quinta-feira, 31 de julho de 2014

Novo setor da cidade recebe ligações da Saneago

O Setor João Batista de Oliveira Neto, de São Miguel do Passa Quatro, está recebendo a instalação de 108 ligações de água. O serviço está sendo realizado pela Saneago.

Está em fase de conclusão, no novo setor, a construção de 108 casas do Programa Minha Casa Minha Vida. 

Após as ligações o setor fica apto a receber a pavimentação asfaltica. O prefeito da cidade, Dr. Humberto disse que o novo setor será asfaltado antes da entrega das casas aos proprietários.

Hoje, 31 de julho de 2014, o gerente do distrito da Saneago, de São Miguel do Passa Quatro, Cleiton André da Silva, esteve no Programa Notícias e Debates, da Rádio Comunitária São Miguel FM 87,9, prestando informações sobre as novas ligações de água no setor e também sobre serviços gerais da empresa realizado na cidade.

Cleiton André da Silva, que a Saneago da cidade está aguardando a chegada e instalação de um filtro para clarear a água da cidade. 

O gerente disse também o gerente que a água da cidade tem a cor bem amarelada devido a concentração de minério de ferro e manganês na água que é extraída de poços artesianos e que a coloração ocorre quando os minérios entra em contato com o cloro.

Cleiton André disse ainda que a cidade de São Miguel do Passa Quatro possui cerca de 1.230 ligações de água, realizada pela Saneago e que já existe um estudo e que o mesmo aponta para o futuro a captação e tratamento de água do Rio Passa Quatro para abastecer a cidade, este é um estudo para o futuro.


quarta-feira, 30 de julho de 2014

Festa em Louvor a São Miguel Arcanjo 2014

Em entrevista ao Programa Notícias e Debates da São Miguel FM 87,9, o Padre Wenefredo, os festeiros Gilmar e Dr. Leandro Barbosa apresentaram a programação da Festa em Louvor a São Miguel Arcanjo de 2014.

A Paróquia São Miguel Arcanjo, através do Padre Wenefredo, os festeiros, Rosinaldo e Célia, Gilmar e Terezinha, Joaquim Afonso e Maria, Fábio e Roberta, Franksley e Maria de Fátima, Leandro e Nília, Toim e Roseni, juntamente com a comunidade católica de São Miguel do Passa Quatro, já estão trabalhando para realizar a festa tradicional da cidade. O Lema da festa de 2014 é: "São Miguel Arcanjo defendei-nos no combate da Oração". 

O Padre e festeiros convidam  você e sua família para participarem, manifestar a sua fé e devoção, nas celebrações religiosas e festivas em Louvor ao Padroeiro da Cidade. É festa da Comunidade e Evangelização.
A festa terá início com encontros na zona rural:
  • Dia 09/08 - Região Água Vermelha de Baixo, Meio e Cima, casa da Geraci Tobias,
  • Dia 16/08 - Região Matoso, Canavial e Buriti, casa do Maurício e Lindaurina
  • Dia 23/08 - Região dos Córrego das Vacas, Alvorada e Costas, casa do Gilmar e Terezinha.
  • Dia 30/08 - Regiões Aborrecido, Rio Preto e Rio dos Bois, na Capela do Aborrecido.
  • Dia 13/09 - Regiões Teixeira, Capim Puba e Passaquatinho, casa do Edirson e Iredes.
Encontros da Cidade:
  • Os encontros da cidade serão realizados entre os dias 20 a 29 de setembro de 2014. As Missas na Igreja serão presididas pelos Padres: Wenefredo, Jovandir, Vitor, Daniel Lagni, Sérgio, Rodrigo e Bispo Auxiliar Dom Waldemar.
Serão realizadas também na festa: alvorada, cavalgada, truco, 2.ª corrida de São Miguel, carreata dos padroeiros, bingo, futebol e outras atividades festivas.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

A natureza é mesmo bela e encantadora



AS TRES ROLINHAS











É mesmo uma beleza
O encanto da natureza
Numa manhã de sol irradiante
No pé de mexerica já crescido no quintal
Pousou-se uma ave, uma rolinha branca, carijó
Parecia conversar com a mexeriqueira
A ave apreciava ida e volta do balançar da fruteira
No galho voltado para a direção da casa
O passarinho foi construindo o seu ninho
Rolinha mansa, tranquilizou-se com o ninho pronto
Lá pôs dois ovos, bem pequeninos
Ao lado da fruta bem granada, fofa e bem madura
Ficou por alguns dias e noites aquecendo os ovinhos
Dois passarinhos nasceram e foram bem cuidados
Depois voaram na direção nascente em dia de sol irradiante
Hoje, não sei por onde pousam e voam as três rolinhas
Abandonada e triste a mexeriqueira está se recuperando
Sem frutos, com folhas velhas caindo, novos brotos estão surgindo
Com esperança de folhas novas, novo florescer e novos frutos
Para mais uma vez, na frente da cozinha convidar os pássaros
E encantar a casa onde moro, observo a beleza e o encanto da natureza.

Agricultura familiar foi destacada na Rádio São Miguel FM 87,9

O Programa de Notícias e Debates, da Rádio Comunitária São Miguel FM 87,9, Entidade da Associação dos Moradores de São Miguel do Passa Quatro, veiculou reportagens, fez comentários e debates,  durante a semana passada, entre os dias 21 a 26 de julho, sobre sobre a agricultura brasileira, especial sobre a agricultura familiar do município.

Para encerrar a programação especial, o notícias de debates entrevistou hoje, 28 de julho de 2014, DIA DO AGRICULTOR, os produtores rurais da agricultura familiar, Gilmar Souza, sua esposa Terezinha e Frederico dos Santos.

Alem de produtora rural, Terezinha de Jesus, ocupa o cargo de secretária da agricultura e meio ambiente do município de São Miguel do Passa Quatro.

Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos e ferramentas. Quem trabalha na agricultura é chamado de agricultor. A ciência que estuda as características das plantas e dos solos para melhorar as técnicas agrícolas é a agronomia.

No final, o programa, realizado hoje, 28 de julho,  data que se comemora DIA DO AGRICULTOR no Brasil, o Notícias e Debates fez uma homenagem para todos os produtores rurais do município.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Programa Mesário Voluntário da Justiça Eleitoral

Fonte da Imagem: Google
"A Justiça Eleitoral da 61ª Zona Eleitoral de Goiás, Vianópolis e São Miguel do Passa Quatro, divulga o Programa Mesário Voluntário.

O Mesário é um cidadão que, voluntariamente ou mediante convocação, colabora com o Processo Eleitoral de nosso país.

O Mesário além de garantir o direito de voto dos cidadãos, assegurará a democracia em nosso país e contará com os seguintes benefícios:
  • Horas extra-curriculares - se o mesário é estudante universitário, o trabalho poderá ser aproveitado como horas extra-curriculares nas instituições conveniadas com o TRE-GO. Confira na sua faculdade se ela é conveniada e participe.
  • OVG - o estudante que já é bolsista da OVG, ao participar, terá o trabalho aproveitado no Programa Bolsa Universitária da Organização das Voluntárias de Goiás - OVG.
  • Folga em dobro - se você é trabalhador, público ou privado, a lei garante folga em dobro, pelos dias trabalhados.
  • Desempate em concursos - o serviço ainda poderá ser utilizado como critério de desempate em concursos públicos quando constar em edital.
Faça o seu cadastro no Cartório Eleitoral, através do telefone (62) 3335-1379, ou no site www.tre-go.jus.br no link do programa Mesário Voluntário. Inscrições até 05/08/2014"

GUILHERME BATISTA MATIAS / Analista Judiciário / Chefe de Cartório da 61ª ZE - Vianópolis / (62) 3335-1181 // zon061@tre-go.gov.br

segunda-feira, 21 de julho de 2014

São Miguel FM comemora primeiro aniversário com festas

No sábado e domingo, 19 e 20 de Julho de 2014, a Associação dos Moradores de São Miguel do Passa Quatro, comemorou o primeiro aniversário da Rádio Comunitária São Miguel FM 87,9.

Vária atividades foram realizadas para comemorar  o primeiro ano da rádio, como: realização de entrevistas, sorteios de mais de sessenta brindes, apresentações dos comunicadores comunitários, da diretoria executiva da rádio, show musical com Cristiano Machado e com Atonio Marçal  e Terezinha da cidade de Orizona. 

No sábado, o evento foi realizado na praça Sebastião Gonçalves da Silva com a presença de uma grande quantidade de pessoas. Também marcaram presença os membros da diretoria da associação e da rádio, trabalhadores comunitários de comunicação, o prefeito Dr. Humberto, Vice-prefeito Elson, o jornalista Vassil Oliveira e o Padre Wenefredo.

O momento foi de grande alegria e reconhecimento sobre o valor e importância da querida São Miguel FM, a nossa rádio comunitária. O entusiasmo da população presente e os discursos parabenizando e de elogios certificam que a rádio é realmente importante para todos.

O Padre Wenefredo, presenteou a rádio  com uma linda mensagem de Preito de Gratidão. Eis a mensagem: "Na passagem do primeiro aniversário de instalação da Rádio São Miguel FM, a Paróquia São Miguel Arcanjo, em nome de todos os fiéis católicos, apresenta aos seus diretores, funcionários e colaboradores o seu PREITO DE GRATIDÃO pelos relevantes serviços prestados à comunidade na evangelização e nas ações comunitárias. Rogamos a Deus pela paz e alegria de todos. São Miguel do Passa Quatro, 19 de Julho de 2014. Paróquia São Miguel Arcanjo / Padre Wenefredo Soares Filho / Pároco".

No domingo, foi servido para todos os trabalhadores comunitários, seus familiares e amigos um gostoso almoço e apresentação dos cantores de Orizona,  Antonio Marçal, Terezinha e seus demais componentes do conjunto musical.

Foi realmente maravilhoso. Fica o agradecimento a todos que colaboraram para a realização do evento de comemoração do primeiro aniversário e parabéns para a querida São Miguel FM, a nossa rádio comunitária, a 87,9. 

quinta-feira, 17 de julho de 2014

O Primeiro Aniversário da São Miguel FM, 87,9 MHz

A Rádio Comunitária São Miguel FM 87,9, Entidade da Associação dos Moradores de São Miguel do Passa Quatro, vai comemorar seu primeiro aniversário nos dias 19 e 20 de Julho de 2014.

No evento de comemoração do primeiro aniversário da rádio, no dia 19 de Julho, na praça central da cidade, a partir das 19 horas, serão realizadas atividades culturais, tais como: apresentações dos trabalhadores comunitários, agradecimentos, entrevistas, sorteio de brindes e show musical. No domingo, 20 de Julho, na feira coberta, a diretoria da associação vai servir um almoço para todos os trabalhadores comunitários e seus familiares, neste evento também terá show musical. 

A Rádio São Miguel FM, um sonho de São Miguel do Passa Quatro demorou cerca de dez anos para tornar-se realidade. 

Lembro-me, que a quinta-feira, 9 de maio de 2013 foi um dia feliz, data em que a obra de construção e montagem da torre da Rádio Comunitária foi concluída. Torre esta, projetada pela engenharia, possui ART e com instalação de pára-raio, farol de luz e a antena. 

O dia 30 de Junho de 2013, um belo domingo registra também como data marcante, foi neste dia A Rádio Comunitária "São Miguel FM 87,9" entrou no ar. Os serviços de montagem da rádio foram realizados nos dias 29 e 30 de junho de 2013. A Rádio funcionou em caráter experimental até o dia 20 de julho, data em que a rádio foi oficialmente inaugurada. 

No dia 20 de Julho de 2013, a Diretoria da Associação dos Moradores de São Miguel do Passa Quatro inaugurou oficialmente a São Miguel FM MHz. O evento foi realizado na Praça Sebastião Gonçalves da Silva, com a presença do Deputado Federal Rubens Otoni, do Prefeito Dr. Humberto, Vice-prefeito Dr. Elson, Jornalista Vassil Oliveira e com a praça lotada de pessoas.

No dia 08 de Agosto de 2013, o Monsenhor Ademário Benevides abençoou a Rádio Comunitária São Miguel FM 87,9 e concedeu entrevista para o Programa Notícias e Debates. 

No dia 01 de Julho de 2014, o Padre Wenefredo, durante celebração da Santa Missa, parabenizou e rezou pedindo as bênçãos e proteção de Deus para a Rádio Comunitária.

A programação diária da Rádio é contemplada com programas musicais, notícias, esportes, bate-papo e religiosos.
Parabéns São Miguel FM 87,9 MHz

São Miguel FM, Uma Grande Conquista

São Miguel FM! Foi um tempo de luta! Mas ficou a conquista.


Foram aproximadamente, dez anos de lutas para a sua chegada. Quando eu estava exercendo mandato de vereador, além de serviços costumeiros do legislativo, queria eu deixar algo de importante para servir a população.

Religioso como sempre fui, leigo católico, fui escolhido pela querida Irmã Célia para participar e representar a comunidade católica de São Miguel do Passa Quatro em um encontro no Centro Pastoral Dom Fernando em Goiânia. 

Naquele encontro, numa reunião que falava da importância das rádios comunitárias, pensei logo, a nossa cidade precisa. 

Então! voltei-me, e fortalecido pelo mandato de vereador iniciei os trabalhos. Convidei alguns companheiros, criamos a associação, escrevemos o estatuto e requeremos a tão sonhada rádio para nossa cidade.

Naquele tempo, como eu exercia mandato de vereador e não querendo misturar as coisas, convidei o amigo Luciano Rodrigues, para assumir os trabalhos burocráticos, cuidar da papelada exigida pelo Ministério das Comunicações. Amigo, o qual agradeço muito.

Depois, convidei o Pedro Lima, Antonio Lourival, outros amigos e amigas e constituímos a nova diretoria. Nesta, assumi a presidência para conduzir os trabalhos e finalmente instalar a São Miguel FM na cidade. 

Em todo momento do processo, tinha gastos e não tínhamos receitas, mas pagamos tudo que precisava ser pago. Depois de tudo pronto, veio o mais difícil, montar a Rádio, precisava de dinheiro, o valor aproximado de 40 mil reais. A câmara municipal aprovou e a prefeitura ajudou com R$ 18 mil reais, isto com vontade e entusiasmo principalmente do Dr. Humberto e Dr. Elson. O restante, o valor do dinheiro que faltava, ainda, mais de 20 mil reais arrumamos e compramos os equipamentos e montamos a Rádio. 

A Rádio entrou no ar no 30 de Junho de 2013, em caráter experimental e foi inaugurada oficialmente no dia 20 de Julho do mesmo ano, quando rádio passou a operar com programação das 5 horas da manhã às 11 horas da noite.

Foi um tempo de luta, mas ficou a conquista. A querida Rádio Comunitária São Miguel FM é da comunidade e para o bem de todos. Portanto, aproveite, a tenha com valor e amor pois ela é sua também. E,

Queremos agradecer a todos os trabalhadores comunitários da rádio, aos ouvintes, aos comerciantes e empresários que apoiam, estão ajudando na manutenção da rádio e valorizando a cultura local. Agradeço a Deus por tudo e pedimos ao Senhor Todo Poderoso que abençoe cada dia a nossa rádio, que ilumine os trabalhadores e também os ouvintes. Obrigado. Parabéns São Miguel FM por seu primeiro aniversário.

São Miguel do Passa Quatro, 16 de Julho de 2014.

Zequinha Aleluia - Diretor/Presidente

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Saúde quer detectar principais causas de cegueira

O Município de São Miguel do Passa Quatro, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo Federal, vai realizar a Campanha de Detecção das Principais Causas de Cegueira.

A Campanha terá início no dia sete e será concluída no dia dez de Julho de 2014. Mas para isto, será realizado hoje e amanhã, três e Quatro de Julho, no horário das 08 às 17 horas, na Unidade Básica de Saúda de Família, o teste de acuidade visual, ou a realização de um exame para detectar se há problema ou não de visão e o grau de comprometimento.

Dos dias sete a dez, terá uma equipe de profissionais oftalmológicos do CEROF - Centro de Referencia e Oftalmologia, com equipamentos apropriados para realização de consultas e demais exames, caso haja necessidade.

Case seja detectado problema de visão em algum paciente, o mesmo será encaminhado através de Secretaria Municipal de Saúde para o Banco de Olhos, em Goiânia, para a realização de tratamento. A Campanha é destinada para pessoas diabéticas de qualquer idade e pessoas maiores de 60 anos. 

A Secretária Municipal de Saúde, Marlene Aleluia disse que a Campanha será realizada em São Miguel do Passa Quatro através de parceria do Município com o Telessaúde, o Núcleo de Telemedicina, Telessaúde, Universidade Federal de Goiás que são parceiros do Governo Federal. 

A Secretária Municipal de Saúde, Marlene Aleluia, convida todas as pessoas com direito a participar da campanha para procurar a Unidade Básica de Saúde da Família e usufruir desse direito.