terça-feira, 9 de julho de 2024

Irmã Célia, Igreja, Um Tempo Diferente

Hoje, 09 de julho de 2024, quero aqui reavivar, manifestar sobre lembranças de alguns fatos do tempo que a Irmã Célia dirigia, cuidava dos trabalhos religiosos da Igreja Católica de São Miguel do Passa Quatro-Goiás.

Aqui, na nossa comunidade não tinha Padre, então todos os trabalhos religiosos da Igreja eram coordenados pela Irmã Célia e olha que foi por muito tempo. Ela ficou aproximadamente uns vinte anos dirigindo os trabalhos da Igreja.

Foi um tempo diferente, foi um período de muita participação e grande aprendizagem. Com grande formação religiosa, inclusive com formação complementar adquirida em países da Europa a Irmã Célia usou de toda sua sabedoria e seu empenho diário para fortalecer a comunidade local na fé, no amor e para construção de vidas melhores.

A Irmã Célia criou quatorze grupos comunitários, tipo das Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica. Esses grupos foram criados em todas as regiões da zona rural do município. Criou também os grupos comunitários dos bairros da cidade.

Esses grupos funcionaram como fermento no pão da comunidade passaquatrense. Toda semana, um dia era especial para reunião pastoral em todas as regiões do município. Nessas reuniões eram trabalhados temas importantes. Lembro-me que eram fervorosos os estudos da Campanha da Fraternidade, Campanha do Natal e muitos outros.

A festa tradicional da cidade, a festa em Louvor a São Miguel Arcanjo, ela longa, tinha um dia especial para cada grupo de comunidade rural e depois a festa era complementada com mais nove dias de realizaçõoes aqui na cidade.

Como era muito trabalho, a Irmã Célia formou um grupo de pessoas, chamados Ministros Extraordinários. Esses Ministros formados pela Irmã Célia tinham a autorização do Bispo para Ministrar na Igreja e nos Grupos Comunitários. Tinha Ministros Extraordinários da Palavra, da Catequese, do Matrimônio, da Eucaristia e Outros.

Inclusive eu, José Afonso de Aleluia, fui um privilegiado desse tempo, participei da formação e fui autorizado pelo Bispo para exercer o Ministério da Palavra e do Matrimônio. Foram muitas celebrações presididas por mim na Igreja da Cidade e nos Grupos Comunitários da Zona Rural, também realizei alguns casamentos. Estes Ministros trabalhavam por escala, todos sabiam do seu dia e da sua responsabilidade para ministrar.

Às vezes o Ministro Extraordináio estava presidindo a celebração e a Irmã Célia estava sentada no banco a Igreja assistindo, participando do momento religioso. Numa dessas, vou contar um fato que aconteceu comigo. Eu estava presidindo a celebração e na explicação da leitura do Evangelho e da Palavra de Deus falava sobre o acolhimento.

Nesse tempo, a Irmã Célia já cuidava do CCA e tinha uma pessoa que havia pedido ajuda a ela, queria ser acolhida no CCA, mas lá não tinha vaga, tudo estava cheio. No entanto, depois da reflexão das leituras do folheto da celebração, logo de manhã do dia seguinte a Irmã Célia foi até a casa da família que tinha pedido de ajuda e trouxe a pessoa para morar no CCA e depois me procurou e contou-me que estava com pedido e que suas forças para cuidar desta pessoa vieram depois da reflexão da palavra que eu presidi.

A Irmã Célia era fantástica no amor, na perseverança, na coragem e nas tomadas de decisões.  Com a Irmã Célia eu aprendi muito, mudou minha pessoa e transformou minha vida. Obrigado, Irmã Célia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário