quinta-feira, 21 de maio de 2015

Reunião de prefeitos das cidades vizinhas

Na busca de encontrar uma solução adequada e mais viável para sanar os problemas ambientais gerados com a produção do lixo, o prefeito de São Miguel do Passa Quatro, Dr. Humberto, participou de uma reunião realizada em Bela Vista de Goiás, no dia 12 de maio de 2015.

Os membros integrantes das cidades de Bela Vista de Goiás, Cristianópolis, São Miguel do Passa Quatro e Caldazinha trabalham para consolidar a criação de um consórcio micro-regional para a construção de um aterro sanitário central para dar destinação ao lixo urbano e rural, ou seja, tratamento adequado aos resíduos sólidos dos municípios consorciados.


O crescimento demográfico e os avanços econômicos são fatos reais que vem ocorrendo nas cidades da região e isto gera um aumento da demanda, em especial sobre o consumo de produtos industrializados, ampliando também o aumento do lixo e dos problemas ambientais, especialmente com a coleta e destinação do lixo, que já podemos dizer, não é somente o lixo urbano porque o lixo da zona rural também é crescente.

Devido a dificuldades técnicas e dos altos custos para a construção de aterros sanitários, os municípios de Bela Vista de Goiás, Cristianópolis, São Miguel do Passa Quatro e Caldazinha estão recorrendo a formalização de um consórcio para atender toda demanda e tratamento dos resíduos sólidos. Por meio deste consórcio, os municípios objetivam coletivamente construir e manter um aterro sanitário central para servir a todos aos consorciados.

Os consórcios são entidades que reúnem municípios para a realização de ações conjuntas que têm sido apontados como um instrumento que permite ganhos de escala nas políticas públicas, além de ser um novo modelo gerencial que pode viabilizar a gestão microrregional.

Os consórcios geram ampliação da oferta de serviços, a racionalização de equipamentos, a ampliação de cooperação regional, a flexibilização dos mecanismos de aquisição de equipamentos e de contratação de pessoal, entre outras vantagens.

O prefeito Dr. Humberto Batista da Paixão disse estar confiante na união destes municípios para a realização do projeto, construção de um aterro sanitário central para atender, no modelo consorciado os municípios envolvidos. Disse também que o consórcio já está constituído e que o projeto está em andamento e que um dos próximos passos é conseguir recursos junto ao governo federal para a construção da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário