sexta-feira, 28 de agosto de 2009

História de São Miguel do Passa Quatro III

Por que São Miguel do Passa Quatro?
No passado, ainda no início da ocupação e povoação de Goiás, uma turma de vários carros de boi em viagem de transporte de mercadorias do Porto de Corumbá (Pires do Rio) para Vila Boa, (antiga Goiás Velho), ao chegar no rio que hoje ladea a cidade de São Miguel do Passa Quatro, por causa de uma enchente passaram apenas quatro carros de boi. Esse acontecimento ficou como referência e o rio passou a ser chamado de Rio Passa Quatro. Com o início da construção do cemitério em 1923, logo iniciou-se também a povoação em louvor a São Miguel. Diz-se que Felipe da Costa, principal responsável pelo surgimento da cidade era devoto de São Miguel e que a primeira imagem foi buscada em Silvânia, numa viagem feita a cavalo. Daí, com a junção dos nomes do rio e do santo, nasceu a cidade São Miguel do Passa Quatro, estado de Goiás, Brasil. Fonte: São Miguel do Passa Quatro - O Nascimento de Uma Cidade. Livro escrito por Elson Gonçalves de Oliveira.

3 comentários:

  1. BOM DIA ZEQUINHA,TENHO LIDO VARIA HISTORIA SOBRE O NASCIMENTO DE SAO MIGUEL,MAS AINDA NAO ESTOU CONVERIDODAS MESMAS,SUGIRO QUE CRIAMOS UM GRUPO DE DISCURSAO PARA QUE ESCREVAMOS A VERDADEIRA HISTORIA DE NOSSA CIDADE, NOSSA PORQUE SOUFILHO DELA.

    ResponderExcluir
  2. onde posso encontyra tudo sobre são miguel do passa quatro ??? gosto muito da cidadee!

    ResponderExcluir
  3. eu adimiro muito os meus atepassados.essa historia que voce falou e verdadeira felipe da costa e o principal protagosnista dessa historia
    ele e o meu bisavo e eu me orgulho muito disso
    em relaçao a pessoa que ele foi em sua epoca.

    ResponderExcluir