quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Cabo Plínio recorre contra decisão do TSE



A decisão MONOCRÁTICA do TSE que julgou procedente o deferimento da candidatura de Sebastião Moreira dos Santos, o popular “Moreira”, decisão que provoca a mudança do vereador eleito para a 9.ª vaga da câmara municipal de São Miguel do Passa Quatro, saindo do páreo Plínio José da Silva Almeida, que teve 160 votos e ganhando a vaga pela legenda da Coligação Governo Participativo, Gilmar José da Costa, que teve 150 votos.

A decisão do TSE provocou reação do Ministério Público Federal que entrou com um Interposto Agravo Regimental (Protocolo: 39.328/2012 de 23/11/2012 18:56:53) e também por Plínio José da Silva Almeida (Protocolo: 39.321/2012 de 23/11/2012 18:33:58).

Na decisão monocrática, um desembargador julga sozinho o processo, porque a matéria tem posicionamento pacífico do Tribunal. Isto gerou o agravo regimental que é uma espécie de recurso, cabível contra essa decisão monocrática. Serve para forçar a análise do processo por uma Turma três julgadores.

Portanto, é preciso aguardar uma nova e definitiva decisão Tribunal Superior Eleitoral para sabermos quem será o vereador eleito. Será Gilmarinho do DEM ou Cabo Plínio do PSD? 

É muito difícil o TSE mudar uma decisão tomada, mesmo que seja ela monocrática.

 Acompanhe o processo aqui.

Dr. Elson é entrevistado pelo Rota Jurídica



O Rota Jurídica – O Portal de Notícias Regionais, publicou uma entrevista com o advogado, escritor, ex-prefeito, sendo o primeiro de prefeito de São Miguel do Passa Quatro e atualmente eleito vice-prefeito da cidade, Dr. Élson Gonçalves de Oliveira.
Leia na íntegra a reportagem escrita por Marília Costa e Silva no dia 28/11/2012 e publicado no Rota Jurídica.
Nascido em uma fazenda no interior de Goiás, onde hoje é o município de São Miguel do Passa Quatro, e vindo de uma família com poucos recursos financeiros o advogado Elson Gonçalves de Oliveira teve muitas dificuldades para conseguir concluir os estudos. Sem a ajuda de ninguém, sua trajetória estudantil sofreu várias interrupções ao longo do tempo. Por isso, ele só conseguiu tornar-se advogado depois de casado e com três filhos para criar.
Mas as dificuldades não impediram que Elson conseguisse traçar uma carreira de muito trabalho e reconhecimento. Depois de concluir a graduação, pela Universidade Federal de Uberlândia (MG), ele tornou-se prefeito de São Miguel do Passa Quatro. A trajetória como advogado foi iniciada em Vianópolis, também no interior de Goiás, sempre dando prioridade à área de família, para onde direcionava sua vocação.
Além da advocacia, ao longo dos anos, Elson desenvolveu outro talento: o de escritor. Ele começou escrevendo historiografias, contos e romances. Depois, partiu também para os livros jurídicos. Confira a entrevista com mais um profissional exemplar de Goiás:
Rota Jurídica - Qual a maior dificuldade de atuar no interior do Estado?
Posso relacionar algumas dificuldades, como, por exemplo, o fato de, no interior, a grande maioria da população não tem recurso financeiro para contratar advogado, servindo-se dos benefícios da assistência judiciária gratuita. Por causa disso, normalmente os advogados do interior são sobrecarregados com alto volume de nomeações dativas, para só receberem pelos serviços quantia irrisória, após três ou quatro anos de encerrado o processo. 
Os constituintes que podem pagar honorários são minoria e têm poder aquisitivo baixo, não conseguindo satisfazer nem o mínimo estabelecido pela OAB. A elite, por seu turno, que poderia fazer a diferença no faturamento do profissional, prefere advogados com maior status, com escritório na capital do Estado. Além do mais, as comarcas estão sempre desprovidas de juiz ou de promotor de justiça, o que dificulta a prestação jurisdicional.
RJ – Como começou sua história com os livros?
Comecei escrevendo historiografias, contos e romances. O primeiro livro foi São Miguel do Passa Quatro – o nascimento de uma cidade, 1998; em seguida, Família Feliz, 1999; O Sino da Igreja, 2000; História de Vianópolis, 2000; Quem é Maria?, 2001; Açucena, 2002; Causos Incautos, 2004; Fazenda Mato Grande, 2005; Cristianópolis – uma cidade que nasceu da fé, 2006; Esteio de Aroeira, 2006; Ana Paula nos tempos da palmatória, 2007; O casamento de João Meu e outras histórias, 2009.
O primeiro livro jurídico, denominado “Adoção, uma porta para a vida”, foi editado em 2010, pela Servanda Editora, em Campinas-SP; no ano seguinte, em 2011, foi lançado o livro “Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado”; e em 2012, “A profissão de advogado”, todos pela mesma editora.
Está sendo editado ainda, e tem lançamento previsto para fevereiro de 2013, o mais recente livro, intitulado “Direito de Família - a tutela da família na legislação brasileira”.
RJ - Qual a repercussão desses livros? Como é feita a divulgação de seus livros?
Os livros literários tiveram divulgação puramente regional e são vendidos em livrarias, especialmente de Goiânia. Os livros jurídicos são editados e divulgados sob inteira responsabilidade da Editora Servanda, com sede em Campinas-SP. São comercializados em todo o Brasil, através das principais livrarias jurídicas, incluindo-se as de Goiânia e as do interior do Estado, e pelos principais sites do ramo. Segundo o editor, os livros têm maior aceitação em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, onde são mais divulgados.
RJ - Para o sr. é importante para os advogados terem o hábito de ler esse tipo de publicação ou, até mesmo, estarem sempre informados?
Entendo que é dever do advogado preparar-se convenientemente: conhecer as leis, ter bom desempenho no manuseio dos códigos, tornar-se estudioso e paciente pesquisador, além de ser polido no relacionamento com o cliente. Assim, não só terá maior segurança no trabalho que se propõe a desenvolver, como também poderá imprimir melhor qualidade ao serviço colocado à disposição do cliente.
O mercado de trabalho é competitivo, e a sobrevivência no exercício da advocacia está, na maioria dos casos, na dependência do desempenho do próprio profissional. O melhor agenciador de clientes para o advogado é o próprio cliente. Se bem servido profissionalmente numa causa, será ele o primeiro a recomendar aos parentes e amigos os serviços do causídico que o atendeu. O outro lado também é verdadeiro: se insatisfeito, graciosamente se encarregará de disseminar a sua contrariedade aos quatro cantos de seu meio de influência. E o final da história poderá ser avassalador. Por isso, o maior investimento que o advogado deverá fazer certamente será em si próprio, na atualização e no aperfeiçoamento de seus conhecimentos, assim como no comedimento em sua relação com o constituinte.
RJ - O sr. tem um livro sobre adoção. Fale um pouco sobre o tema e, principalmente, sobre a dificuldade para se adotar uma criança no Brasil.
Muitos casais procuram a adoção impelidos por pressões sociais ou porque não conseguem lidar com o problema da infertilidade. É um erro. O filho por adoção não pode ser idealizado como substituto de um filho que o casal não poderá gerar. Se isto acontecer, a adoção certamente estará comprometida, pois o adotado passará a ocupar um lugar imaginário de outro que deveria existir.
De qualquer forma, quando o casal optar pela adoção de criança ou adolescente, precisará, antes de tudo, ter a certeza de que está fazendo a escolha certa, ditada pelo coração. É um passo muito sério e de grandes consequências. É um ato marcado pela irrevogabilidade, significando isto que, uma vez consumado o processo de adoção, não há como voltar atrás.
Ser pai e ser mãe só tem sentido quando representar uma iniciativa do amor verdadeiro e responsável. Ser pai e ser mãe é amar gratuitamente o filho, não importando se sangue do próprio sangue ou fruto deliberado de uma adoção. Ser pai e ser mãe é amar sem nada esperar em troca. É o amor sem limites. É a doação da própria vida, se preciso for.
O certo é que adoção, acima de tudo, é um grande ato de amor. Uma porta aberta para a vida. Só adota quem está imbuído de enorme disposição de amar. Somente o amor explica o fato de alguém dedicar inteiramente a sua vida a um ser estranho, que não gerou nem pôs no mundo, e que, no entanto, empresta-lhe nova vida e o transforma em filho com todos os direitos assegurados em lei, inclusive o de receber afeto e carinho, e de suceder-lhe após a morte.
A grande dificuldade de se adotar um filho no Brasil é imposta pela própria legislação, que de certa forma se apresenta recheada de exageros. No entanto, como se trata de um ramo bastante delicado do Direito de Família, com consequências muitas vezes imprevisíveis, não vejo a lei como um entrave. Prefiro imaginar que o legislador age com precaução, que a meu ver é a medida certa para nortear o processo de adoção.
RJ - Fale um pouco sobre a carreira do advogado, que é tema de um de seus livros.
O advogado é indispensável à administração da Justiça. Atua como defensor do Estado democrático de direito, da cidadania, da moralidade pública, da Justiça e da paz social, e a atividade do seu Ministério Privado subordina-se à elevada função pública que exerce.
A advocacia é uma profissão como outras tantas, em que o indivíduo poderá sobreviver dignamente e realizar-se como pessoa, conquistando o fim almejado por todo ser humano, que é a felicidade.
Os incessantes conflitos pessoais e os constantes desafios da profissão fazem parte do dia a dia do advogado, que aos poucos aprende a conviver pacificamente com todas essas adversidades. Isso até contribui para que o profissional se veja na obrigação de se tornar um eterno estudioso do Direito, da sociologia e das questões teológicas, especialmente das que procuram explicar nossa origem, nosso futuro e nossas ansiedades. É uma profissão digna para todos quantos procuram ser dignos.
RJ - Quais as dificuldades hoje para os profissionais? 
Quanto às dificuldades vivenciadas pelo profissional, na verdade observo que não são maiores do que as encontradas em outras profissões. A experiência mostra que o advogado vocacionado, que ama o Direito e procura notabilizar-se na arte de prestar os melhores serviços advocatícios goza do reconhecimento da comunidade e não lhe faltam clientes.
RJ - O que o sr. espera do próximo presidente da OAB?
O que espero do próximo presidente da OAB é, antes de tudo, compromisso e respeito pela profissão de advogado e pela grandeza da nossa instituição.
RJ - Fique à vontade para falar sobre outro assunto.
Observando a evolução dos tempos e até mesmo do exercício da profissão de advogado, penso que o profissional da advocacia deve investir constantemente em modernização do escritório e no treinamento de seu pessoal. O escritório, mesmo que modesto, deve ser criativo ao ponto de atrair a atenção do cliente. Muitas vezes, modernizar-se não significa despender altas cifras em aquisição de máquinas e aparelhos sofisticados. Basta criatividade na transformação do ambiente. É interessante constatar que o cliente habituado a frequentar o escritório percebe claramente quando alguma mudança, às vezes até insignificante, como um quadro de parede, é implantada. O pessoal que compõe a equipe de trabalho, por seu turno, deve ser bem treinado e afinado com os objetivos e as linhas traçadas para o desempenho das atividades do escritório. É bom investir em jovens talentos e em bons estagiários, a fim de revitalizar o aparelhamento prestador de serviços jurídicos colocados à disposição da clientela. 
Outro ponto é que as mudanças acontecem muito rapidamente, inclusive na área de instrumentalização para aplicação do Direito, devendo o advogado estar atento, para não ficar obsoleto. É preciso, pois, administrar bem a tecnologia do escritório, consultando sempre um bom técnico para auxiliar e analisar o custo-benefício das aquisições que se tornarem necessárias.

Livros publicados:
No campo da literatura, publicou os seguintes livros: 
- São Miguel do Passa Quatro – o nascimento de uma cidade (historiografia – dezembro/1998); 
- Família Feliz (formação familiar e religiosa – 1ª edição, dezembro/1999 e 2ª edição, 2012); 
- História de Vianópolis (historiografia – agosto/2000); 
- O Sino da Igreja (contos – dezembro/2000); 
- Quem é Maria? (formação religiosa – 1ª edição, 2001; 2ª edição, 2003); 
- Açucena (contos – dezembro/2002); 
- Causos Incautos (contos – junho de 2004); 
- Fazenda Mato Grande (romance), Goiânia-GO, 2005; 
- Cristianópolis – uma cidade que nasceu da fé (historiografia), Goiânia-GO, 2006; 
- Esteio de Aroeira (romance), Goiânia-GO, 2006; 
- Ana Paula nos tempos da palmatória (romance), Goiânia-GO, 2007; 
- O casamento de João Meu e outras histórias (contos), Goiânia-GO, 2009.

Jurídicos:
Adoção, Uma porta para a vida – Servanda Editora Ltda., Campinas-SP, 2010; 
Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado – Servanda Editora Ltda., Campinas-SP, 2011; 
A profissão do Advogado – Servanda Editora Ltda., Campinas-SP, 2011;
Direito de Família – Servanda Editora Ltda., Campinas-SP, 2013 (previsão para lançamento: fevereiro/2013).

Prefeito eleito na busca de recursos financeiros

Em preparação para a administração da Prefeitura de São Miguel do Passa Quatro que inicia em janeiro de 2013, o prefeito eleito Dr. Humberto já conseguiu  carimbar no oraçamento dos governos estadual e federal Emendas Parlamentares com destinação de recursos financeiros para o Município. No Orçamento da União as emendas foram destinadas pelos Deputados Federais: Pedro Chaves, Dona Iris,  Rubens Otoni e pelo Senador Wilder Morais. No Orçamento do Estado as emendas foram apontadas pelos Deputados Estaduais: Waguinho e Bruno Peixoto. Para fazer uma boa administração, Dr. Humerto e Dr. Elson já percorreram órgãos dos governos Estadual e Federal e também tem mantidos contatos diplomáticos em busca de apoio de autoridades políticas que representam o Estado de Goiás.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Dr. Humerto, Dr. Elson e futuros auxiliares no seminário do TCM-GO



O prefeito eleito Dr. Humberto Paixão, Vice Dr. Élson e futuros auxiliares da próxima administração da prefeitura de São Miguel do Passa Quatro confirmaram presença para participarem do Seminário sobre Transição de Mandato e Controle das Contas Públicas, promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO). 

O seminário será realizado nesta terça-feira (27), a partir das 8h, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. 

O evento conta com mais de 2 mil  inscritos, dentre prefeitos atuais, prefeitos eleitos, secretários municipais atuais e futuros, presidentes de Câmaras, vereadores atuais e eleitos, controladores internos, assessores Contábeis e assessores Jurídicos.

O objetivo do seminário é orientar os atuais gestores e novos eleitos sobre os procedimentos e cuidados a serem observados na mudança de governo, visando minimizar possíveis efeitos danosos dessa transição, de forma que não seja prejudicada a continuidade do atendimento dos serviços básicos à população.

Os presentes assistirão a palestras com diretores, secretários e procuradores do TCM sobre regras para prestação de contas, controle interno municipal, regras para transição de governo, Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), admissão de servidores municipais, fixação de subsídios dos agentes políticos, dentre outros.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Prefeitura convoca aprovados do Concurso Público


A Prefeitura de São Miguel do Passa Quatro publicou  no Diário Municipal de Goiás, no dia 21/11/2012, Edital de Convocação dos candidatos aprovados no Concurso Público n.º 001/2012 para providenciarem toda documentação e comparecerem na prefeitura para fins de serem empossados.
Lista dos aprovados e convocados
Técnico em Enfermagem
  • Maria de Lourdes Pereira de Oliveira
  • Monica Maria Rodrigues
  • Flaviane Silva Zumba
 Professor de Biologia
  1. Misael Paula Brandão
 Professor de Pedagogia
    • Reny Souza Ribeiro
    • Ruth Marques Carvalho Lemes
    • Valdete Batista Braga
 Professor de Geografia
  • José Afonso de Aleluia
 Professor de Matemática
  • Susy Adelina Mateus
  • Fernanda Francisca do Prado Sousa
 Professor de Educação Física
  • Antonio Pires Basílio
 Professor de Letras
  • Giselma Marlene de Carvalho

Agente de Serviços Gerais
  • Delubia Vieira
  • Meire Fátima Santana
 Motorista II
  • Marcos Martins de Carvalho
 Profissional Administrativo
  • Heraldo Lelis de Sousa Silva
  • Douglas Reginaldo da Cruz


Escola Municipal promove formatura do PROERD

Cerca de cinquenta alunos de 5.º ano do ensino fundamental da Escola Municipal "Centro de Aprendizagem Professor José Arnaldo Batista" cidade de São Miguel do Passa Quatro receberão Diploma de Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD. O Comandante do 11º Batalhão de Polícia Batalhão Corumbá, e instrutores do PROERD do 11º BPM, Secretaria Municipal de Educação e direção da escola já estão distribuindo os convites para a solenidade da formatura que será realizada no dia 30 de novembro às 9 horas.

TSE pode mudar vereador de Passa Quatro



Gilmarinho
Julgamento do TSE pode derrubar a vitória de reeleição do vereador Plínio José de Almeida “Cabo Plínio” que teve 160 votos e garantir a vitória ao cargo de vereador de Gilmar José da Costa “Gilmarinho” que teve 150 votos nas eleições de 2012. Isto porque corre na justiça, no Tribunal Superior Eleitoral, um processo que reivindica o deferimento da candidatura de Sebastião Moreira dos Santos “Moreira” da coligação governo participativo. O Moreira que teve o pedido de registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral de Vianópolis e também pelo Tribunal Regional Eleitoral por alegações de analfabetismo recorreu no TSE e aguarda de forma definitiva o julgamento do processo. O Moreira que é do PR teve 19 votos que não foram contados para efeito de legenda. Caso o TSE aprove sua candidatura estes votos serão contados e o acréscimo de votos da legenda garante mais uma vaga de vereador pela Coligação Governo Participativo e isto irá beneficiar o “Gilmarinho” que será eleito para ocupar a nona cadeira da câmara de vereadores para a próxima legislatura do município. Cabo Plínio já comemorou e corre o risco de ficar de fora. Gilmarinho que esta de fora aguardando o julgamento do Moreira está mais do que animado e já está comemorando a vitória, isto porque no dia 20/11/2012 o TSE registrou em decisão monocrática no recurso especial nº 42-85.2012.6.09.0061 o Provimento ao recurso especial. Portanto, o TSE aprovou o registro de candidatura do Moreira. No entanto, a decisão cabe recurso, podendo mudar ou retardar a decisão já tomada pelo TSE. Julgamento do TSE aqui.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Reforma da praça

O Governo Federal liberou o valor de R$139.820,00 para a realização de uma reforma geral na Praça Sebastião Gonçalves da Silva, em São Miguel do Passa Quatro. Com os trabalhos de reforma, em realização no pleno período de campanha eleitoral, o assunto não ficou de fora do debate político do município. A reforma foi determinada para início em 21 de maio e conclusão em 21 de agosto de 2012. Devido ao atraso de conclusão, no dia 08 de setembro em comício realizado pela coligação governo participativo a obra foi duramente criticada. Aconteceu que após as criticas e a população não sabendo o motivo a placa da foto desta postagem foi retirada do local e logo depois a praça foi dada como concluída e aberta para a população. No entanto, comenta-se que a reforma foi entregue sem a realização de alguns ítens previstos no projeto como por exemplo a construção de uma fonte luminosa. Comenta-se também na cidade que uma vistoria fiscalizatória reprovou a reforma e logo após a placa foi novamente fixada na praça. Assim sendo, a reforma da praça continua inacabada. Certamente a responsabilidade deverá ser arcada pela próxima administração, do novo prefeito eleito que inicia em janeiro de 2013. 

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A solidão do crescimento



O PREÇO DO CRESCIMENTO
Fonte da imagem: Google
Quando o bebê chega ao mundo, até que a recepção a ele, na maioria dos casos, é fantástica! Quando experimenta crescer e fazer gracinhas, consideradas pelos outros como impróprias para sua faixa etária, aí começam as críticas. O crescimento começa a doer muito cedo... Se for espertinho, logo, logo, o bebê vira moleque. Quando vai para a escola maternal, começa a ser chamado de aluno e como tal, o “avaliam” o tempo todo. Lá tem coleguinhas... e os coleguinhas disputam entre si quem é o seu melhor amigo. Quantos amigos!

O tempo passa e o jovem se enche de amigos. À medida que transcorrem as mutações da vida, amigos se afastam, porque se transferem para outros lugares. Uns se desinteressam pela relação, porque, “quem diria: o tal, antes tão simples, agora só tira um notão”. Muitos somem, devido à mudança de classe social. “Nem parece aquele que conheci”... A solidão pelo crescimento é sorrateira, não é de uma hora para a outra.

Até ser chamado de adulto, o ser humano já amargou, a duras penas, o processo de ser alguém, de alcançar êxito em algum projeto e, se for bonito, coitado, sabe o que é ser discriminado pelo isolamento do fechadíssimo “clube dos belos sofredores”. O “feíssimo” também sabe o preço. Não é barato crescer, ser diferente, marcar presença, brilhar. Certa vez, uma jovem exclamou: “Como as pessoas são solidárias, como elas socorrem aos que precisam... tenho uma vizinha com uma perna só que é super protegida pelos seus amigos”. Então a pessoa que estava ao seu lado disse em tom de desabafo: - Experimenta ter duas pernas”.

Existe um pensamento muito bonito que diz:

“Se você trata uma pessoa como você imagina que ela é, ela se torna pior do que é. Se você trata uma pessoa como você gostaria que ela fosse, ela se torna melhor do que é”.

O ser humano julga e é julgado o tempo todo. A inveja, sobretudo, interfere profundamente na avaliação. Na ânsia de representar-se melhor, todos os recursos são amplamente usados. Uns até convencem, outros revelam as contradições e as artimanhas do humano.

Conta a tradição grega que o filosofo Aristipo, querendo demonstrar sua sabedoria e modéstia, vestiu-se com uma velha túnica cheia de remendos e furos. Empunhou o báculo da filosofia e foi-se pelas ruas de Atenas. Quando Sócrates o viu chegar em sua casa, exclamou:

- Ó, Aristipo! Vê-se a tua vaidade através dos furos de tua roupa!

Você conhece alguém que finge estar cochilando, só para tentar desestruturar o outro, quando ouve uma conferência que imagina não ser capaz de fazer igual? O invejoso não tem autoconsciência, automotivação, auto-estima, mobilizados. Ele não sabe que pode muito mais e subestima seu potencial. E aquele que finge ignorar a ascensão do outro? Ao apresentar a pessoa nunca a designa com seu título maior, sempre a menospreza e tenta diminuir-lhe o status.

Inveja é uma doença, uma disfunção cerebral e não tem cura, mas um tratamento pode reduzir a ação do mais perigoso vírus destruidor do cérebro humano.
Conta a lenda que a inveja e a ganância iam andando de mãos dadas, de repente, chutaram uma lâmpada maravilhosa e de lá pulou um gênio. Muito feliz, ele disse:


- Podem pedir tudo o que sonharem que lhes darei. Antes, respondam: quem nasceu primeiro a inveja ou a ganância?

A inveja convenceu que ela nasceu primeiro!

-Tudo bem, disse o gênio, pense bem, inveja, o que você pedir, darei em dobro para a ganância.

A inveja pensou, pensou e pediu: Fure um olho meu!

Aos dois anos, a criança já sofre com inveja do outro. Se não tiver a mãe, uma professora, alguém enfim que possa orientá-la, ensinar mesmo como controlar esse vírus que pode atacar as emoções, a carga torna-se pesadíssima, um grande transtorno, porque quem mais sofre é o invejoso. A Bíblia diz: ”A inveja é a podridão dos ossos”. (Pv 14:30).

Era uma vez uma linda árvore que pensava. E pensava muito. Um dia, funcionários da prefeitura a encontraram num lugar inexpressivo, carregada de flores, e logo a transportaram para o jardim mais importante da cidade. Colocaram-na no meio da praça! Entusiasmada, ela agigantou-se, cresceu mais e produziu mais flores.

Certa vez, fiscais da prefeitura passaram por lá e viram seus belos galhos por cima dos fios de eletricidade, então mandaram podá-la. A árvore ficou triste e pensou: “Não cresço mais deste lado.” Depois de algum tempo, passou de novo a fiscalização e achou que a árvore crescera de modo desproporcional: mandou podá-la do outro lado. Muito triste, a árvore pensou: “Não cresço mais deste lado também”. E começou a crescer só para cima.

Não demorou muito e a fiscalização olhou para aquela árvore comprida... sem graça, e tomou providências: mandaram podá-la novamente. Revoltada, a árvore resolveu parar de crescer para qualquer lado.

O tempo passava e a árvore não quis mais crescer para lado nenhum. Então os ficais resolveram cortá-la, definitivamente, e plantar outra em seu lugar.

Moral da história: As pessoas vão lhe cortar sempre, principalmente, se a sua árvore da vida produzir flores e frutos; mas nunca desista de crescer...

“O desejo cumprido é árvore de vida”. (Pv 13:12). 

Ivone Boechat  /  PhD  /   Nota: Ivone Boechat de Oliveira, professora e escritora brasileira, é natural de Bom Jesus do Itabapoana/RJ. É Bacharel em Direito, pela Universidade Cândido Mendes; Graduada em Pedagogia e Pós-Graduada em Educação, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; e Mestre em Educação e PhD em Psicologia da Educação, pela Wisconsin International University, dos EUA. Ivone é membro da Academia Duquecaxiense de Letras e Artes, em Duque de Caxias/RJ; tem 16 livros publicados; e é Conferencista Internacional. Recebeu re ecentemente a "Medalha Lux In Tenebris", do Sindicato dos Professores do Estado do Rio de Janeiro.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Deputados aprova mudança de nome da GO 219

O jornalista Vassil Oliveira publicou no seu twitter a notícia que foi aprovado ontem (14/11/12), pela Assembléia Legislativa de Goiás a mudança do nome da GO-219, Rodovia que liga Bela Vista de Goiás a São Miguel do Quatro. De acordo com o projeto aprovado a GO 219 passa a ter a denomição de GO 219  “Saladi Helou” (Leia sobre Saladi Helou, pequeno texto). Ainda, na publicação, no twitter, Vassil Oliveira deixou a seguinte crítica "Ok, mas falta terminar o asfalto lá, né"? Twitter do Vassil

Pensando também no comércio, indústria e turismo

O prefeito eleito de São Miguel do Passa Quatro, Dr. Humberto Batista da Paixão está trabalhando para formar a equipe de secretariado para a próxima gestão administrativa da prefeitura da cidade. O desejo era anunciar todo secretariado até o dia dez de novembro. No entanto, o tempo não foi suficiente para a formação da equipe. Dr. Humberto continua com a idéia da possibilidade de extinguir a secretaria de esportes, secretaria de assuntos externos e secretaria de finanças, as funções destas passarão a serem executadas por cargos de diretorias incorporadas em outras secretarias, isto para diminuir gastos e otimizar a administração do município. Porém, surgiu a idéia da possibilidade da criação de uma  secretaria de comércio, indústria e turismo. O prefeito eleito precisa de um tempo maior para conversar democraticamente com partidos aliados e definir a equipe de secretários para a gestão administrativa de 2013 a 2016. Dr. Humberto vai anunciar todo secretariado tão logo a equipe esteja integralmente formada.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Vice-prefeito eleito está assíduo no Facebook



Facebook é um site e serviço de rede social  que reúne amigos, pessoas para participarem de relações de afetividades, amizades, informações, esclarecimentos e etc. No quesito participação e uso deste espaço de comunicação da modernidade, o vice-prefeito eleito de São Miguel do Passa Quatro, Dr. Elson Gonçalves de Oliveira vem se apresentando como um ativo e excelente membro do Facebook. Na sua última e recente participação escreveu a mensagem abaixo intitulada de:

 AMAR O FILHO
Amar o filho é dar carinho, sustento, educação
Amar o filho não é deixá-lo fazer o que bem entender
Amar o filho é estabelecer limites à sua conduta
Amar o filho é atribuir-lhe responsabilidades
Amar o filho é repreendê-lo no erro
Amar o filho é fazer valer a autoridade de pai e de mãe
Amar o filho é encaminhá-lo na vida pelas trilhas do bem
Amar o filho é mostrar-lhe que Deus existe e está acima de tudo

A propósito, você ama o seu filho?
 

sábado, 10 de novembro de 2012

Grave acidente mata mãe e filho

Um grave acidente, capotamento de um veículo Hilux, ocorrido por volta das 9:00 horas da mahã, deste sábado,  na GO 139, nas proximidades de São Miguel do Passa Quatro, matou  uma mulher de 34 anos e seu filho de 5 anos de idade. Ainda, três pessoas que também estavam no veículo foram encaminhadas com urgência para hospitais de Goiânia. De acordo com informações do Hospital Municipal Santo Antonio faleceram no acidente  mãe e filho de uma família que viajavam de Brasília para a cidade de Caldas Novas. Já são 18:30 horas da tarde e apesar dos óbtos terem ocorridos no período da manhã os corpos ainda estão no hospital municipal de São Miguel do Passa Quatro aguardando a chegada do IML - Instituto Médico Legal. Desespero e muita tristeza ficaram marcados nos semblantes das pessoas que participaram do socorro das vítimas.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Feira de Ciências

A Comunidade Escolar do Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado tem como tradição realizar e apresentar todos os anos na unidade escolar o projeto "Feira de Ciências". Com os trabalhos  desenvolvidos por alunos, com a coordenação e apoio de professores os trabalhos deste ano estão colocados em standes para amostra à toda comunidade escolar. Hoje (09/11/12) várias pessoas visitaram os trabalhos na escola nos turnos matutino e vespertino. Os trabalhos serão apresentados também no turno noturno.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Dia chuvoso

Notícia do Goiás Agora
Segundo previsão do Sistema de Meteorologia e Hidrologia da Sectec, hoje o dia será chuvoso em todo o Estado devido à chegada de uma baixa pressão. Há possibilidade de ocorrência de chuvas fortes com raios e rajadas de vento. Em Goiânia, o dia será chuvoso, sendo que em alguns pontos da cidade podem ocorrer temporais. A umidade relativa do ar estará acima dos 50%. A temperatura máxima não deve passar dos 27º C no período da tarde.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Presidenta discursa sobre combate a corrupção



Notícia do Blog do Planalto
A presidenta da República, Dilma Rousseff, afirmou, durante cerimônia de abertura da 15ª Conferência Internacional Anticorrupção (IACC), nesta quarta-feira (7), que “no Brasil, a prevenção e o combate à corrupção são, hoje, práticas de Estado”. Dilma ainda ressaltou a importância de que o apelo anticorrupção não se confunda com discursos contra a política ou contra o Estado.
O combate ao malfeito não pode ser usado para atacar a credibilidade da ação política. Deve, ao contrário, valorizar a política, a esfera pública e o conflito democrático entre projetos que nela tem lugar. Deve reconhecer o papel do Estado como instrumento importante para o desenvolvimento, a transparência e a participação política. O Estado é o destinatário privilegiado das mobilizações por transparência. Por isso todas as ações que constroem a transparência são essenciais”, ressaltou. Notícia completa AQUI.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Prefeito eleito quer reconstruir o antigo predinho



Antigo Predinho de Passa Quatro

Ao ser entrevistado pela Rádio 730, O prefeito eleito de São Miguel do Passa Quatro, Dr. Humberto foi questionado sobre demolições de prédios de tradição, patrimônio histórico, como o predinho desta fotografia que traz lembranças do passado da cidade. Como também o coreto da Praça que foi demolido pelo atual prefeito da cidade.

Em resposta:
O prefeito eleito Dr. Humberto disse que vai valorizar o patrimônio histórico cultural e natural do município. Disse que  tem a intenção de reconstruir o antigo predinho, o coreto, o banheiro público e colocar de volta os bancos da Praça Sebastião Gonçalves da Silva.

O Antigo predinho foi demolido pela câmara municipal de vereadores na legislatura 1997 a 2000. Era uma das obras histórica mais famosa de São Miguel do Passa Quatro. O antigo predinho não sai da lembrança e nem de comentários do povo. O reconhecido político Iris Rezende disse que o demolido predinho de São Miguel do Passa Quatro foi a  primeira obra que viu construída com mais de um andar. Iris Rezende já criticou publicamente a demolição do predinho.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Dr. Humberto é entrevistado pela Rádio 730

"Sei que a população não vai arrepender porque iremos fazer um bom governo." Veja e ouça a entrevista AQUI.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Dia de Finados em Passa Quatro



Hoje, dois de novembro - Dia de Finados, um grande número de pessoas visitaram seus entes queridos no cemitério Santo Arsênio, em São Miguel do Passa Quatro.

Às 9 horas do período matutino foi celebrada Missa de Finados, presidida pelo Padre Ademário Benevides. 

Dia de Finados é dia de celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É dia de amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca. Celebrar a vida eterna nunca vai terminar porque vida em comunhão íntima com Deus é agora e sempre. 

Que Deus dê vida confortável para todos que estão na caminhada terrena. Que a Luz do Senhor brilhe sempre na vida eterna dos nossos entes queridos.
Amor e Paz!