sábado, 29 de março de 2014

PT aprova candidatura de Gomide ao Gverno de Goiás

Foto: do diretório regional pt
Do Diário de Goiás

Os delegados do Encontro Regional do PT aprovaram hoje, 29, a candidatura do prefeito de Anápolis, Antônio Gomide, a governador de Goiás. O encontro lotou o auditório da Câmara Municipal de Goiânia. Logo na chegada, Gomide falava da decisão de renunciar ao cargo de prefeito para disputar a eleição.

A decisão dos petistas ocorreu por unanimidade. O evento teve “tom de campanha”, com gritos entoados pelos militantes de apoio ao petista e críticas ao governo estadual.

Darci Accorsi, ex-prefeito de Goiânia, afirmou que Gomide é a encarnação do sonho que ele teve anos atrás quando disputou o cargo de prefeito da capital.

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia – que defendia o partido coligado com o PMDB – fez discurso destacando que a reeleição da presidente Dilma é prioridade e disse, que estará junto com o partido no que ele decidiu. "Estamos unidos para reeleger Dilma e marcharemos juntos na eleição de Antônio Gomide".

Outro líder petista, Valdi Camárcio, diz que a escolha de hoje é o resutlado do excelente trabalho de Gomide para unificar o partido. E completou: "E quando o PT está unido, saiam da frente! Porque a vitória é nossa".

Osmar Magalhães, líder histórico da sigla, lembrou, em seu discurso, quando também foi escolhido pré-candidato pelo PT, em 1998, e disse acreditar na vitória do colega. A suplente de deputada federal Marina Santana fez questão de lembrar que Gomide “carrega a responsabilidade do partido”.

Olavo Noleto, secretário de Relações Institucionais do governo federal, afirmou estar “à disposição” do colega e pediu que ele conduza o partido para a vitória.

terça-feira, 25 de março de 2014

Município adere ao programa suplementação da vitamina A

A deficiência de vitamina A é considerada como uma das piores deficiências nutricionais do mundo subdesenvolvido. A falta da Vitamina A é a principal causa de cegueira, estando também associada a 23% das mortes por diarréias, em crianças. 

Para prevenir-se e eliminar doenças causadas pela falta de vitamina A, a secretaria municipal de saúde de São Miguel do Passa Quatro, aderiu ao Programa Nacional de Suplementação da Vitamina A e já recebeu do Ministério da Saúde quantidade suficiente de medicamentos e já implantou o programa no município. É um programa do governo federal realizado em parceria com os estados e municípios.

Serão beneficiados com a suplementação da vitamina A, todas as crianças de 6 meses a 5 anos de idade. Serão aplicadas duas doses da suplementação durante o ano, sendo a cada 6 meses uma dose que é ingerida via oral (gotinhas). 

Para receber a suplementação, é necessário apresentação do cartão de vacina. A Secretária Municipal de Saúde de São Miguel do Passa Quatro, Marlene Aleluia, disse que é importante que todas as mães levem seus filhos de 6 meses a 5 anos de idade, das 7 às 17 horas na Unidade Básica de Saúde para receber a medicação. A suplementação da vitamina A previne contra problemas de visão, é fundamental para o crescimento saudável e reduz a mortalidade infantil.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Papa celebrará missa em abril pela canonização de Anchieta


O papa Francisco celebrará, no dia 24 de abril, missa na Igreja de Santo Inácio de Loyola, em Roma, em ação de graças pela canonização do beato José de Anchieta, religioso fortemente ligado à evangelização no Brasil e que será proclamado santo no dia 2 de abril, por meio de decreto papal.


Foi o próprio pontífice que optou por um decreto para a canonização do beato, em vez da tradicional solenidade na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Nascido em Tenerife, nas Ilhas Canárias (Espanha), o jovem jesuíta desembarcou em solo brasileiro em julho de 1553, onde fundou, junto com o padre português Manoel da Nóbrega, um colégio em Piratininga, que deu origem à cidade de São Paulo. Assim como Anchieta, o papa Francisco é membro da Companhia de Jesus, ordem fundada por Inácio de Loyola.

Anchieta foi beatificado por João Paulo II em 1980. O papa também vai assinar decretos de canonização dos beatos franceses François de Montmorency-Laval e Maria da Encarnação Guyart, que promoveram a evangelização no Canadá. Fonte: Da Rádio Vaaticano, publicado na Agencia Brsil

Refeitório será construído no Colégio Adonias Lemes do Prado

Em reunião realizada no dia 17 de março de 2014, entre a Empresa Construtora América Ltda, a Gestão Escolar e o Conselho Escolar Educando Para a Vida do Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado, foi alterado o objeto do projeto de reforma e ampliação da unidade escolar.

O valor da verba destinado é de R$ 100 mil reais. De início o projeto previa a construção de uma sala de multiuso e outros pequenos reparos na unidade escolar.

Porém, a Gestão Escolar representada pela diretora Sheila Senito e o Conselho Escolar presidido pela professora Cristina Abadia, entraram  em com contato com a secretaria de educação e com a empresa responsável para alterar o objeto do projeto.

A solicitação foi atendida e aprovada e ao invés de construir uma sala de multiuso, será construído na unidade escolar um refeitório. Também será realizada alterações na cantina, além de outros pequenos reparos na unidade escolar.

A alteração foi acompanhada pelo fiscal da Secretaria de Educação, Alessandro Torres Neves. A obra deverá ser iniciada em breve. A empresa já está colocando materiais de construção no local.

quinta-feira, 20 de março de 2014

"Tosco", a poesia da professora Luciete

Sobre o “Projeto Tosco Em Ação” que está sendo desenvolvido no Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado, cidade de São Miguel do Passa Quatro, a professora Luciete Aparecida de Assis escreveu a poesia, cujo título é “Tosco”.

Tosco

O que é tosco?
De onde tiraram esse nome?
Se fosse para escolher uma cor,
Gosto quando é tosco!

Mas tosco
Seja lá o que for,
Sou curioso, preciso buscar.

Inacabado,
Imperfeito,
Não lapidado,
Sem moldura...

Vou mudar!
Rever alguns pontos do que já foi feito
E mudar minha postura!
Pois não quero mais ser revoltado,

Viver assustado,
Só ouvindo meus defeitos.
Quero ter cultura
E quem sabe até festejar uma formatura
E mudar essa nomenclatura!
Autora: Luciete Aparecida de Assis

quarta-feira, 19 de março de 2014

"Projeto Tosco Em Ação" terá palestra do Pe. Wenefredo

O Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado, de São Miguel do Passa Quatro, está desenvolvendo com os alunos de 2.ª e 3.ª séries do ensino médio o Projeto “Tosco Em Ação”. 

O projeto tem como objetivo promover a prevenção contra o bullyng e melhorar o comportamento de alunos. 

Tosco é o nome do livro e do personagem principal da história criada por Gilberto Mattje, que serve para levar aos jovens uma reflexão em relação à vida. 

A publicação alerta os adolescentes sobre suas escolhas e os leva a pensar sobre as responsabilidades. O Projeto envolve a leitura do livro e toda a comunidade escolar, o que contribui para uma melhora de comportamento.

O “Tosco em Ação” já foi realizado em Mato Grosso do Sul, Paraná, Roraima, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Piauí e Goiás. 

No Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado, projeto está sendo desenvolvido pelas professoras, Luciete Aparecida de Assis e Camila Júlia de Carvalho da Cruz, com a mediação da professora Oneide Maria Godói. Esta equipe conta ainda com o apoio da gestão escolar e auxílio de todos os professores, servidores da escola.

O Projeto teve início no dia 18 de fevereiro com a realização de um encontro de formação em Silvânia e será finalizado no dia 11 de abril em um evento que será realizado na escola para apresentações finais.

Serão realizadas com os alunos o total de 21 atividades coordenadas por professores com datas para a execução das atividades e recursos didáticos que serão necessários para a realização de tais atividades. 

No dia 21 de março, em atividade de desenvolvimento do projeto, será realizada no colégio, para as turmas de 2.ª e 3.ª séries do ensino médio do turno matutino uma palestra com o Padre Wenefredo.

No dia 24 de março, o Padre Wenefredo irá proferir palestra também para as turmas de 2.ª e 3.ª séries do ensino médio, turmas turnas do noturno, envolvidas no projeto tosco. Nesta palestra irão participar também, as turmas do 9.º Ano do ensino fundamental e 1.ª série do ensino médio, noturno. 

O Projeto foi lançado no dia 3 de abril em Goiânia e é realizado pela Editora Alvorada com a parceria da Secretaria de Estado de Educação de Goiás.

domingo, 16 de março de 2014

SindSãoMiguel elege nova diretoria

Os filiados do sindicato dos servidores municipais da prefeitura de São Miguel Passa Quatro - SindSãoMiguel, elegeram na última sexta-feira (14/02/2014), nova diretoria para o triênio 2014 a 2016. 

A nova diretoria, constituída na Chapa 1, venceu a eleição,elegendo como presidente do sindicato o servidor, Domingos Sávio Pires Basílio. 

Foram eletos também para constituir a chapa 1,  os servidores: Edcarlos Leão,  João Ricardo de Aleluia, Voninho Faleiro, Adriano Braga, José Romer, Leone Rodrigues, Alzira Faleiro, Rosa Aleluia, Denise Batista e Silvio Ricardo de Aleluia.

Votaram na eleição o total de 111 filiados. A Chapa 1 obteve 54 votos, a Chapa 2 obteve 52 votos, teve 4 votos em branco e 1 voto nulo.


quinta-feira, 13 de março de 2014

Passa Quatro recebe médico cubano do programa mais médicos

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Passa Quatro terá um médico cubano do Programa Mais Médicos Para o Brasil - Programa do Governo Federal, para atuar na  Atenção Básica da Saúde Municipal. 

Hoje, 13 de março, a Secretária Municipal de Saúde,  Marlene Aleluia, foi a Goiânia para buscar o novo médico que estava hospedado no Castros Hotel.  

No hotel foram apresentados 54 médicos cubanos que foram distribuídos para vários municípios de Goiás. O médico designado para trabalhar em São Miguel do Passa Quatro é um jovem moreno de estatura mediana para alta.  

Dr. Ronny é o nome médico, ele já está em São Miguel do Passa Quatro e será apresentado amanhã 14 de março para os profissionais de saúde da atenção básica - PSF do município. O Dr. Ronny já visitou a equipe de médicos do hospital municipal e do PSF. 

O grupo de médicos cubanos estavam no Brasil, em Brasília, desde o dia 05 de fevereiro, fazendo treinamentos sobre a medicina brasileira e também aprendendo a língua portuguesa.

O novo médico está aguçando a curiosidade do povo de São Miguel do Passa Quatro, que quer conhecer logo o seu estilo de trabalho, sua cultura, enfim o que o cubano traz de novidades para a saúde municipal.

Sobre a cultura, já descobrimos que o médico não toma coca-cola, ele alega que a bebida faz mal para a saúde. Coca-cola é o refrigerante mais popular do planeta terra, é produto simbolo do  capitalismo, sistema radicalmente oposto ao socialismo de cuba, país de formação educacional e cultural do médico.  

Emendas apontam 300 mil para saúde do município

São Miguel do Passa Quatro foi indicado pelo Deputado Federal Pedro Chaves (PMDB), para receber o valor de R$ 200.000,00 e pela Deputada Federal Iris Araújo, também do (PMDB), para receber o valor de R$100.000,00. 

As emendas individuais dos parlamentares foram carimbadas no Orçamento Geral da União para o ano de 2014.

Os valores das Emendas serão liberadas por intermédio do Ministério da Saúde e deverá ser utilizada para estruturação da rede de serviços de atenção básica de saúde do município. No total, as duas emendas somam R$300.000,00.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Notícias e Debates para homenagearem as mulheres

O Programa Notícias e Debates, da Rádio Comunitária "São Miguel FM 87,9", de São Miguel do Passa Quatro, que vai ao ar de segunda a sexta, das 12 às 13 horas,  realizado hoje (07/03/14), foi especial para homenagearem as mulheres, para a data de 8 de março, dia internacional da mulher. 

Foram veiculadas reportagens sobre a real situação vivenciada pelas mulheres, em especial sobre as mulheres de São Miguel do Passa Quatro. 

Participaram do Programa as mulheres: Terezinha de Jesus - Secretária Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Marlene Aleluia - Secretária Municipal de Saúde e Reny Ribeiro - 1.ª Dama e Secretária Municipal de Ação Social.

segunda-feira, 3 de março de 2014

Empossado novo pároco de Cristianópolis

O Padre Venefredo foi empossado ontem para presidir os trabalhos da comunidade católica de Cristianópolis. A Missa de posse do novo pároco foi presidida pelo Arcebispo Auxiliar Dom Waldemar Passini, que veio de Goiânia acompanhado do Padre Rodrigo. 

Na Missa de Posse, a Igreja da Paróquia São Francisco de Assis, de Cristianópolis, estava lotada de fiéis católicos da cidade e também uma caravana de católicos de São Miguel do Passa Quatro.

O Padre Venefredo, empossado como pároco de Cristianópolis também é o pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo de São Miguel do Passa Quatro.