quarta-feira, 10 de julho de 2024

Irmã Célia, Política, Pós Mandato de Prefeita

O  ano 2000 foi de conclusão do mandato de prefeita da Irmã Célia no município de São Miguel do Passa Quatro - Goiás. 

Como dizia na época "foi com suco de mexirica, pé na estrada e diálogo", que garantiu a ela uma vitória histórica e também como ela fez uma administração participativa, nunca visto antes e nem depois, até o momento no município, a Irmã Célia queria novamente ter um processo eleitoral diferente dos costumeiros da velha política.

Mesmo sabendo que tinha a possibilidade de postulação de uma candidatura expressiva do ex-prefeito Márcio Cecílio e também de uma candidatura poderosa da Dona Eleusa, a Irmã Célia tomou uma decisão surpreendente.

Ela fez a mim, José Afonso de Aleluia, o convite para ser o candidato da sua base apoio, pelo partido dos trabalhadores. Eu exercia a profissão de professor, nunca tinha participado como candidato a nada, não tinha dinheiro e  nem experiência.

Mais o convite foi para mim muito especial, então me lancei pré-candidato a prefeito pelo PT com apoio da Irmã Célia. Acontece que apareceu outro pré-candidato, teve convenção partidária e  eu perdi por uma pequena diferença de votos.

No apurar do processo partidário, a pessoa que venceu a convenção desistiu de candidatura própria e manifestou apoio ao ex-prefeito Márcio para uma nova eleição.

Diante da situação, a Irmã Célia podia candidatar-se e disputar a reeleição e para isso encomendou uma pesquisa. A Irmã me convidou para mostrar o resultado da pesquisa. Neste dia ela chorou, eu vi nela a manifestação de uma  grande tristeza e decepção, na pesquisa tinham muitos comentários com críticas doloridas e injustas, e isso tirou a alegria e força da Irmã em buscar a reeleição.

Aí, diante da conjuntura, fui candidato a vereador e fui eleito. E, logo, em 2002, chegou a campanha eleitoral para o governo, senado, deputado federal e estadual. E, a Irmã Célia  candidatou-se à deputada estadual pelo PT. Na época, eu fui o único político que tinha cargo eletivo do local que manifestou e apoiou publicamente a Irmã Célia nesta nova missão.

Foi um tempo muito bom, ela trabalhando e eu ajudando, fizemos campanha aqui e nos municípios vizinhos, fizemos campanha em Pires do Rio, Palmelo, Santa Cruz, Cristianópolis, Bela Vista, Silvânia, Vianópolis e outras localidades.

A Irmã Célia foi muito bem votada, mas não o suficiente para garantir-lhe uma vaga de deputada na assembleia legislativa de goiás. Mais ficou uma grande vitória, a alegria da participação.

A Irmã Célia sempre lutou pelos pequenos. Sempre defendeu e botava fé que os pequenos também podem pensar e lutar por ideais grandes e isto ela fazia com amor, simplicidade, pureza e coragem. Ela era mesmo incrível. Obrigado, Irmã Célia, a senhora foi muito importante para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário