São Miguel do Passa Quatro, marcou presença no VIII Congresso
Nacional das Rádios Comunitárias, em Brasilia, com a
participação minha (Zequinha Aleluia), como
delegado da ABRAÇO -GO,.
O VIII Congresso Nacional das Rádios Comunitárias foi realizado com sucesso. O encerramento aconteceu ontem às 12 horas, no hotel nacional de Brasília.
Os congressistas dos estados brasileiros aprovaram a alteração no estatuto, estabelecendo que a partir de agora a Associação da Abraço Nacional passa a chamar Confederação da Abraço Nacional.
Além de dez congressistas de cada estado do país, participaram lideranças de órgãos ligados e parceiros que apoiam ou são envolvidos na defesa da democratização das comunicações.
Dentre várias lideranças políticas, participaram também o Ministro das Comunicações Ricardo Berzoine e a Deputada Federal Luiza Erundina.
Dentre vários e importantes temas, foram tratados no VIII congresso nacional das rádios comunitárias os assuntos:
- Os desafios e a importância das rádios comunitárias para a democratização das comunicações no Brasil.
- Plano nacional de outorgas e o fortalecimento das rádios comunitárias no Brasil.
- A importância das rádios comunitárias como fator de integração cultural e políticas da América Latina.
- A produção de conteúdos e distribuição para as rádios comunitárias espalhadas pelo país.
- A importância e o fortalecimento das rádios comunitárias para a participação social no país.
- Foi tratado e teve palestras explicativas sobre o atendimento pelas equipes do Ministério das Comunicações para solicitar, legalizar, instalar e expandir a quantidade de rádios comunitárias pelo país.
- O empoderamento da mulher na comunidade por meio da participação de rádios comunitárias e também para a participação política.
Foi realizado também eleição para composição da nova diretoria e conselho fiscal da ABRAÇO que passou a ser denominada de Confederação da Abraço Nacional.
Também foi importante conversar sobre as experiências de gestões e funcionamento das rádios comunitárias do país. Conhecemos e conversamos com dirigentes de rádios de várias localidades, espalhadas nos estados brasileiros.