domingo, 24 de março de 2013

Prefeito quer aterro sanitário para municípios consorciados

Preocupado com os problemas ambientais gerados com a produção do lixo, o prefeito de São Miguel do Passa Quatro, Dr. Humberto, participou de uma reunião realizada em Bela Vista de Goiás, na sexta-feira (22/03/13). Foi a segunda reunião,  que busca decidir sobre a realização de um grande projeto, criação de um consórcio micro-regional para a construção de um aterreo sanitário central para dar destinação ao lixo urbano e rural dos municpios consorciados.
O crescimento demográfico e os avanços econômicos são fatos reais que vem ocorrendo no Brasil e isto gera um aumento da demanda, em especial sobre o consumo de produtos industrializados, ampliando também o aumento do lixo e dos problemas ambientais, especialmente com a coleta e destinação do lixo, que já podemos dizer, não é somente o lixo urbano porque o lixo da zona rural também é crescente.
Com isto e devido às grandes dificuldades técnicas e dos altos custos para a construção de aterros sanitários, muitos municípios estão recorrendo a formalização de consórcios para resolver  os problemas de coleta e destinação do lixo, é isto que o prefeito de São Miguel do Passa Quatro, Dr. Humberto está fazendo.
Na reunião realizada na última sexta-feira com prefeitos das cidade vizinhas de Bela Vista, Cristianópolis, Caldazinha, Silvânia e outros foi aprovada a criação de um  consórcio da micro-região. Este consórcio tem o objetivo de  realização de um grande projeto de coletividade  que é a construção de um aterro sanitário para servir aos municípios consorciados.
Os consórcios são entidades que reúnem diversos municípios para a realização de ações conjuntas que  têm sido apontados como um instrumento que permite ganhos de escala nas políticas públicas, além de ser um novo modelo gerencial que pode viabilizar a gestão microrregional. Isto gera uma ampliação da oferta de serviços por parte dos municípios,  a racionalização de equipamentos,  a ampliação de cooperação regional, a flexibilização dos mecanismos de aquisição de equipamentos e de contratação de pessoal, entre outras vantagens.
O consórcio é a melhor forma a ser encontrada para enfrentar vários problemas, não só do lixo. Futuramente, a idéia pode ser avançada também para os órgãos da saúde, educação e outros. É uma idéia moderna que sobrepõe à perversidade do mundo capitalista.
O Dr. Humberto está certo, esta ideia de criação de um consórcio entre os municípios vizinhos  para dar destino a coleta do lixo é muito boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário