terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Saúde municipal divulga datas para vacinação contra HPV

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Passa Quatro divulga os dias para a realização de campanha de vacinação contra o HPV, vírus que preocupa mais as mulheres, devido à probabilidade do câncer do colo do útero. A Vacina previne contra o Papilomavírus Humano (tipos 6, 11, 16 e 18).

A equipe de profissionais da saúde municipal estará vacinando as meninas de 11, 12 e 13 anos nas seguintes datas e locais:

Dias 10 e 11 de março de 2014, na Escola Municipal Centro de Aprendizagem Professor José Arnaldo Batista. 

No dia 12 de março de 2014, no Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado

No dia 13 de março de 2014, na Escola União – Zona Rural, Região do Passa Quatro de Cima.

Esta vacina, disponibilizada pelo Ministério da Saúde previne contra o câncer do colo do útero e foi disponibilizada para meninas de 11, 12 e 13 anos por ser esta a faixa etária com maior incidência de proteção contra a doença. No entanto, a vacina não substitui a rotina de triagem de câncer do colo do útero e o acompanhamento médico é sempre importante e necessário.

A realização da vacina será efetivada após autorização dos pais ou responsáveis. No dia da vacinação, é necessário estar com o cartão de vacinação.

O câncer do colo do útero é uma das principais causas de morte em mulheres. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem aproximadamente 69 milhões de mulheres com 15 anos de idade ou mais, com risco de desenvolvê-lo. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimou, no ano passado, 17.540 novos casos de câncer do colo do útero a cada 100 mil mulheres e mais de 4.800 mortes em decorrência da enfermidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário