sábado, 30 de março de 2013

Festa do Sábado de Aleluia em Passa Quatro

O Diretor de Turismo de São Miguel do Passa Quatro, Ivan dos Santos, disse que a festa do Sábado de Aleluia de São Miguel do Passa Quatro será animada com os cantores Wesley & Marquinhos e também Ronaldo e Banda. A turma da organização  estão neste momento trabalhando  na montagem de barracas, som e iluminação.  A festa será iniciada às 21 horas. 

quinta-feira, 28 de março de 2013

Prefeitura quitou folha de pagamento de março

A Prefeitura de São Miguel do Passa Quatro já quitou a folha de pagamento do funcionalismo municipal do mês de março de 2013. Desde que assumiu o cargo máximo do poder executivo do município, o prefeito Dr. Humberto vem honrando todas as contas e pagamentos fielmente em dia.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Ladrões roubam Lotérica e Correios de Passa Quatro

Furtos e roubos estão tirando a tranquilidade da população de São Miguel do Passa Quatro. Na noite do dia (25/03/13), a agência lotérica foi furtada e logo em seguida,  na noite do dia  (26/03),  a agência dos correios da cidade foi roubada. De acordo com comentários,  ladrões renderam o gerente da agência dos correios  na noite passada  para efetuar o roubo. Como o cofre da agência tem horário programado para abertura, os ladrões ficaram andando na zona rural com  o gerente no carro  até chegar a hora do cofre poder ser aberto. Quando isto aconteceu, os ladrões o levaram até a agência e forçaram a abrir a porta e o cofre para levar o dinheiro. Depois do roubo praticado, o gerente foi deixado no local amarrado. Hoje pela manhã vários policiais estavam na agência dos correios para apuração dos fatos e registro de ocorrência.

Passa Quatro é destaque no editorial da rádio 730

Bandeira de São Miguel do Passa Quatro
Depois da visita, participação e palestra proferida pelo jornalista  e diretor da Rádio 730 de Goiânia, Nilson Gomes, São Miguel do Passa Quatro é destaque do Editorial da Rádio 730. Clik no link e ouça o editoral na voz de Jackson Abrão.

Parte do texto do editorial da 730

"São Miguel do Passa Quatro, na Região da Estrada de Ferro, serve de modelo para as outras 245 cidades goianas.
Em São Miguel do Passa Quatro, ninguém acredita em promessas, em salvadores da pátria. Mais que em compromissos etéreos, a cidade crê em sua gente, no potencial de um povo que dá seguidas mostras de grandeza. Uma delas ocorreu na noite chuvosa de segunda-feira, 25 de março. A água caía inclemente e um décimo da população aguentando firme um espetáculo com músicas compostas por gente da cidade. A solenidade foi aberta com os hinos nacional e de Goiás. Uma surpresa de cair o queixo: a audiência, principalmente as crianças, cantou inteiro o hino do Estado.
Nenhum político de fora de São Miguel do Passa Quatro conhece a letra de José Mendonça Teles, que louva quem se perde de amor por Goiás. A meninada sabe a letra de memória. Se a rodovia imaginada por Sandro Mabel já estivesse pronta, os estudantes de São Miguel do Passa Quatro seriam uma das atrações. E não somente por entoarem o hino do Estado. Fica lotada de jovens a pequena biblioteca pública, que tem quatro de suas 15 prateleiras cheias de clássicos. Tem obra completa de Dostoiévski, Machado de Assis e outros gênios da literatura. Tem também de gibis a enciclopédias. Tem, sobretudo, público interessado. Dá gosto presenciar a moçada lendo Thomas Mann em vez de ver a novela ou conversar no Facebook. Pode ter sido caso isolado, mas renasce o entusiasmo com a humanidade quando se flagra uma adolescente de São Miguel do Passa Quatro sorvendo a arte do inigualável alemão".

segunda-feira, 25 de março de 2013

Evento cultural realizado com sucesso

Apresentações de alunos
Foi realizado hoje (25/03/2013) o Dia Municipal da Cultura de São Miguel do Passa Quatro. Várias apresentações de escolas da rede municipal de ensino e do colégio estadual representaram e manifestaram a força da cultura da população passaquatrense. O acervo da Biblioteca Municipal Iraci Bernardes aumentou em mais 1.300 livros literários, a maioria doados pelo escritor Dr. Elson Gonçalves e pelo jornalista e também escritor Vassil Oliveira. O jornalista Nilson Gomes, diretor da Rádio 730 também participou do evento cultural, fez doação de mais de 100 livros e proferiu uma belísssima palestra sobre a importância da leitura. O escritor da Academia de Letras de Goiás, Dr. Eurico Barbosa também presente no evento discursou enaltecendo o trabalho da administração municipal sobre a valorização e apoio da cultura local. O Dia Municipal da Cultura, datado de 25 de março, foi denominado de Joaquim Tavares de Aleluia, isto via Projeto do vereador Franksley aprovado pela câmara municipal e sancionado pelo prefeito Dr. Humberto. O saudoso Joaquim Aleluia foi outro homenageado no evento, sua biografia foi apresenta pelo aluno do 7.º ano, José Augusto de Aleluia, em seguida foi apresentado um vídeo da moda "Aparecido" de autoria de Joaquim Aleluia nas vozes do seu filho Sebastião e Aleluia e do neto Zezico Aleluia. Foi um evento maravilhoso, cheio de apresentações interessantes, gostosas de verem e ouvirem. Parabéns para todos, principalmente para todos que trabalharam para a realização do evento. Estava chovendo muito, mas nem a chuva atrapalhou, mesmo molhando no meio da rua as pessoas manifestavam nos semblantes a alegria de estar ali naquele momento. Viva a cultura do povo de São Miguel do Passa Quatro.
Jornalista Nilson Gomes

Dr. Humberto, Eurico Barbosa e Nilson Gomes

Ivan, Nilson Gomes e Dr. Elson
Dr. Elson, Franksley, Luzia,Cotinha, Reny e Dr. Humberto
José Augusto de Aleluia

domingo, 24 de março de 2013

Casais do ECC de Vianópolis visitam casais de Passa Quatro

Uma equipe do ECC (Encontro de Casais com Cristo) de Vianópolis esteve hoje visitando casais católicos de São Miguel do Passa Quatro. Os integrantes do ECC de Vianópolis passaram em algumas casas convidando casais da cidade para participarem do Encontro de Casais com Cristro que será realizado em Ponte Funda,  Município de Vianópolis, com início marcado para as 18:00hs do dia 24 de maio e término às 17:00hs do dia 26 de maio. É um encontro de formação para 20 casais de São Miguel do Passa Quatro e 20 casais de Cristianópolis. O encontro  será organizado e bancado pelas Paróquias de Vianópolis e Silvânia. Dr. Elson que é ajudante organizador dos casais da cidade  disse que os casais formados neste curso deverão participar e ajudar na formação de um outro curso, este para casais de Vianópolis a ser realizado também em Ponte Funda, no mês de agosto. Para o final do ano está previsto a realização de um terceiro encontro, este na cidade de São Miguel do Passa Quatro.

Iniciado o campeonato municipal de futebol

Foi dado início nete final de semana dos jogos do campeonato municipal de futebol de São Miguel do Passa Quatro. A bola rolou no sábado às 14 horas, dando a largada da competição  com as equipes Arsenal x Paulino Calçados, este jogo ficou empatado em 3 a 3. Logo depois, às 16 horas a equipe do Juventos derrotou a equipe do Porto pelo placar de 6 a 2. A primeira rodada foi fechada no domingo com o Primavera vencendo o Regatas por 5 a 4. O diretor municipal de futebol, João Carlos disse que o campeonato teve início com traquilidade e que para a próxima rodada, cada equipe vai ganhar um jogo de uniforme da prefeitura. A população gosta muito do tradicional campeonato municipal de futebol, nos dias de jogos, o estádio municipal fica lotado de torcedores. O prefeito Dr. Humberto também está participando do campeonato, ele joga no time do Primavera.

Prefeito quer aterro sanitário para municípios consorciados

Preocupado com os problemas ambientais gerados com a produção do lixo, o prefeito de São Miguel do Passa Quatro, Dr. Humberto, participou de uma reunião realizada em Bela Vista de Goiás, na sexta-feira (22/03/13). Foi a segunda reunião,  que busca decidir sobre a realização de um grande projeto, criação de um consórcio micro-regional para a construção de um aterreo sanitário central para dar destinação ao lixo urbano e rural dos municpios consorciados.
O crescimento demográfico e os avanços econômicos são fatos reais que vem ocorrendo no Brasil e isto gera um aumento da demanda, em especial sobre o consumo de produtos industrializados, ampliando também o aumento do lixo e dos problemas ambientais, especialmente com a coleta e destinação do lixo, que já podemos dizer, não é somente o lixo urbano porque o lixo da zona rural também é crescente.
Com isto e devido às grandes dificuldades técnicas e dos altos custos para a construção de aterros sanitários, muitos municípios estão recorrendo a formalização de consórcios para resolver  os problemas de coleta e destinação do lixo, é isto que o prefeito de São Miguel do Passa Quatro, Dr. Humberto está fazendo.
Na reunião realizada na última sexta-feira com prefeitos das cidade vizinhas de Bela Vista, Cristianópolis, Caldazinha, Silvânia e outros foi aprovada a criação de um  consórcio da micro-região. Este consórcio tem o objetivo de  realização de um grande projeto de coletividade  que é a construção de um aterro sanitário para servir aos municípios consorciados.
Os consórcios são entidades que reúnem diversos municípios para a realização de ações conjuntas que  têm sido apontados como um instrumento que permite ganhos de escala nas políticas públicas, além de ser um novo modelo gerencial que pode viabilizar a gestão microrregional. Isto gera uma ampliação da oferta de serviços por parte dos municípios,  a racionalização de equipamentos,  a ampliação de cooperação regional, a flexibilização dos mecanismos de aquisição de equipamentos e de contratação de pessoal, entre outras vantagens.
O consórcio é a melhor forma a ser encontrada para enfrentar vários problemas, não só do lixo. Futuramente, a idéia pode ser avançada também para os órgãos da saúde, educação e outros. É uma idéia moderna que sobrepõe à perversidade do mundo capitalista.
O Dr. Humberto está certo, esta ideia de criação de um consórcio entre os municípios vizinhos  para dar destino a coleta do lixo é muito boa.

sábado, 23 de março de 2013

O valentão aparecido

O conto está no livro do escritor Elson Gonçalves de Oliveira, conto vem de uma história real acontecida no povoado que mais tarde tornou-se na cidade de São Miguel do Passa Quatro. A história do aparecido, um homem valentão, virou na época do acontecimento uma moda de viola de autoria do saudoso Joaquim Tavares de Aleluia. 
Leia na íntegra o conto.

Lugar pequeno, longe do progresso, nem luz elétrica tinha. Polícia também não. Havia muita gente boa, mas grande parte possuía índole má. Cada esquina, um boteco. Finais de semana, os vizinhos das fazendas vinham, sem falta. Chegavam a cavalo e visitavam todas as vendas. Apenas dois eram os objetivos das visitas: beber pinga e arranjar confusão. Muita briga e nenhuma autoridade.
Terra de gente destemida, que não se acovardava com nada. “A gente acostuma”, diziam os moradores, reproduzindo, mesmo que de maneira inconsciente, pensamento dos filósofos da antiguidade segundo os quais “O homem é produto do meio”. Essa, a única explicação para a vida ter sido vivida ali. O indivíduo se acostuma com tudo, até com o que não presta. Porém, os que tinham a cabeça no lugar advertiam: “Encrenca atrai encrenca!”
Certa feita, apareceu por lá um sujeito estranho, amedrontando a população. Chegou cedo, ali por volta do meio-dia. Ninguém sabia de onde viera, seu nome, sua procedência ou qualquer outro tipo de informação a seu respeito. Apareceu de repente. Na boca do povo era o valentão. E o valentão ganhou o nome de Aparecido.
Desceu a rua no seu cavalo castanho, visitando boteco por boteco. Era meio de semana, por isso tinha pouca gente na corrutela. Na primeira parada, onde papeavam o vendeiro e uma meia dúzia de fregueses, ele chegou, proibiu a saída de todos os presentes e mandou encher seis copos taludos de cachaça até as beiradas. Mexeu a aguardente com o cabo do chicote e determinou que cada qual bebesse o seu.
— Eu não posso beber, tou proibido pelo médico – protestou o primeiro da fila.
— Se não beber tudinho, morre! – sentenciou o sr. Aparecido.
Todos beberam, sem reclamar, pois ninguém queria morrer. E o valentão saiu em seguida, sem perguntar o preço das copadas de pinga. O vendeiro também, por sua vez, não disse nada, que não era besta.
No próximo boteco, onde também tinha pouca gente, o procedimento foi outro: chegou, falou grosso, mandando todo mundo permanecer quieto, pediu uma gilete e um espelho, espojou no balcão e pôs-se a fazer a barba a seco, sem sabão e sem ao menos um copo d’água. De vez em quando, cuspia na lâmina. Lágrimas escorriam, mas ele queria impressionar.
Nisso a população já tinha sido informada das travessuras do Aparecido. Iniciavam-se as conversações com vistas à formação do grupo de elite que devia ajustar as contas com o forasteiro.
Na próxima venda, além do proprietário, havia umas dez pessoas, incluindo dois amigos que conversavam amigavelmente, sentados em volta de uma mesa.
— Todo mundo pra fora! – ordenou.
Ninguém desobedeceu, menos os dois amigos que, do jeito que estavam, permaneceram. O valentão sorriu, aproximou-se, segurou o queixo de um deles com a mão esquerda e mandou a direita de cima para baixo, atolando o quanto pôde o chapéu na sua cabeça. E disse-lhes, com sorriso sarcástico:
— Pois então fiquem, mas fiquem quietinhos aí, sentados, ouviram, idiotas!
Para encurtar o caso, logo adiante, no próximo boteco, a história foi diferente. Beirava umas nove horas. A escuridão tomava conta da noite. O grupo de repressão já se achava na espreita, aguardando o melhor momento para o ataque.
Quando o brutamonte reinava absoluto, os justiceiros derrubaram a porta de entrada da venda e o abafaram. Não houve tempo para reação. E o homem apanhou feito cachorro na despensa: socos, pontapés, empurrões... O linchamento só foi interrompido com a chegada de pessoas influentes do lugar, que não permitiram a atrocidade. Graças à interferência dessa gente, Aparecido foi colocado em cima do arreio e conduzido em seu cavalo para fora da cidade, livrando-se de morte certa.
O curioso foi que com o valentão não foi encontrada nenhuma arma. Apenas o chicote. Por isso, lamentavam os que foram humilhados: “Ah, se a gente soubesse disso!”
Autor: Elson Gonçalves

domingo, 17 de março de 2013

Secretária de Saúde divulga relatório de fevereiro 2013

A Secretária Municipal de Saúde de São Miguel do Passa Quatro, Marlene Lourenço da Costa Aleluia divulga o relatório dos serviços prestados pela secretaria referente ao mês de fevereiro de 2013. A secretária enfatiza que o resultado dos trabalhos realizados no mês foram positivos, isto graças ao empenho de todos os trabalhadores da Saúde Municipal e apoio do prefeito e de todo corpo da Gestão Municipal da Prefeitura. 

Relatório dos Serviços prestados no mês de fevereiro
1.070 Consultas Médicas
1.938 Procedimentos como:
  •  Aferição de pressão arterial
  • Curativos
  • Medicamentos injetáveis e orais
  • Pequenas cirurgias s suturas
  • Retirada de pontos
  • Teste de glicemia (HGT)
  • aerosol
  • Exerese de unha e corpo estranho
  • Drenagem de abcesso
  • Imobilização com e sem gesso
  • Sondagem vesical
  • 15 internações
  • 58 observações de 8 horas
  • 13 visitas domiciliares de enfermagem
  • 13 visitas domiciliares do médico
  • 16 pacientes encaminhados, emergencia e transportados na ambulância
  • 21 Exames laboratoriais feitos em pacientes internos
  • Foi adquirido um rebedouro purificador de água para recepção
  • Foi instalado internet no hospital
  • Foi feito limpeza das fossas
  • Foi feito coleta de lixo biológico (hospitalar)
  • Foi instalado extintor de Pó Químico
  Estratégia Saúde da Família
  • 668 consulta médicas
  • 35 curativos domiciliares
  • 07 medicamentos injetáveis
  • 03 reuniões educativas
  • 48 visitas domiciliares do médico
  • 54 visitas domiciliares da enfermeira
  • 48 visitas domiciliares da técnica de enfermagem
  • 1.196 visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde
  • 111 doses de vacinas
  • 16 notificações
  • 04 teste do pezinho
  • 08 teste da mamãe
  • 03 visitas nas escola
  • 02 visitas e atendimento médico aos moradores do CCA
  • 01 visita e atendimento médico na associal ASPAQ - Passaquatinho
  • 335  alunos(as) atendidos no Centro de Aprendizagem
  • 142 alunos(as) atendidos na escolinha comecinho de vida
  • 35 CPO médico (prevenção colo uterino)
Farmácia
  • 48 itens de medimentos sendo 19.866 comprimidos, frascos e tubos entregues a comunidade
  • 08 pacientes beneficiados, doações de medicamentos de auto custo do Juarez Barbosa com processos viabilizados pela secretaria municipal de saúde 
 Laboratório
  • 554 exames laboratoriais
 Vigilância Sanitária
  • 33 visitas para liberação de alvará sanitário de 2013
  • 05 visitas em comércio para liberação de licença
  • 05 atendimentos de denúncia de lotes baldios e sujos 
  • 04 atendimento de denúncia em quintais com criações e sujeiras de animais domésticos
  • emplacamento da moto e compra de 01 capacete
  • visita no centro de zoonose em Goiânia para orientação
  • visita ao lacen para orientações sobre análise de água.   
 Transporte Hospitalar
  •  122 chequinhos emitidos pela secretaria municipal de saúde
  • 28 consultas agendadas com especialidades pelo SUS
  • 178 pacientes transportados para tratamento em Goiânia
  • 04 pacientes transportados para tratamento em Brasilia
  • 07 pacientes transportados para tratamento em Silvânia
 Programa PROVAB
  • Adesão ao Programa do Governo Federal para contratação de uma médica para atendimento da atenção básica.
 Núcleo de controle dos vetores NCV
  • Recolhimento e tratamento completo de pneus;
  • Visitas domiciliares com tratamento de prevenção à dengue
  • tratamento em parte de cisternas existentes na cidade 
  • atendimento de denúncias de barbeiros na zona rural
  •  Inspeção e tratamento de pontos especiais, riscos de focos do mosquito da dengue;
  • Detetização no espaço físico da creche e em residencias com focos do mosquito da dengue;
  •  Bloqueio em quarteiroões com presença do mosquito da dengue;
    Denúncias contra a gestão anterior 
    A atual gestão da saúde municipal está respondendo e buscando meios para corrigir e legalizar atos falhos da gestão anteior que sofreu as denúnicias:
    1.    Denúncia feita no Ministério Público no mês de Agosto de 2012, por falta de visita e atendimento domiciliar do Programa Saúde da Família  da cidade.
    2.    Denúnica  de possíveis irregularidade na saúde municipal feita na Ouvidoria Geral do SUS em 21 de junho de 2012.
    São Miguel do Passa Quatro, 17/03/2013 - Marlene Aleluia - Sec. Mun. Saúde.