segunda-feira, 30 de abril de 2012

Crônica de autoria de Rodrigo Melo


 Confronto de hoje: Autoridade x Desordeiros

Uma pergunta para refletir: Será que indivíduos como estes (da foto) estão preocupados com o que está rolando, à sua frente, no gramado?
Vimos nos noticiários que "torcedores" chegam ao descaro de marcar duelos previamente pelas redes sociais na Internet, desafiando integrantes de outras torcidas a acertarem as contas de suas rixas pessoais nos estádios de futebol - quem se lembra da Pamella, uma jovem goiana de 17 anos, assassinada por ter redigido brincadeiras sobre o Vila Nova no Facebook?
O Brasil lidera o ranking de mortes em estádios e as vítimas da violência são geralmente jovens entre 14 e 25 anos. Em outras palavras, pode-se dizer que futebol virou pretexto para delinquentes, bandidos e psicopatas indômitos queimarem suas adrenalinas pelos concretos das arquibancadas. É o resgate dos gladiadores, das barbáries da idade média. Parece que as arenas ressuscitaram o Coliseu.
Temos a sensação que o propósito do espetáculo esportivo está jogando a bola contra a própria rede. A violência e a impunidade já compraram o árbitro e os bandeirinhas desse jogo, enquanto o Poder Público recebe cartão vermelho antes mesmo do aquecimento.
Volta e meia assistimos ao clássico "Autoridade X Desordeiros", dois clubes em constante disputa, onde na realidade este último jamais deveria ser convidado ao certame esportivo. Alguma cláusula foi modificada nesse regulamento.
Infelizmente essas orgias deflagradas de violência afastam cada vez mais dos estádios o "cidadão de bem".
A impunidade é tamanha que os infratores chegam de sola na ordem do evento, maculando o verdadeiro sentido de um espetáculo esportivo: promover a integração social.
Quem sofreu impedimento, foi o atleta ou a paz?
Esta foto também enviada por Rodrigo Melo

Rodrigo Melo

Anuladas as provas do concurso da prefeitura

Decreto
Decreto
Foram anuladas as provas do concurso público da prefeitura de São Miguel do Passa Quatro. Logo após a realização das provas, a reclamação foi geral de concursandos que alegavam erros como: questões mal elaboradas, repetidas, ilegível, provas trocadas, concursandos fazendo provas fora de salas, falta de provas e gabaritos e concrusandos que pagaram as inscrições e não constavam na relação oficial para fazer a prova. Os erros foram tantos que as provas foram anuladas imediatamente pela prefeitura. Decretos da prefeitura prevê brevidade para realização de outra prova e também o ressarcimento do dinheiro da inscrição ou direito para fazer a nova prova. As provas foram realizadas  pela Fundaso. Tomara que realmente realize outra prova em breve e que tenha organização e respeito aos concursandos. Veja também aqui.

sábado, 28 de abril de 2012

Prefeito quer 629m² do terreno do colégio estadual

Documento Autorização
Parecer Técnico
Milho cultivado no local do terreno
O prefeito de São Miguel do Passa Quatro solicitou da Secretaria de Educação de Goiás autorização para apropriar-se de sessão de uso de uma área de 629,22 m² que pertence ao Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado. A referida área faz divisa com o hospital municipal da cidade. O prefeito quer derrubar o muro, entrar no espaço da escola e anexar esta área ao terreno do hospital. A comunidade escolar ficou revoltada com esta notícia. O membro do conselho escolar educando para a vida, Abílio paixão de oliveira, disse que esta decisão é desrespeitosa, autoritária e antidemocrática, pois a prefeitura e nen a secretaria de educação convidou a escola para participar do processo em questão. A professora Sheila Senito de Lima disse que no exercício da sua função como diretora da escola não autoriza a entrada da prefeitura no terreno. O parecer técnino do processo n.º 201200006004273 feito pelo Engenheiro Ataíde Rodrigues Borges Júnior é mentiroso, pois no parecer o engenheiro disse que o terreno não está sendo utilizado pela escola e que uma parte está no mato. O terreno não é inútil e está sendo utilizado pela escola sim e também está limpo e bem cuidado. É neste local que a escola cultiva a horta escolar. Também há no local algumas árvores frutíferas, mais ou menos uns dez pés de acerola, 15 pés de mexirica pocan, 01 pé de jenipapo, 01 pé de manga coração de boi, 01 pé de manga coquinha e outras plantas. A diretora Sheila Senito de Lima disse que está estudando com a comunidade escolar a contratação de um advogado para defender o terreno da escola.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Agrotóxicos

O uso excessivo de agrotóxicos nas lavouras brasileiras preocupa cada vez mais especialistas da área de saúde. A aplicação de substâncias químicas para controlar pragas nas plantações e aumentar a produtividade da terra acaba se tornando um problema para os trabalhadores rurais e consumidores. Mais detalhes aqui.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Café faz bem para saúde


Especialistas da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) e do Instituto do Coração afirmam que o café faz bem para a saúde. Entre os benefícios já conhecidos proporcionados pelo consumo moderado do café está a prevenção de várias doenças como a apatia e a depressão. A bebida também aumenta o estado de vigília do cérebro e diminui a sonolência. O café também é um forte aliado no combate às deficiências nutricionais que atingem parte da população brasileira. Mais detalhes aqui.

Empregos de Agente Comunitário de Saúde

A prefeitura de São Miguel do Passa Quatro – Goiás, vai realizar processo seletivo público para preenchimento  de 05 vagas de emprego de Agente Comunitário de Saúde. As inscrições poderão ser feitas na sede da prefeitura, no período de 26 de abril a 11 de maio de 2012. A seleção será realizada no dia 19 de maio de 2012

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Corrupção: crime contra a sociedade


Segundo a Transparência Internacional, o Brasil comparece como um dos países mais corruptos do mundo. Sobre 91 analisados, ocupa o 69% lugar. Aqui ela é histórica, foi naturalizada, vale dizer, considerada com um dado natural, é atacada só posteriormente quando já ocorreu e tiver atingido  muitos milhões de reais e goza de ampla impunidade. Os dados são estarrecedores: segundo a Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo) anualmente ela representa 84.5 bilhões de reais. Se esse montante fosse aplicado na saúde subiriam em 89% o número de leitos nos hospitais; se na educação, poder-se-iam abrir 16 milhões de novas vagas nas escolas; se na construção civil,  poder-se-iam construir 1,5 milhões de casas. Notícia completa aqui.

Povo adora Dilma e aponta Lula favorito

Gazeta do Povo
Dilma bate recorde de aprovação, mas Lula é favorito para 2014.

Leia aqui.

domingo, 22 de abril de 2012

População pede fim de roubos no município

Um abaixo assinado encabeçado pela cidadã, Dádiva Tereza de Jesus Carvalho, com mais de 350 assinaturas solicita do prefeito de São Miguel do Passa Quatro providência urgentes de segurança e combate aos roubos que vêm acontecendo na cidade e zona rural do município. No cabeçalho do documento a autora alega que a propulação está aprovorada e pede providências de todas as autoridades do município. O documento será entregue para o prefeito Márcio Cecílio Ceciliano.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Resultado da greve da educação

A greve da educação estadual de Goiás resultou no acordo em que o o governo garante o aumento linear de 9% a todos professores P-3 e P-4; concessão de gratificação de 40% aos professores mestres e 50% aos doutores, criação de uma nova gratificação de formação continuada de 10% à professores que estão trabalhando e fizeram cursos de média duração. Mais detalhes aqui.

Nasce o Diário de Goiás


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Há no Brasil 99 milhões de computadores em uso


Esta no amai-vos
Há no Brasil 99 milhões de computadores em uso, somados os utilizados no ambiente corporativo e no doméstico, o que representa cerca de um equipamento para cada dois habitantes. Os dados são da 23ª Pesquisa Anual de Tecnologia da Informação (TI), divulgada hoje (18) pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV). O levantamento mostra que o total de computadores em uso no país dobrou nos últimos quatro anos e que, em 2012, devem ser vendidos mais 17,9 milhões de unidades. A pesquisa estima que, em seis anos, o Brasil passará a ter um computador por habitante. O percentual de computadores por habitante no Brasil (cerca de 51%) coloca o país acima da média mundial (42%). Nos Estados Unidos, há cerca de 354 milhões de computadores, ou 114% da população. Já o número de telefones em uso no Brasil é 300 milhões, ou 153% da população, mesmo percentual encontrado nos Estados Unidos. No mundo, a média é 108%.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Dona Francisca


Dona Francisca com vestido verde
Atendendo reclamação da jovem querida e universitária, Ohanna Costa,  fica postado neste blog nota de falecimento de  Francisca Rosa de Souza. Pioneira, dona Francisca partiu para a vida eterna aos 98 anos de idade, conforme relata Ohanna ela era  uma das mais velhas ou a mais velha do município. Dona Francisca nasceu no dia 27/11/1913 e faleceu no dia 08/04/2012.

sábado, 14 de abril de 2012

Reunião política

O grupo de partidos políticos de oposição a atual administração da prefeitura de São Miguel do Passa Quatro, composto pelas siglas:  PMDB, PR, PT, PRB, PSC, DEM e PTN,  de São Miguel do Passa Quatro, estiveram reunidos hoje (13/04) na residência do peemedebista Edimar Aleluia. Os partidos discutiram estratégias de organização e fortalecimento para participarem das eleições de outubro deste ano. Os pré-candidatos, Dr. Elson Gonçalves  para prefeito e Dr. Humberto para vice, reafirmaram o compromisso com as pré-candidaturas e pediram sugestões e empenho dos partidos unidos ao grupo. A próxima reunião do grupo de partidos ficou marcada para realizar-se no dia 12 de maio na residência do peemedebista e pré-candidato a vice-prefeito, Dr. Humberto.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Fala do Presidente do PT do Brasil

No vídeo, o Presidente Nacional do PT, Rui Falcão,  diz  que existem setores de políticos e veículos de comunicações que tentam abafarem os esclarecimentos sobre a organização criminosa de Carlinhos Cachoeira.

Reunião de Partidos Políticos

No próximo sábado (14/04) será realizada mais uma reunião do grupo de partidos políticos de oposição a atual administração da prefeitura de São Miguel do Passa Quatro. A reunião será realizada a partir das 19 horas, na residência do peemedebista Edimar Aleluia. O grupo de partidos têm como pré-candidatos:  Dr. Elson Gonçalves para prefeito e Dr. Humberto Paixão para vice-prefeito, ambos do PMDB.

Iluminação do Estádio Municipal

Está na fase final de execução o projeto de iluminação do  estádio municipal da cidade de São Miguel do Passa Quatro, denominado de Estádio José Batista da Paixão.    Os postes e refletores já foram instalados. Ontem a equipe da empresa que trabalha para iluminar o estádio estava fazendo a instalação do transformador. Em breve o estádio da cidade estará iluminado.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Cartório Eleitoral em Passa Quatro

O Cartório Eleitoral da Comarca de Vianópolis - Goiás, poderá deslocar da sede até São Miguel do Passa Quatro para atender diretamente no local e fazer Título de Eleitor de passaquatrenses. O servidor do Cartório Eleitoral, Guilherme, disse que possivelmente estará em São Miguel do Passa Quatro nos dias 26, 27, 28 e 29 de abril de 2012. Para confirmar as datas faltam apenas autorização do TRE. A vinda do Cartório Eleitoral facilitará muito, pois várias pessoas estão se deslocando até Vianópolis para tirar seu título de eleitor.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Medida da felicidade

Está no amai-vos
Liberdade individual, família estável e boa saúde contribuem para a chamada Felicidade Interna Bruta, conceito que remonta à década de 1970 e agora surge como um dos temas da Rio+20, a conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável. No ranking dos países mais felizes do mundo, o Brasil ocupa o 25º lugar. Dinamarca, Noruega, Finlândia e Holanda estão no topo. Entre os menos felizes estão Togo, Benim e Serra Leoa.



sexta-feira, 6 de abril de 2012

Fala do ex-prefeito cassado de Anápolis

Ex-prefeito de Anápolis, Ernani de Paula,  explica sobre sua cassação e diz: "Marconi está provando do seu próprio veneno" Leia a reportagem aqui.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Pavimentação asfaltica

O site Goiás Agora - Notícias do Estado de Goiás, traz hoje (04/04) a notícia "Agetop retoma obras rodoviárias". A conclusão da GO 219 que liga São Miguel do Passa Quatro a Bela Vista de Goiás não aparece na lista das rodovias para serem concluídas. Leia aqui.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Reforma da Praça São Miguel

Os trabalhos estruturais de reforma da Praça São Miguel, da cidade de São Miguel do Passa Quatro - Goiás, foram concluídos. Isto, por aproximadamente 30 dias. Faltam apenas colocar a grama, os bancos e pinturas. O dificil é compreender porque ainda não foi realizado os serviços de colocação das placas de gramas. Por que não aproveitar o tempo chuvoso para realizar este trabalho? Será que vai esperar o tempo da seca para plantar e deixar o gramado secar por falta de água? O mal uso do dinheiro público é justificado também por falta de planejamento.

domingo, 1 de abril de 2012

Projeto de Lei da Vereadora Marlene (PT)

A Vereadora Marlene Aleluia (PT) entrou com Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo do Município de São Miguel do Passa Quatro a tomar providências e regulamentar o horário de funcionamento das farmácias e drogarias da cidade nos dias úteis, domingos e feriados. Com a aprovação do projeto todos os dias uma farmácia deverá estar de plantão noturno.  A  escala de revezamento dos plantões de feriados e finais de semana será feita pelo Conselho Municipal de Saúde e com a anuência dos proprietários das farmácias e drogarias.

Estrada cheia de buracos

Foto da GO 219 quando estava em construção
A paisagem retratada nesta fotografia relembra ainda o mandato do ex-governador Alcides Rodrigues trabalhando para asfaltar a rodovia que liga São Miguel do Passa Quatro a Bela Vista de Goiás - GO 219. Infelizmente o tempo chuvoso e o findar do mandato do ex-governador impossibilitou a conclusão da obra, ficando cerca de 14 km sem asfaltar, porém com a base praticamente pronta para receber o asfalto. Esta obra está paralisada desde o início do governo Marconi Perillo. Houve-se muito comentários na cidade de que a obra do asfalto será concluída em breve, mas a realidade é de incertezas. A obra continua paralisada e pior cheia de buracos e muito ruim para o tráfego de veículos. Há também muitos comentários e preocupações de que a conclusão do asfalto seja tardia como foi a conclusão do ginásio de esportes da cidade.