sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Carnaval da cidade com som automotivo

O carnaval de 2014, na cidade de São Miguel do Passa Quatro será realizado com som automotivo. A festa está sendo organizada pela prefeitura municipal. 

Está na linha de frente pela organização e realização da festa a secretaria de industria, comércio e turismo, apoiada por outras secretarias da prefeitura e  terá início no dia 28 de fevereiro e continuidade nos dias 01, 02 e 03 de março. 

Em virtude das festividades do carnaval, o prefeito Municipal Dr. Humberto Paixão decretou ponto facultativo na segunda-feira, 03 de março. O decreto determina ainda recesso administrativo até às  12 hs do dia 05 de março,quarta-feira de cinzas, quando o expediente das atividades voltam a normalidade.

O disposto no decreto não se aplica às atividades que por sua natureza são consideras essenciais  e/ ou emergenciais, como serviços de saúde e limpeza pública.


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Emenda de deputado no orçamento da união para Passa Quatro

O Deputado Federal Rubens Otoni (PT), carimbou no Orçamento Geral da União para o ano de 2014, Emenda Individual de n.º 19600007, no valor de R$60.000,00, para o município de São Miguel do Passa Quatro. 

O valor da Emenda virá através do Ministério da Saúde e deverá ser utilizada para estruturação da rede de serviços de atenção básica de saúde do município.

A informação da indicação da emenda para beneficiar São Miguel do Passa Quatro, é do Gabinete do Deputado Federal Rubens Otoni, por meio do ofício n.º 254/2014, datado de 20 de fevereiro e enviado ao Diretório do Partido dos Trabalhadores de São Miguel do Passa Quatro - Goiás.

Padre divulga atividades religiosas para o mês de março

O Pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo, Padre Venefredo, de São Miguel do Passa Quatro, divulgou atividades religiosas que serão realizadas no mês de março.

PROGRAMAÇÃO DE MARÇO

  • Dia 02/03 - Primeiro Domingo de Março - Missa as 9 horas da manhã na Igreja de São Miguel do Passa Quatro e às 18 horas Missa de Posse do Padre Venefredo para presidir também os trabalhos da Paróquia São Francisco de Assis, da cidade de Cristianópolis. A Missa de Posse do Padre em Cristianópolis contará com a presença do Revmo. Sr. Arcebispo Dom Washington Cruz e também uma caravana de fiéis de São Miguel do Passa Quatro.
  • Dia 05/03 - Quarta-feira de Cinzas -  Missa Penitencial com imposição das cinzas e lançamento da Campanha da Fraternidade - na Paróquia São Francisco, em Cristianópolis às 8 horas e na Paróquia São Miguel Arcanjo, em São Miguel do Passa Quatro às 19 horas.
  • Dia 09/03 - Segundo Domingo de Março,  Quaresma -  Missa em Cristianópolis às 8 horas e Missa em São Miguel do Passa Quatro às 19 horas.
  • Dia 16/03 - Terceiro Domingo, Quaresma - Missa em Cristianópolis às 8 horas e Missa em São Miguel do Passa Quatro às 19 horas.
  • Dia 22/03 - Quaresma - Missa na Paróquia São Francisco em Cristianópolis às 19 horas.
  • Dia 23/03 - Quarto Domingo, Quaresma - Missa em São Miguel do Passa Quatro, às 9 horas na Capela do CCA e às 19 horas na Igreja São Miguel Arcanjo.
  • Dia 30/03 - Quinto Domingo, Quaresma - Missa na Paróquia São Francisco às 8 horas e Missa na Paróquia São Miguel Arcanjo às 19 horas.
OBS:
Na Paróquia São Francisco de Assis, em Cristianópolis, como de costume será celebrada Missa com a Novena de N.S. Perpétuo Socorro nas terças-feiras, dias 4, 11, 18 e 25 de Março.

Na Paróquia São Miguel Arcanjo, em São Miguel do Passa Quatro, em todo o período da quaresma, nas sextas-feiras, terá a Procissão da Penitência às 5 horas da manhã, encerrando-se com a Missa na Matriz. Procissão com início, reunião e saída da porta do cemitério e Missa na Igreja. "E um exercício de piedade por nós e pelos nossos falecidos".

Para a Missa de Posse do Padre em Cristianópolis no dia 02/03, um ônibus estará a disposição para transportar os fiéis de São Miguel do Passa Quatro para prestigiar e participar da Missa que será presidida pelo Arcebispo Dom Washington Cruz. 

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Saúde municipal divulga datas para vacinação contra HPV

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Passa Quatro divulga os dias para a realização de campanha de vacinação contra o HPV, vírus que preocupa mais as mulheres, devido à probabilidade do câncer do colo do útero. A Vacina previne contra o Papilomavírus Humano (tipos 6, 11, 16 e 18).

A equipe de profissionais da saúde municipal estará vacinando as meninas de 11, 12 e 13 anos nas seguintes datas e locais:

Dias 10 e 11 de março de 2014, na Escola Municipal Centro de Aprendizagem Professor José Arnaldo Batista. 

No dia 12 de março de 2014, no Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado

No dia 13 de março de 2014, na Escola União – Zona Rural, Região do Passa Quatro de Cima.

Esta vacina, disponibilizada pelo Ministério da Saúde previne contra o câncer do colo do útero e foi disponibilizada para meninas de 11, 12 e 13 anos por ser esta a faixa etária com maior incidência de proteção contra a doença. No entanto, a vacina não substitui a rotina de triagem de câncer do colo do útero e o acompanhamento médico é sempre importante e necessário.

A realização da vacina será efetivada após autorização dos pais ou responsáveis. No dia da vacinação, é necessário estar com o cartão de vacinação.

O câncer do colo do útero é uma das principais causas de morte em mulheres. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem aproximadamente 69 milhões de mulheres com 15 anos de idade ou mais, com risco de desenvolvê-lo. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimou, no ano passado, 17.540 novos casos de câncer do colo do útero a cada 100 mil mulheres e mais de 4.800 mortes em decorrência da enfermidade.





domingo, 9 de fevereiro de 2014

Pe. empossado na Paróquia São Miguel Arcanjo

Na frente, Dom Washington e ao fundo, no centro Pe. Venefredo
O Arcebispo Metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz, empossou hoje (09
/02/2014), em Missa que presidiu, na Paróquia São Miguel Arcanjo, o Padre Venefredo,  para presidir os trabalhos da Igreja Católica de São Miguel do Passa Quatro.

O Padre Venefredo que já vinha atuando deste o início da semana passada já agrada e muito os fiéis católicos. O Padre já caiu na graça da comunidade católica passaquatrense.

A Missa de Posse do Padre foi muito bonita e longa, a Igreja estava cheia e os fiéis acompanharam e participaram atentamento do começo ao fim.

Durante a Missa o Arcebispo Dom Washington, fez também a Consagração da Nova Sacristia da Paróquia, que foi aberta hoje, pela primeira vez. 

A Missa foi transmitida pela Rádio Comunitária São Miguel FM 87,9.

Prefeito foi a Brasília em busca recursos

O Prefeito de São Miguel do Passa Quatro, Dr. Humberto Batista da Paixão, esteve acompanhado de sua equipe de consultoria,  no dia 05 de fevereiro em  Brasilia para protocolar novos projetos solicitando recursos e também acompanhado os projetos já protocolados em órgãos do governo federal.

O prefeito Dr. Humberto reuniu e solicitou apoio do secretário de assuntos institucionais Olavo Noleto, com o três senadores de estado de goiás e com dez deputados federais goianos.

Hoje, (09/02)  o prefeito Dr. Humberto participou da Missa Presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Goiânia Dom Washington Cruz, na Paróquia da cidade, quando foi empossado o novo Pároco, o Padre Venefredo para dirigir os trabalhos em São Miguel Arcanjo, de São Miguel do Passa Quatro.

Nesta próxima semana, a agendo do Prefeito Dr. Humberto está lotada:

  • Na segunda-feira estará ocupado com a realização de convênios em bancos
  • Na terça-feira, vai reunir e tratar de assuntos sobre segurança pública.
  • Na quarta-feira, tem em Goiânia para tratar de assuntos sobre a Funasa.
  • Na quinta-feira, tem encontro de prefeitos da região da estrada de ferro a realizar-se em Goiânia.

Na sexta-feira, o prefeito Dr. Humberto deverá participar do Programa Notícias e Debates, da Rádio São Miguel FM  87,9, a rádio comunitária da Cidade, para inclusive dar mais detalhes sobre sua visita á Brasília.

PT realiza encontro em Silvânia para fortalecer pre-candidato Gomide

Pre-candidato ao Governo de Goiás Antonio Gomide
O Partido dos Trabalhadores de Goiás, reuniu no dia 09 de fevereiro na cidade Silvânia. Conhecida como Atenas de Goiás, Silvânia, localizada na microrregião da Estrada de Ferro, recepcionou no domingo (09/02), o 6º Encontro Regional do PT. O município deu as boas vindas, às 09 horas, à comitiva petista formada pelo o prefeito de Anápolis e pré-candidato do PT ao Governo do Estado, Antônio Roberto Gomide, o deputado federal Rubens Otoni (PT) e o presidente estadual da sigla, Ceser Donisete.

O prefeito local, Jose Faleiro (PT), lideranças da base do PT e de outros partidos, militantes petistas, autoridades do município e da região e demais apoiadores da pré-candidatura de Gomide estiveram presentes no grande encontro realizado no Ginásio Anchieta. 

O objetivo foi pedir a união de todos em torno do nome de Gomide para o fortalecimento do projeto do Partido dos Trabalhadores de chegar ao Governo do Estado de Goiás em 2014.

No total, serão promovidos 20 encontros no Estado de Goiás, até o dia 29 de março. Após esta data, caso o Partido decida que Antônio Roberto Gomide é o melhor nome para disputar o Governo em 2014, o prefeito de Anápolis terá até o dia 05 de abril para deixar a prefeitura”. O último encontro será promovido em Goiânia, no dia 29 de março. 

Participaram do encontro da Microrregião da Estrada de Ferro, realizado em Silvânia, participantes das cidades: Cristianópolis, Leopoldo de Bulhões, Gameleira, Orizona, Palmelo, Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás, São Miguel do Passa Quatro, Silvânia, Urutaí e Vianópolis.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

São Miguel do Passa Quatro tem novo Pároco

A Paróquia São Miguel Arcanjo, de São Miguel do Passa Quatro tem novo pároco, é o Padre Venefredo. O novo padre chegou por causa da transferência do Monsenhor Ademário Benevides para Senador Canedo.

O novo pároco, o padre Venefredo, disse ontem (04/02/2014), em entrevista no Programa Notícias e Debates da Rádio Comunitária São Miguel FM 87,9, que chegou para dar continuidade nos trabalhos de evangelização da comunidade católica. Durante a entrevista que durou uma hora de prazo, das 12 às 13 horas, o novo padre disse estar feliz de ter sido enviado para trabalhar em São Miguel do Passa Quatro, também explicou como pretende trabalhar, falou sobre família, sobre o papa Francisco, sobre jovens e temas diversos.

O novo pároco já está atuando, celebrando na Igreja da Paróquia. Mas a posse será realizada no dia 09 de fevereiro, às 18 horas em Missa que será presidida pelo arcebispo Dom Washingtom Cruz.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Morre aos 97 anos o pioneiro Pedro Calisto

Morreu ontem, (03/02/2014), aos 97 anos de idade, Pedro Calixto de Carvalho, um dos principais pioneiros de São Miguel do Passa Quatro. Pedro Calisto de Carvalho pertence a uma família de 9 irmãos, irmandade que constituiu-se numa das primeiras famílias que vieram fazer parte da história de ocupação, povoação e surgimento do povoado que mais tarde tornou-se na cidade de São Miguel do Passa Quatro.

Pedro Calisto de Carvalho, foi em toda sua vida um homem honrado honesto, trabalhador e construtor de amigos. O tradicional Pedro Calisto era uma biblioteca viva, sabia e tinha prazer em contar histórias sobre a vida e o passado da nossa gente, da nossa cultura. 

Aos 93 anos de idade tive o prazer de entrevista-lo, sentados no banco da praça, ele me contava histórias do nascimento da cidade, que inclusive ele ajudou. Disse-me Pedro Calisto naquela data que apesar de ainda ser criança ajudou seu pai o Calisto Carvalho na obra de construção do antigo cemitério da cidade, entre os anos de 1923 a 1928, que não existe mais, no local, encontra-se a Praça da Bíblia. Ele me relatou também o tempo em a cidade tinha apenas 03 casas. 

Pedro Calisto de Carvalho, foi casado com a tia Cândida. Depois que ficou viúvo continuou morando na mesma casa, por sinal uma casa histórica. No pensar, ao buscar na memória a paisagem desta morada, lembra sempre a imagem do vô Pedro sentado em um tamborete na porta da sala ou então em um banco da praça que fica em frente a sua casa. 

Pedro Calisto de Carvalho criou os filhos: Armindo Pedro, Divino Pedro, José Pedro, João Pedro e Miguel Pedro e as filhas: Maria Francilina (kika) e Maria Branca, estas duas adotivas, mas criadas como filhas legítimas. Maria Francilina (Kika) é a esposa do Fefé. Maria Branca, já falecida era casada com o Joaquim Calisto.

Os nove irmãos pioneiros da família Carvalho eram: Pedro Calisto, Avelino Calisto, Benedito Carvalho, João Calisto, José Calisto, Antônia Carvalho, Cacionila Carvalho, estes já falecidos. Da irmandade estão vivos: Rafael Crispim de Carvalho e Joaquim Calisto de Carvalho.