quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Morre Pioneiro de São Miguel do Passa Quatro

Adelino Pires de camisa azul batendo palmas na festa de 60 anos de casado
Faleceu na noite de 27 de janeiro de 2014, em São Miguel do Passa Quatro, o pioneiro Adelino Pires Basílio. Proprietário de uma pequena propriedade rural na região água vermelha, onde viveu toda sua vida com sua esposa Genuína, com teve 13 filhos, sendo eles: filhos homens: Sebastião Pires, Pedro Pires, Donizete Pires, João Bosco Pires, Antônio Pires, Domingos Pires e Inácio Pires e as filhas mulheres: Maria Pires, Luzia Pires, Ana Pires, Maria das Dores Pires, Lúcia Pires e Ângela Pires.

Adelino Pires viveu com sua esposa Genuína 61 anos de casados, sempre firme no trabalho típico da zona rural, gostava de plantar, colher e criar animais. Conseguiu dar uma boa formação cultural e moral para os seus filhos e filhos, todos constituíram família, são trabalhadores, honestos, com suas vidas bem organizadas, assim como o pai Adelino Pires ensinou.

No dia 20 de janeiro de 2013, foi celebrado o aniversário de aniversário de 60 anos de casados de Adelino Pires e Genuína Fernandes, em sua casa. Lembro-me bem da celebração, quando por várias vezes seu Adelino pedia uma pausa para contar fatos que expressavam sua fé, inclusive sobre o dom do benzimentos que ele tinha. Naquela data, seu Adelino apresentava boa saúde e se alegrava o feito histórico de comemorar junto da família e amigos 60 anos de casados.

Adelino Pires e Dona Genuína fizeram discursos contando um pouco de história de vida da família e como são de grande fé fizeram agradecimentos à Deus. Naquele dia, mostrou que a alegria do aniversário dos 60 anos de casados era apenas parte de uma grande história construída pelo casal. 

Com sua voz firme e inconfundível, dizendo palavras, dando conselhos e apresentando idéias, Adelino Pires foi exemplar, pioneiro e amigo. Trabalhou muito e produziu muito. Faleceu aos 91 anos, mas deixando guardado para sempre sua amizade, sua sabedoria, sua fé, sua honestidade e sua família grandiosa para continuar plantando a semente do bem e colhendo frutos do amor. 

O Adelino Pires foi  morar com Deus! Para a família e amigos desejamos conforto e paz para continuar a vida aqui na terra, inclusive usufruindo de seus ensinamentos.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Reunião da Rede Integrada de Atenção à Criança e ao Adolescente

Será realizada na próxima quarta-feira  (22/01), a terceira reunião para tratar de assuntos sobre o Projeto "Rede Integrada de Atenção à Criança e ao Adolescente", O projeto está sendo desenvolvido em São Miguel do Passa Quatro, pela Secretaria Municipal de Saúde, sob a coordenação da Drª. Said Samira.

O objetivo da terceira reunião é fortalecer a tríade saúde, educação e social na estruturação da rede na área da criança e adolescente, com vista à promoção da defesa do direito fundamental à convivência familiar e comunitária desse segmento.

A reunião será realizada no auditório do prédio da estratégia de saúde da família, às 16 horas. Foram convidados para a reunião o conselho tutelar, secretaria de saúde, secretaria de assistência social, secretaria de educação, conselho municipal de direitos da criança e do adolescente, serviço de psicologia, cras, prefeitura municipal, conselho municipal de educação, saúde, assistência social e estratégia saúde da família.

Novas ações e estratégias deverão serem definidas na reunião para  posteriormente serem desenvolvidas em favor de pessoas que necessitam com urgência de apoio, serviços e cuidados de objeto da rede.

O projeto é fundamentado nos princípios do reconhecimento, colaboração, cooperação, associação, autonomia, compartilhamento, vontade, dinamismo, conectividade, multiliderança, informação, descentralização e múltiplos níveis de operacionalização.

domingo, 19 de janeiro de 2014

Minha Casa Minha Vida em Passa Quatro


O sonho de cento e oito famílias de São Miguel do Passa Quatro, em breve será realizado.

A obra de construção de casas populares do Programa Minha Casa Minha Vida, na cidade de São Miguel do Passa Quatro, está na fase final, na chamada fase de serviços de acabamento. 

O minha casa minha vida é um programa do governo federal que tem transformado o sonho da casa própria em realidade para muitas famílias brasileiras. Em geral, o programa acontece em parceria com estados e municípios, como é o caso desta obra do Setor João Batista de Oliveira Neto, cidade São Miguel do Passa Quatro.

Está em fase de conclusão a construção no novo setor o total cento e oito casas. A paisagem, revela uma grande e rápida transformação do local, até parece uma cidade nova que está nascendo.

sábado, 18 de janeiro de 2014

Bezerra será bingada para beneficiar o CCA


O Presidente do Conselho da Paróquia São Miguel Arcanjo, de São Miguel do Passa Quatro, Júnio Inácio, comunica que será realizado o bingo de uma bezerra para beneficiar o CCA - Centro de Convivência e Apoio.
De acordo com Júnio Inácio, o bingo é uma iniciativa popular com livre adesão de pessoas que queiram vender cartelas e também comprar.

Quem quiser vender pode pegar as cartelas na secretaria da Igreja, lembrando que a cartela vencedora levará a bezerra e o vendedor da cartela ganhará um perfume de marca. A bezerra é uma doação do senhor Manoel Tobias e está na fazenda de sua propriedade.

O valor da cartela é R$ 5,00 e o bingo será concorrido no dia dezenove de abril de 2014 (Sábado de Aleluia), a noite, por volta das 21:00hs, na Praça Sebastião Gonçalves da Silva, Centro, de São Miguel do Passa Quatro. O valor do benefício irá acrescentar na excelente administração do CCA.

Obra do CCA
A Comunidade do CCA - Centro de Convivência e Apoio de São Miguel do Passa Quatro completou no dia (24/05/2013) de 13 anos. A obra é grande ação social, é um presente de Deus. A Irmã Célia é a presidenta da Associação Emaús, entidade responsável pela grande obra de convivência de pessoas que necessitam de apoio para continuar vivendo. 

A obra física da entidade conta com várias casas de moradia, salão, capela, centro de fisioterapia e cozinha. A maior parte da obra física foi construída com o salário que a Irmã Célia recebeu quando exerceu o cargo de prefeita na cidade. 

Os moradores do CCA pagam parte da aposentadoria e recebe da entidade tudo que necessita, moradia, alimentação, roupa limpa, convivência, cuidados gerais e com a saúde. 

Aos domingos, às 9 horas da manhã é sagrada a celebração da palavra de Deus, quando a participação dos presentes, principalmente dos moradores do Centro de Convivência e Apoio é notada com alegria e satisfação. A convivência do CCA, para quem não conhece é como a convivência de uma família unida. 

O Centro de Convivência e Apoio é uma casa prometida a serviço de necessitados filhos de Deus, aqui na cidade de São Miguel do Passa Quatro. É uma obra que merece todo respeito, aplausos e apoio. 

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

São Miguel do Passa Quatro está de luto

O prefeito de São Miguel do Passa Quatro, Dr. Humberto Batista da Paixão, decretou três dias luto pelo falecimento de João Batista da Paixão Neto, mais popularmente conhecido por "Neto do Dr. João". Neto, filho do Dr. João e Drª Orlandina, amigo de todos da cidade,  passou mal e foi internado em Goiânia e tão logo veio a falecer. Ele era tão jovem e foi-se tão logo  para a vida eterna. 

Neto, era casado com Naoma, filha do vereador Ivo Gomes. Ele convivia-se muito bem com a nossa comunidade passaquatrense.

Lembro-me bem de uma reunião de membros da Associação do Moradores de São Miguel do Passa Quatro - Rádio Comunitária São Miguel FM 87,9, com a câmara municipal de vereadores e nessa reunião o Neto estava presente. Ele gostou tanto da ideia de montar a rádio na cidade, logo depois veio parabenizar pela iniciativa e tão logo a rádio foi montada esteve presente no estúdio para manifestar apoio, inclusive patrocinando mensalmente para a manutenção da rádio, isto juntamente com sua esposa Naoma, através da Casa Lotérica Dia da Minha Sorte. O Neto queria bem a cidade e gostava do desenvolvimento, do progresso.

O Neto foi morar com Deus, descansar em paz e brilhar para eternidade. Que Deus conforte os familiares, pois a vida terrena continua e Deus quer-nos caminhando com Ele. 


terça-feira, 14 de janeiro de 2014

GO 139, de Vianópolis a Cristianópolis deverá ser reconstruído

De acordo com informações de Olívio Lemos, do Correspondente Vianopolino, já se encontra em fase de elaboração o edital do processo licitatório para a realização da obra de reconstrução da GO 139, trecho de 65 km, entre as cidades de Vianópolis e Cristianópolis, passando por São Miguel do Passa Quatro.

De acordo com o relato de Olívio Lemos que ouviu membros da comissão de licitação da AGETOP, a obra de reconstrução deste trecho da GO 139 está incluída no Programa Rodovida - Grupo III e a licitação deverá ser realizada no início de março de 2014.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Três deputados em jogo amistoso no aniversário da cidade

No último evento realizado hoje (09/01), para comemorar o aniversário de 26 anos de emancipação político-administrativa de São Miguel do Passa Quatro, participaram de uma partida amistosa de futebol, no Estádio Municipal José Batista da Paixão, os deputados estaduais Samuel Belchior, Wagner Siqueira e Daniel Vilela.

Também participou da partida o prefeito Dr. Humberto, os vereadores Helivaldo Costa e Gilmar Costa e atletas do município.

Logo após o término do jogo, foi servido ainda no estádio, em um local de sombra de árvores churrasco com refrigerantes. 

Comemoração de 26 anos com direito a bolo de 8 metros.

São Miguel do Passa Quatro comemorou hoje (09/01), 26 anos de emancipação politico-administrativa. O evento de comemoração organizado pela prefeitura teve várias apresentações, como  hino nacional, hino de goiás, preces e orações, canto de parabéns e outras apresentações musicais com cantores "frutos da terra". 

Também, foi servido o bolo de aniversário para todas as pessoas que marcaram presença na festa que comemorou os 26 anos de emancipação político-administrativa de São Miguel do Passa Quatro. O bolo tinha o tamanho entre oito e dez metros de comprimento.

São Miguel do Passa Quatro foi criado pela Lei n.º 10.432 de 9 de janeiro de 1998, assinada pelo ex-governador, o saudoso Henrique Antonio Santilo. O município possui 547 Km², em sua hidrografia tem dois rios, vários córregos e ribeirões, têm uma terra fértil e faz divisas com Silvânia, Vianópolis, Bela Vista de Goiás e Cristianópolis.  Parabéns São Miguel do Passa Quatro.


quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Posto de gasolina em Passa Quatro é assaltado

O Posto Caetano, comercio de combustíveis, de propriedade do Ronaldo, em São Miguel do Passa Quatro foi assaltado ontem por volta das 14 horas e 20 minutos. 

Dois homens que estavam em uma moto titã cor preta chegaram no posto e ficaram esperando o frentista abastecer um veículo que já estava sendo atendido. Quando este veículo foi embora os dois homens da moto pediram para o frentista colocar quinze reais de gasolina na moto e logo em seguida anunciou que era um assalto e mandou que o frentista fizessem a entrega do dinheiro do posto. 

Os bandidos conseguiram levar apenas o celular do frentista e mais duzentos reais do posto de gasolina. A polícia foi acionada e os dois bandidos fugiram, saíram correndo em direção a Bela Vista de Goiás.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Aniversário de 26 anos de São Miguel do Passa Quatro

Dia 09 de janeiro é aniversário da cidade / município de São Miguel do Passa Quatro-Go. A pequena e querida São Miguel do Passa Quatro vai completar 26 anos de Emancipação Político-Administrativa. 

A administração da prefeitura está preparando ações para comemorar o aniversário do município. A partir das 9 horas do dia 9 de janeiro, na praça Sebastião Gonçalves da Silva serão apresentadas peças culturais com talentos da terra e também será servido um bolo de aniversário aos presentes na praça.

Depois de sua criação ou emancipação político-administrativa o município prosperou muito. Em razão dessa prosperidade, é preciso lembrar do pioneirismo do Fefé, do saudoso deputado João Natal e de todas as pessoas que lutaram pela emancipação do município. 

É preciso lembrar também de autoridades como prefeitos, vice-prefeitos, vereadores que apontaram o caminho do progresso, contando com o apoio e participação da população local. Todos contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do município.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Claro deixa cidade sem sinal de telefone por mais de trinta horas

A Empresa de Telefonia CLARO deixa a população de São Miguel do Passa Quatro sem sinal de telefone e internet por mais de trinta horas. 

A grande maioria, praticamente a totalidade da população local usa apenas o sinal da CLARO, por esta a única empresa de telefonia que tem torre instalada na cidade. 

Infelizmente, ultimamente esta empresa vem deixando os clientes desta localidade sem sinal, contudo o sinal sempre era restabelecido com mais agilidade, mas desta vez, os telefones estão mudos há mais de trinta horas, o sinal desapareceu ontem até o momento desta quinta-feira (02/01/13) os telefones continuam sem sinal.

Diante deste mundo tecnológico e globalizado, torna-se difícil trabalhar e relacionar-se sem o funcionamento dos aparelhos de telefones.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Foi muito boa esta apresentação na São Miguel FM 87,9

O Programa Bate Papo em Família, apresentado  por Dr. Elson Gonçalves, da Rádio Comunitária São Miguel FM 87,9, teve hoje, 01/01/14, uma riquíssima apresentação cultural, sobre a vida do saudoso Joaquim Tavares de Aleluia. 

A  apresentação coordenada por Dr. Elson, que foi ao das 9 ás 11 horas teve a participação do  Sebastião Tavares de Aleluia, José Cesário de Aleluia, José Afonso de Aleluia, Dona Dercy e do filho João Nogueira (filho do Geraldinho Nogueira). O fato cultural marcante de toda programação foi sobre festas de folias. 

O filho de Joaquim Aleluia, o Sebastião Aleluia e o neto José Cesário (Zezico) cantaram, além de outras duas músicas,  a moda do "Aparecido" que foi composta por Joaquim Aleluia, por volta da década de 1950. Esta moda foi sucesso em São Miguel do Passa Quatro, o antigo Patrimônio, como era chamado naquela época.
Foi apresentado também no programa um breve histórico sobre a vida de Joaquim Tavares de Aleluia. Também, a Dona Dercy teceu relatos sobre foliões e folias que aconteceram em comunidades, festas antigas e de grande devoção da época que aconteciam na região.

O programa teve participação especial também do João Nogueira, filho que continua contando estórias, a estilo do pai Geraldino Nogueira. No programa ele contou uma estória muito engraçada sobre o ricaço bravo que não aceitava ser chamado pelo apelido de Ti Bum. O programa com várias outras apresentações culturais, foi riquíssimo, foi muito.