terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Prefeito trabalha para restabelecer convênios

O Prefeito de São Miguel do Passa Quatro, Dr. Humberto Batista da Paixão, está trabalhando para reorganizar a documentação e restabelecer os convênios do município  com os governos federal e estadual. Dr. Humberto disse que está tendo que trabalhar com muito empenho para reorganizar, corrigir problemas para recolocar os convênios na legalidade e dar continuidade na construção das obras  conveniadas, como construção de escola, construção da feira do artesanato e outras obras.

Vereador entra de licença por dois meses

Vereador João Paulo
O Vereador de São Miguel do Passa Quatro, João Paulo Fogaça (PSDB) licenciou-se do cargo pelo período de sessenta dias. João Paulo Fogaça  tinha feito a solicitação da  licença em Sessão Ordinária da Câmara Municipal realizada no dia  dezoito de fevereiro. a solitação foi atendida e logo após o presidente da câmara convocou a suplente da coligação, Ediana Mirelli Rosa Carlos Correia para assumir o cargo por sessenta dias, período em João Paulo goza de licença. A solicitação da livcença do vereador vem com a alegação de  motivos particulares. Fonte: Câmara Municipal.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Obra da ponte foi concluída e liberada

O Secretário Municipal de Transportes e Obras Rurais de São Miguel do Passa Quatro, José Ricardo de Aleluia, o popular Zé Tatú, disse que foi concluída hoje (23/02) a obra de construção da ponte sobre o córrego mato grande, nas proximidades do César do Franklim. Geograficamente, esta ponte situa-se numa localidade estratégica e de grande importância para o município. O acesso por esta ponte liga a cidade e várias outras regiões rurais com a grande região denominada matoso. O Secretário Municipal disse também que a ponte foi construída com  uma estrutura muito boa e suporta o peso de 46 toneladas. A ponte desta localidade sempre foi problematica, devido a enchentes, quase todos os anos a tal da ponte tinha que ser refeita ou reformada. Desta vez, a obra foi feita com boa estrutura para suportar a força de enchentes e permanecer intacta, afirmou o Secretário Municipal deTransportes e Obras Rurais.    

Deputados Belchior e Waguinho em Passa Quatro

Os Deputados Estaduais Samuel Belchior e Wagner Siqueira estiveram ontem (22/02) em São Miguel do Passa Quatro. Os parlamentares do PMDB visitaram o Prefeito Dr. Humberto, Vice-prefeito  Dr Elson e Secretários Municiapais. Na visita os deputados coletaram as dificuldades e reivindicações da administração municipal.  A visita também teve objetivo partidário, os dois parlamentares estão visitando vários municípios de Goiás para ouvir sugestões sobre o próximo pleito eleitoral, eleições 2013.


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Biblioteca vai ganhar livros de Dr. Elson e família

O vice-prefeito, Dr. Elson Gonçalves de Oliveira, juntamente com sua família vai fazer a doação de aproximadamente mil livros literários para a Biblioteca Municipal de São Miguel do Passa Quatro. Dr. Elson  disse ainda que pretende aproveitar o momento em que o vereador Franksley (PMDB) apresentou o Projeto de Lei que Cria o Centro Municipal de Cultura e o Programa de Proteção ao Patrimônio Cultual  para realizar um encontro das escolas e fazer a doação dos livros. Dr. Elson é escritor de livros e está trabalhando para ampliar o acesso, dar visibilidade e fortalecer os laços culturais de São Miguel do Passa Quatro.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Campeonato Municipal de Futebol 2013

O Diretor de Esportes de São Miguel do Passa Quatro, João Carlos, disse que o campeonato municipal de futebol, edição 2013, terá início em breve. Foram inscritas para disputar o certame oito equipes, sendo: Porto, Juventus, Primavera, Real, Regatas, Paulino Calçados, Arcenal e Master. Os jogos serão realizados nos finais de semana, sábados e domingos, às 16:00 horas. De acordo com o regulamento aprovado pelos clubes, cada equipe poderá contratar 4 jogadores considerados de fora do município. João Carlos disse também que a arbitragem será feita por juízes de outras cidades. Cada equipe vai ganhar da prefeitura municipal o  uniforme, jogos de camisas, calções e meiões.

Efeito da ingestão do álcool


Levantamento do Ministério da Saúde divulgado ontem (19) mostra que uma em cada cinco vítimas de acidente de trânsito atendidas nos prontos-socorros do país estava sob efeito de bebida alcoólica. A pesquisa, cujos dados são referentes a 2011, aponta ainda que as pessoas alcoolizadas estão mais sujeitas a hospitalização e a morte em decorrência do acidente. O estudo também concluiu que 49% das vítimas de agressões haviam consumido álcool quando foram agredidas. Para o ministério, isso mostra que a ingestão de álcool não está relacionada só ao agressor.  As principais vítimas são homens com idade entre 20 e 39 anos.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Projeto Lei sobre cultura é apresentado pelo vereador Franksley

O Vereador Franksley Márcio de Araújo (PMDB) é autor  do Projeto de Lei que cria o Centro Municipal de Cultura e o Programa de Proteção ao Patrimônio Cultual do Município de São Miguel do Passa Quatro. Franksley disse que aproveitou uma sessão extraordinária para dar entrada do projeto, em pauta, o projeto deve ser discutido pelos vereadores a partir da próxima segunda-feira (18/02), quando inicia os trabalhos do poder legislativo, legislatura 2013 a 1016. Franksley argumenta que o projeto tem como finalidades: Guardar e preservar os documentos, monumentos, obras, objetos, criações científicas, artísticas, tecnológicas, publicações, fotografias e tudo que representa a cultura do município, seja de natureza material ou imaterial. Mais detalhes aqui.

Cidade foi selecionada para implantação do PROVAB

O Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), vai ser implantado no Município de São Miguel do Passa Quatro. A adesão do município ao programa é resultado do empenho do Prefeito Dr. Humberto e da Secretária Municipal de Saúde Marlene Aleluia. A Secretária disse que o Programa prevê a contratação de um médico para realizar atendimentos no Posto Municipal de Saúde. O Programa tem a duração de um ano, podendo ser renovado a cada ano e os recursos para pagamento do médico serão destinados pelo Governo Federal. O edital n.º 6 de 4 de fevereiro de 2013, de seleção dos municípios e convocação de médicos para execução do programa foi publicado no Diário Oficial da União.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Zazá quer apresentar Programa na rádio comunitária

À esquerda Zazá,  direita Ataualpa
O cantor Zazá Brasil, que compunha dupla sertaneja com o Zezé da dupla Zezé de Camargo e Luciano esteve em São Miguel do Passa Quatro. O cantor que trabalha em carreira solo estava acompanhado do Secretário Municipal da Prefeitura, Ataualpa. Zazá procurou a direção da Associação dos Moradores de São Miguel do Passa Quatro e solicitou espaço para apresentar um programa na Rádio Comunitária São Miguel FM, tão logo que a rádio seja instalada na cidade. Conversando sobre a carreira de cantor, Zazá disse que regravou a pedido do Arcebispo Dom Washington Cruz a música Santa Maria do Brasil e que em breve o novo CD será lançado. Os dirigentes da associação, responsáveis pela instalação da rádio estão trabalhando para colocar a rádio para funcionar o mais rápido possével.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Fotografia de 1990 recorda time Olympikus

Clik na foto para ampliar
Ontem, recebi esta fotografia que traz a recordação do Olympikus,  time de futebol criado em São Miguel do Passa Quatro. Com esse time, disputamos campeonatos no município, jogamos contra  a Owel em Goiânia e contra várias times de várias cidades. Relação do time, de pé, da direita para a esquerda: Técnico Manoel Canedo, Gilberto Machado, Zequinha Aleluia, Edmar Aleluia, Dr. Humberto, Ubsair Elias, Altair Militão, Fabrini Canedo e Altair do Nenzão. Agachados, da esquerda para a direita: Roswel, Evangelino, Juninho Marçal, Vinícius (filho do Nego Garcindo), Antonio Pires, Silvio Sousa, Sandro e Hermes Elias. O técnico Canêdo tinha grande influência e apoiava com muito empenho o futebol da cidade.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Leitor diz que P4 prestigia interesse particular

O P4, é uma logomarca criada pelo ex-prefeito Márcio Cecílio, marca esta aprovada pela câmara de vereadores da legislatura passada e sancionada pelo ex-prefeito, tornando-a como lei para uso obrigatório em documentos, bens móveis e imóveis da prefeitura municipal. No ínício da atual administração, foi dado  inicio a um trabalho de retirada desta marca em carros, prédios e documentos municipais. No entanto, o prefeito Dr. Humberto foi comunicado pelo presidente da câmara Cabo Plínio sobre a obrigatoriedade do uso da logomarca. Sobre o assunto e uso desta marca,   o Blog Tribuna de São Miguel, recebeu do leitor Márcio Lemos, o seguinte comentário: "Não sou da cidade mas o que vejo é que essa marca está mais ligada à imagem do ex-prefeito Marcio do que ao próprio município, penso que o mais ético seria usar os próprios símbolos oficiais, ou seja, encaminhar mensagem do executivo ao legislativo para que seja alterada essa lei, que tão somente serve para prestigiar interesses particulares e não coletivos".



sábado, 9 de fevereiro de 2013

Secretária de Saúde apresenta relatório de serviços realizados

A Secretária de Saúde de São Miguel do Passa Quatro, Marlene Lourenço da Costa Aleluia, apresentou relatório de serviços prestados referente ao mês de janeiro de 2013. O relatório foi entregue para o prefeito em reunião do secretariado municipal. Marlene disse que é determinação do Prefeito Dr. Humberto atender com presteza e eficiência as pessoas que procuram os serviços da saúde municipal, disse também que teve total apoio da gestão comandada por Dr. Humberto, e que  mesmo diante das dificuldades de início de mandato, a equipe da saúde municipal conseguiu  fazer um  bom trabalho e atender todas as pessoas que procuraram os serviços da saúde municipal.
Relação de serviços prestados no mês de janeiro de 2013

No Hospital

  • Foram realizadas 908  consultas;
  • 1.665 procedimentos ambulatorial, sendo: curativos, aferição de pressão arterial, administração de medicamentos injetáveis e oriais, pequenas cirgurgias e suturas, retirada de pontos, teste de glicemia, aerosol, drenagem de abcesso e imoblização com ou sem gesso;
  •  14 internações e 37 obeservação a curto prazo;
  • 10 visitas domiciliar com médico;
  • 15 visitas com enfermagem;
  • Encaminhamento de 13 pacientes para Goiânia;

Serviços realizados no PSF
  • 37 consultas médicas;
  • 11 curativos domiciliares;
  • 121 doses de vacinas aplicadas;
  • 03 teste do pézinho;
  • 08 teste da mamãe;
  • 43 coleta de prevenção do colo uterino;
  • 02 reuniões educativas;
  • 47 visitas domiciliares da enfermeira;
  • 1027 visitas dos Agentes Comunitário de Saúde;
  • 431procedimentos odontológicos;
  • 41 chequinhos emitidos p/ exames;
  • 10 consultas agendadas através do SAMU;
  •  417 exames laboratoriais;
  • 03 pacientes transportados p/ tratamento de audição, em Trindade, (aparelho); 
  • 134 pacientes transportados p/ Goiânia no carro VAN;
  • 91 pacientes transportados p/ Goiânia no UNO e Ambulância;
  • 16 emergências, pacientes regulados pelo SAMU, transportados em ambulâncias p/ Goiânia;
  • 05 pacientes transportados para tratamento em Brasília;
  • Revisão Mecância de 02 ambulâncias;
 Vigilância Sanitária
  • Visitas de fiscalização e oritentações para retirada de entulhos, limpeza de quintais sujos, prevenção e combate de  caramujos;
  •  Formação de CCIH p/ organização de documentos hospitalares junto a Vigilânia Sanitária Estadual;
Núcleo de Controle e Vetores
  • Realização de recolhimento e tratamento completo de pneus e lixo a céu aberto;
  • Foi realizado levantamento do programa LIRA (índice rápido do mosquito da dengue) e as larvas encontradas foram levadas ao laboratório de Silvânia para análise;
  • Realizada orientações e conscientizações em visitas domiciliares pelos agentes de endemias;
  • Atendimento domiciliar para atender denúncias de possíveis existência de babeiros na zona rural;
  • Realização de detetizações em prédios de órgãos da prefeitura - escolas, garagem, hospital e creche;
Famácia Básica

  • Entega de 48 itens de medicamentos, sendo: 28.417 comprimidos e blíster;
Serviços Administrativos
  •  Informações da Saúde Municipal transmitidas para Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde, fins de manutenção, solicitação e liberação de recursos financeiros para o município;
  • Contratação de 3 médicos, sendo: Dr. Júnior, Dr. Orlando, Drª Heloísa;
  • Dr. Alcides (médico efetivo);
  • Contratação de três técnicas de enfermagem (chamada por concurso);
  • Contratação de um motorista (chamado por concurso);
  • Disposição da Enfermeira do Estado Luzia Pires p/ trabalhar integralmente no município;
  • Contratação de serviços laboratóriais para realizar os exames da saúde municipal;
  • Contratação de uma Fisioterapeuta para o Programa HIPERDIA;
  • Contratação de um servidor direto em Goiânia para agendamento e acomapanhamento para fins de agilizar a liberação de exame, consultas e cirurgias;
  • Serviços de continuidade da construção do prédio municipal: PSF- Estratégia Saúde da Família (Convênio Governo Federal);
  • Serviços de continuidade da construção do prédio municipal: Academia de Saúde (Convênio Governo Federal);
A Secretária Municipal de Saúde disse que pretende divulgar mensalmente o relatório de serviços prestados pela equipe de trabalhadores da saúde municipal.
 


Descrição: https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Recurso Eleitoral é Julgado pelo TSE

 Sobre o Processo RESPE N.º 4285 - Recurso Especial Eleitoral, em que Sebastião Moreira dos Santos pede o deferimento de sua candidatura, afim de que seus votos sejam somados em favor da Coligação Governo Participativo - Eleição Muncipal de São Miguel do Passa Quatro, realizado em 2012,  O Tribunal Superior Eleitoral  - TSE, na  3.ª Sessão Ordinária Jurisdiconal, realizada no dia 07 de fevereiro de 2013, decidiu por unanimidade o seguinte: "não conheceu do agravo regimental, nos termos do voto reajustado do Relator. Votaram com o Relator a Ministra Luciana Lóssio e os Ministros Marco Aurélio, Dias Toffoli, Nancy Andrighi, Laurita Vaz e Cármem Lúcia (presidente)". Informação não oficial diz que "Agravo Regimental é um recurso judicial existente no tribunal com intuito de provocar a revisão de sua própria decisão". Assim sendo, o TSE votou por unanimidade pelo deferimento da candidatura do Moreira e isto provoca alteração na câmara de vereadores de São Miguel do Passa Quatro, pois os votos do Moreira garante mais uma vaga para a Coligação Governo Participativo e neste quem assume a vaga é Gilmar José da Costa (DEM). O Presidente do Democrata, Anderson Abrantes Dias, disse que recebeu ligação do advogado informando que "tinha dado certo  a decisão do TSE e que nos próximos dias a decisão deverá ser enviada para a Comarca de Vianópolis - Justiça Eleitoral, com a determinação de data para empossar como vereador Gilmar José da Costa". 


Começa hoje a festa do carnaval na cidade

Começa hoje (08/02) a festa do Carnaval em São Miguel do Passa Quatro.  O Diretor Municipal de Turismo da cidade, Ivan dos Santos, disse que a folia carnavalesca terá início às 20 hs desta sexta-feira com programação para término no dia 12 de fevereiro. Ivan dos Santos disse ainda que a festa que será animada com som automotivo acontecerá na praça Sebastião Gonçalves da Silva e conta com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Conselho Tutelar da Cidade. Durante a festa o comércio da localidade não poderá vender bebidas armazenadas em garrafas de vidro.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Prefeito solicita da SSP-GO segurança para população

Preocupado com atos de violência e assassinatos que vem ocorrendo em São Miguel do Passa Quatro, o Prefeito Dr. Humberto Batista da Paixão esteve hoje (06/02), em Goiânia, com o Governador Marconi Perillo e com o Secretário de Segurança Pública de Goiás, Joaquim Mesquita. Dr. Humberto relatou os problemas de violência que tem acontecido no município, entregou ofício pessoalmente  com a solicitação de providências. O Secretário da Segurança Pública de Goiás Joaquim Mesquita  disse ao prefeito que irá determinar a tomada de providências. Tomara que o Secretário Joaquim Mesquita, autoridade responsável pela segurança  da população de Goiás  determine de fato a tomada de providências para que novos assassinatos não venha ocorrer em São Miguel do Passa Quatro. Logo após o assassinato ocorrido neste último final de semana, o  prefeito Dr. Humberto prometeu ir até o Secretário de Segurança Pública de Goiás. Isto feito com brevidade, resta agora aguardar ações determinadas pela Secretaria da Segurança Pública de Goiás.

Prefeito Dr. Humberto reúne com Governador Marconi



O prefeito de São Miguel do Passa Quatro, Dr. Humberto Batista da Paixão, será recebido hoje, (06/02), pelo Governado de Goiás, Marconi Perillo. O encontro será em Goiânia, as 15 horas no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Dr. Humberto  vai aproveitar o encontro para apresentar as necessidades do município e buscar parceria para a administração de São Miguel do Passa Quatro.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Insegurança, revolta, tristeze e medo

Insegurança, revolta, tristeza e medo está bantendo sobre sobre a população de São Miguel do Passa Quatro. No mês de janeiro, o conhecido Natal Maizena foi assassinado em pleno trabalho de gurada no Posto Buriti. Ontem (02/01), o fazendeiro Sebastião Divino Vieira foi assassinado em sua propriedade.  Outros atos de violência que tempos atrás não existiam  vem acontecendo e assustando a população. Hoje, no velório do fazendeiro Sebastião Vieira, homem simples, humilde, honesto, trabalhador, bom pai de família foi de revolta, tristeza e medo. O povo ficava se perguntando, porque um homem que só fazia o bem foi brutalmente assassinado? Diante da situação de vários atos de violência com mortes, o Prefeito Dr. Humberto disse que vai procurar o Secretário de Estado da Segurança Pública de Goiás, relatar os fatos que vem acontecendo  e pedir apoio para que a paz volte a reinar em São Miguel do Passa Quatro. Que Deus dê conforto para as pessoas que estão sofrendo com os atos mortais de violência. Que Deus toque o coração de todos para que nenhuma pessoa venha cometer atos de violência para tirar a vida de irmãos. Com justiça, todos os filhos de Deus são mereceredores da vida e da felicidade.