segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Morre aos 97 anos o pioneiro Pedro Calisto

Morreu ontem, (03/02/2014), aos 97 anos de idade, Pedro Calixto de Carvalho, um dos principais pioneiros de São Miguel do Passa Quatro. Pedro Calisto de Carvalho pertence a uma família de 9 irmãos, irmandade que constituiu-se numa das primeiras famílias que vieram fazer parte da história de ocupação, povoação e surgimento do povoado que mais tarde tornou-se na cidade de São Miguel do Passa Quatro.

Pedro Calisto de Carvalho, foi em toda sua vida um homem honrado honesto, trabalhador e construtor de amigos. O tradicional Pedro Calisto era uma biblioteca viva, sabia e tinha prazer em contar histórias sobre a vida e o passado da nossa gente, da nossa cultura. 

Aos 93 anos de idade tive o prazer de entrevista-lo, sentados no banco da praça, ele me contava histórias do nascimento da cidade, que inclusive ele ajudou. Disse-me Pedro Calisto naquela data que apesar de ainda ser criança ajudou seu pai o Calisto Carvalho na obra de construção do antigo cemitério da cidade, entre os anos de 1923 a 1928, que não existe mais, no local, encontra-se a Praça da Bíblia. Ele me relatou também o tempo em a cidade tinha apenas 03 casas. 

Pedro Calisto de Carvalho, foi casado com a tia Cândida. Depois que ficou viúvo continuou morando na mesma casa, por sinal uma casa histórica. No pensar, ao buscar na memória a paisagem desta morada, lembra sempre a imagem do vô Pedro sentado em um tamborete na porta da sala ou então em um banco da praça que fica em frente a sua casa. 

Pedro Calisto de Carvalho criou os filhos: Armindo Pedro, Divino Pedro, José Pedro, João Pedro e Miguel Pedro e as filhas: Maria Francilina (kika) e Maria Branca, estas duas adotivas, mas criadas como filhas legítimas. Maria Francilina (Kika) é a esposa do Fefé. Maria Branca, já falecida era casada com o Joaquim Calisto.

Os nove irmãos pioneiros da família Carvalho eram: Pedro Calisto, Avelino Calisto, Benedito Carvalho, João Calisto, José Calisto, Antônia Carvalho, Cacionila Carvalho, estes já falecidos. Da irmandade estão vivos: Rafael Crispim de Carvalho e Joaquim Calisto de Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário