terça-feira, 29 de outubro de 2013

Reunião do território da estrada de ferro em Cristianópolis

O Conselho Diretor do Território da Estrada de Ferro esteve reunido hoje, (29/10) na cidade de Cristianópolis. Participaram da reunião membros do território das cidades: Cristianópolis, Leopoldo de Bulhões, São Miguel do Passa Quatro, Gameleira, Vianópolis, Caldazinha, Palmelo e Pires do Rio. Não compareceram, mas também fazem parte do território os municípios de  Urutaí, Santa Cruz de Goiás,  Bela Vista de Goiás,  Bonfinópolis,  Silvânia e Orizona. 

O vereador e secretário do conselho diretor do território da estrada de ferro, Aurisney Funchal da Glória disse que na reunião realizada em Cristianópolis foram discutidos sobre a realização de feira de produtos da agricultura familiar no inicio de 2014 nas cidades de Palmelo, Gameleira e Orizona com parceria do governo de goiás e prefeitos destes municípios. 

Também foi decidido a realização de duas viagens para visitas técnicas sobre a psicultura para os prefeitos e secretários da agricultura, sendo uma visita em Itapuranga e outra em São Simão ou Itauçu.

Também foi definido que será solicitado do governo de goiás a inclusão do plantio de milho como lavoura comunitária, uma vez que a mesma é realizada somente para o plantio de arroz.

Também foi aprovado, com data a ser definida para a realização de palestras sobre a importância da elaboração e implantação do plano de desenvolvimento rural sustentável para os prefeitos e secretários municipais da agricultura do território da estrada de ferro.

Também, é função do conselho do  território definir como serão distribuídos os recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF Infra-Estrutura e os projetos que serão desenvolvidos para apoiar o setor rural nos municípios que integram o território. 

 Conselho Diretor do Território é constituído pelos membros: 
  • Coordenadora Geral: Denise Gonçalves Ferreira – zootecnista da prefeitura de Caldazinha.
  • Vice-coordenador: Antônio Favorito Rincon – agricultor familiar em Pires do Rio.
  • Secretário: Aurisney Funchal da Glória – vereador em Leopoldo de Bulhões. 
  • Sub-secretária: Paula Bessa – vice-prefeita de Palmelo. 

Prefeito Dr. Humberto ganha dez veículos

A Prefeitura de São Miguel do Passa Quatro  ganhou dez veículos que estavam presos em barreira de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná. Foram doados ao município, após liberação da Justiça, via Receita Federal os seguintes veículos: 

  • 1 Vectra
  • 1 Siena
  • 1 Parati
  • 1 Clio
  • 2 Peugeot
  • 1 Doblô
  • 1 Gol
  • 1 Pálio 
  • 1 Caminhão F 4000
Em entrevista concedida ao Programa Notícias e Debates da Rádio São Miguel FM 87,9, o Prefeito Dr. Humberto Batista da Paixão disse que os veículos são semi-novos de ano e estão em bom estado de conservação, com exceção de  uns quatro veículos que estão mais estragados. Disse também que no final do ano a administração irá juntar os veículos mais velhos e leiloar, inclusive uns quatro mais velhos destes que foram ganhados, isto será feito para arrecadar recursos e pagar o transporte dos demais veículos que vieram de Foz do Iguaçu.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O Vila Nova está de volta à Série B do Brasileiro

A torcida colorada pode comemorar! O Vila Nova está de volta à Série B do Campeonato Brasileiro. O Tigre venceu o Treze-PB por 2 a 0 no domingo (27/10), domingo, no estádio Serra Dourada. Os dois gols da partida foram marcados pelo atacante Frontini. O primeiro foi aos 42 minutos do primeiro tempo e o gol da classificação foi aos 21 minutos da etapa final. O Vila Nova classificou-se para a semifinal da Série C e consequentemente garantiu uma vaga e está de volta a Série B, segunda divisão do futebol brasileiro. Já classificado o Tigre vai em busca do título da Série C. Na semifinal, a equipe colorada irá enfrentar o Sampaio Corrêa. Detalhes do jogo aqui.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Acidente tira vida de jovens de São Miguel do Passa Quatro

Um grave acidente ocorrido na madrugada desta sexta-feira, 25 de outubro de 2013, envolvendo um carro de passeio e um caminhão bitrem, na GO 020, próximo a Bela Vista de Goiás, tirou a vida de dois jovens de São Miguel do Passa Quatro, Ernani Inácio de Carvalho e Alusair Ribeiro de Carvalho. O acidente ocorreu por volta  das duas horas da madrugada, o motorista do caminhão bitrem que havia ficado preso debaixo da carreta foi retirado das ferragens pelo corpo de bombeiros. Os corpos dos jovens ainda estão no IML de Goiânia. A população da pequena cidade de São Miguel do Passa Quatro está abalada e entristecida. Veja reportagem no vídeo

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Asfalto da GO 219 será concluída nos próximos dias.

O trecho da obra de pavimentação asfáltica de aproximadamente 15 Km, da GO 219, partindo de São Miguel do Passa Quatro em direção a Bela Vista de Goiás  deverá ser concluída nos próximos dias. A obra trará um grande benefício para São Miguel do Passa Quatro, que terá uma grande economia e ganho de tempo em trafegar uma distância menor em aproximadamente 25 Km em viagens para Goiânia. Somente na área da saúde de São Miguel do Passa Quatro, a secretaria realiza várias viagens para Goiânia, praticamente todos os dias levando pacientes para  consultas com especialistas, exames, raio x e cirurgias. Sem o asfalto da GO 219, praticamente todas as viagens de São Miguel do Passa Quatro para Goiânia eram feitas passando pela cidade de Cristianópolis.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Desculpe-me pela falta de novas postagens.

Desculpe-me pela não postagem diária de matérias neste blog. Acontece que estou tendo dificuldades de arrumar tempo para realizar tal tarefa, a minha função de professor juntada com a função de diretor/presidente da rádio comunitária da cidade e outras ocupações de minha responsabilidade está tomando  praticamente todo o meu tempo. Mas  não vou desistir do blog. Na medida do possível vou estar sempre postando notícias no Tribuna de São Miguel e vou fazer o máximo esforço para atualizar as postagens do blog.  


quinta-feira, 17 de outubro de 2013

CELG deixa Passa Quatro por mais de 30:00hs sem energia

A CELG - Centrais Elétricas de Goiás, deixou São Miguel do Passa Quatro por mais de  trinta horas sem energia elétrica. A eletricidade acabou na cidade ontem (17/10) às 15:30hs e só voltou hoje (18/10) às 12:30hs. A falta de energia gerou grandes problemas como perda de produtos alimentícios e a impossibilidade da realização de vários tipos de serviços. Fora do ar, a Rádio São Miguel FM 87,9 fez uma grande falta, muitos ouvintes reclamaram. 

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Dr. Humberto adere ao programa "Prefeito Amigo da Criança"

Ontem, dez de outubro, prefeitos, conselheiros tutelares e trabalhadores da educação de Goiás aderiram ao "Programa Prefeito Amigo da Criança”. Dentre os prefeitos que aderiram ao programa estão: São Miguel do Passa Quatro, Palmelo e Silvânia. 
A adesão aconteceu durante realização de seminário promovido pelos Centros de Apoio Operacional da Infância e Juventude, da Educação e do Patrimônio Público, com organização da Escola Superior do Ministério Público, e apoio da Abrinq, Associação Goiana dos Municípios e Federação Goiana dos Municípios.

O chefe do Ministério Público, Lauro Nogueira, ao falar sobre o programa da Abrinq, que coloca a criança no centro de atenção, firmou ser imprescindível a implementação das políticas públicas para as crianças e adolescentes, ressaltando que o Ministério Público vai participar ativamente dessa oportunidade que está sendo ofertada aos administradores municipais, não somente no papel de fiscalizador, mas, principalmente, de articulador, dando apoio aos gestores.

A técnica da área de proteção da Fundação Abrinq, Jeniffer Caroline Luiz, disse que a fundação foi criada em 1990 e, a partir de 2009, passou a integrar a Save the Children, uma organização não governamental de defesa dos direitos da criança no mundo.

Com atuação em todo o Brasil, a Abrinq tem atuado nas áreas da educação, saúde e proteção das crianças, com mais de 30 projetos em execução, entre eles o Prefeito Amigo da Criança, que está em sua quinta edição. Fonte: Ministério Público de Goiás.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Prefeitura vai lançar coleta seletiva do lixo

A Prefeitura de São Miguel do Passa Quatro quer realização de coleta seletiva do lixo. O lançamento do projeto de coleta seletiva será lançado nesta sexta-feira (11/10).  A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Terezinha de Jesus, disse em entrevista  no Programa Notícias e Debates da Rádio São Miguel FM 87,9 que logo após o lançamento a prefeitura irá coletar o lixo selecionado duas vezes por semana. No entanto, a coleta tradicional do lixo não selecionado será feita normalmente, todos dias pela prefeitura. A esperança da secretaria municipal de meio ambiente é de que a população da cidade vá aderindo gradativamente ao projeto de coleta seletiva do lixo.

A coleta seletiva do lixo promovem menor contaminação do meio ambiente, facilita a coleta por parte dos funcionários da prefeitura, deixa a cidade mais limpa e sem poluição, aumenta a vida útil do aterro sanitário, diminui a extração de recursos naturais e é também uma boa forma de prevenção contra o mosquito da dengue.

Este é um projeto difícil de executar. No entanto, é preciso de implantação com condições de execução, muito diálogo, conscientização e persistência.

CELG deixa novamente Passa Quatro sem enérgia elétrica

Como sempre tem ocorrido, mais uma vez a CELG - Centrais Elétircas de Goiás, deixou São Miguel do Passa Quatro sem energia elétrica. A energia acabou ontem por volta das 14 horas e só voltou a funcionar no aproximar das 18 horas. Neste período de 4 horas sem eletricidade vários setores de serviços pararam de funcionar na cidade, a Rádio São Miguel FM 87,9 ficou fora do ar e boa parte do Programa "O amor está no ar" com apresentação do Pedro Lima e também o Programa "Estrada sertaneja" com apresentação do Flávio Pereira não foram apresentados.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

E agora Caiado?



O Presidenciável do PSB Eduardo Campos diz que “não há nenhuma aliança com Ronaldo Caiado nesse
conjunto do PSB e da Rede”. O governador pernambucano afirma ainda que a composição com a Rede Sustentabilidade muda o debate político nacional e também nos estados. Em referência ao líder ruralista Ronaldo Caiado do DEM, a ex-senadora Marina Silva declarou que não há espaço para “inimigo histórico dos trabalhadores rurais, das comunidades indígenas e para quem articulou a derrota do Código Florestal”. Caiado defendia o apoio do DEM ao projeto de Campos.
A declaração de Campos deve alterar os rumos da composição da terceira via em Goiás, onde se apresentam como possíveis governadoriáveis o próprio Caiado e o empresário Vanderlan Cardoso, recém-chegado ao ninho socialista pelas mãos do próprio governador pernambucano. DEM e PSB formavam a base da aliança, que, embora acrescida da Rede Sustentabilidade, agora vê-se ameaçada em um de seus pilares. Caiado ainda não se manifestou sobre as declarações de Marina e de Campos. Fonte: Brasil 247.