olimpíada de 2016. O projeto do Rio venceu Madri, Tóquio e Chicago. Depois de conquistar o direito de sediar a copa de 2014, o Brasil mais uma vez foi grande e competente ao conquistar o direito de sediar também as olimpíadas de 2016. O país vai carimbar com o selo de primeiro país da américa do sul a sediar jogos olímpicos. Viva o Brasil, o Rio e os brasileiros. Fonte da foto: FolhaOnline

PT da região reúne em Silvânia

Líderes do Partido dos Trabalhadores da região da estrada de ferro estiveram reunidos ontem, 01, das 19:30 às 22:30 hs, na cidade de Silvânia. O encontro contou com a presença do deputado estadual Humberto Aidar e liderenças de São Miguel do Passa Quatro, Leopoldo de Bulhões, Gameleira, Vianópolis, Bela Vista de Goiás e Silvânia. O assunto principal do encontro foi: união do PT da região rumo as eleições de 2010. A reunião foi realizada na residência do vereador João Lindomar.