sexta-feira, 5 de abril de 2013

O Pioneiro Fefé

Florípio José Elias, o poplar Fefé é um pioneiro de São Miguel do Passa Quatro. Foi vereador de 1977 a 1983 e vice-prefeito de 1983 a 1989, quando São Miguel do Passa  Quatro ainda era distrito de Silvânia. Fefé prestou relevantes serviços a São Miguel do Passa Quatro, ajudou implantar no ano de 1987 o 2º grau no colégio estadual. Fefé lembra que antes desta conquista todos os estudantes que aqui concluíam a 8ª série tinham que mudar para dar continuidade nos estudos ou eram obrigados a parar de estudar.
 
Nos anos de 1986, 1987 e 1988, exercendo cargo de vice-prefeito conseguiu convencer o prefeito Milton Tavares  a contratar um transportador, o Manoel Tobias, e depois a Empresa Paraúna para transportar os alunos de Passa Quatro para fazer o 2º grau na cidade de Cristianópolis. Fefé faz referencia que este foi um tempo histórico da educação local, uma vez que os alunos que concluíram o 2º grau em Cristianópolis foram os primeiros a terem este grau de estudo que decidiram continuar morando e servindo a São Miguel do Passa Quatro.
 
Fefé foi pioneiro também na luta pela independência político- administrativa de São Miguel do Passa Quatro. Ele lembra que a lei exigia a existência de 200 casas e 100 eleitores, mas as casas eram insuficientes. Então ordenou a incorporação das casas das chácaras da redondeza do antigo patrimônio no processo, coordenou a elaboração de um abaixo-assinado com 160 assinaturas e entregou o documento nas mãos do deputado João Natal, solicitando autorização de realização de um plebiscito para provar o desejo do povo de tornar-se independente  e caminhar com suas próprias pernas, ter suas autoridades municipais e arrecadação própria. O plebiscito foi autorizado. 
 
O pioneiro disse que após a autorização do plebiscito  veio outra batalha, a campanha pelo voto no sim. No dia do plebiscito os eleitores foram transportados e no final do dia histórico a urnas foram abertas: 690 eleitores votaram no sim (favorável pela criação do município) e 40 eleitores votaram no não (contrários à emancipação político administrativa do município). Com a vitória do sim nasceu São Miguel do Passa Quatro como um ente independente da Federação brasileira.

Após a emancipação as mudanças vieram de forma radical, o povo passou a conviver de forma direta com prefeitos e vereadores. O município passou a ter arrecadação própria, muito dinheiro e muitos benefícios vieram para a nova cidade.
 
Fefé disse que tem orgulho dos estudantes do município que são bem sucedidos na competividade do trabalho e provas dos vestibulares, tem também grande satisfação de ter participado ativamente do processo de criação de São Miguel do Passa Quatro. 
 
Outras pessoas importantes que poderemos mencioná-los em outras reportagens também participaram juntamente com Fefé da luta pela emancipação de São Miguel do Passa Quatro.
Com entrevista de Março de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário