Das 50 cidades que deverão ser contempladas inicialmente pelo programa Internet Para Todos, cinco municípios da região da estrada de ferro estão entre os escolhidos para receberem o benefício.
O programa Internet Para Todos foi lançado na última quarta-feira, 27, pelo ministro Gilberto Kassab, titular do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Bonfinópolis, São Miguel do Passa Quatro, Gameleira de Goiás, Cristianópolis e Palmelo estão entre os municípios escolhidos que poderão ter internet de alta velocidade transmitida via satélite.
As conexões serão possibilitadas por meio de antenas que recebem o sinal do satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).
O aparelho está estacionado a 36 mil quilômetros da Terra e pode garantir Internet em todo o território nacional, inclusive nos oceanos.
Segundo Gilberto Kassab, caberá aos prefeitos inscreverem seus municípios e fazerem os preparativos necessários. “A contrapartida da prefeitura é bastante simples.
Primeiro, cabe ao prefeito identificar uma área que ficará sob responsabilidade da administração municipal, aonde ela fará a segurança da antena a ser instalada. Segundo, custear a energia que esse equipamento vai despender, que é uma coisa muito barata. Terceiro, enviar para a Câmara a aprovar a isenção de ISS (Imposto Sobre Serviço) dessa operação”, detalha o ministro.
De acordo com Kassab, o programa vai beneficiar não só residências, mas também escolas e hospitais. O valor médio que será cobrado dos usuários não está definido, mas deve ser menor que o padrão. Fonte: www.diariodebonfim.blogspot.com.br