quarta-feira, 10 de julho de 2024

Irmã Célia, Política, Administração Participativa

Célia Cândida da Rocha. A Irmã Célia, chegou a São Miguel do Passa Quatro em 1991 para cuidar da administração da Igreja Católica da cidade.

No entanto, vendo que era necessário,  ela resolveu atuar na política. Foi candidata e elegeu-se prefeita para o mandato de 01 de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2000.

Ela dizia que precisava resolver problemas na área da educação, saúde e promover uma  administração participativa e de promoção da consciência política da população.

Ela foi a primeira religiosa a se eleger prefeita de um município brasileiro, fato que chamou atenção, sendo convidada por Jô Soares, tendo participando de um Programa na TV com o Jô Soares.

Logo que foi eleita e empossada, a Irmã Célia vivenciou momentos difíceis, pois teve que enfrentar um processo eleitoral que tentava retirar o seu mandato. Teve também problemas com a câmara de vereadores que no início atuou para dificultar a sua administração.

Teve problemas também porque recebeu a prefeitura com dívidas e sem dinheiro em caixa. Sobre o processo eleitoral, lembro que entre os comentários na cidade, de tempo em tempo era marcado o dia da decisão, da perca do seu mandato na justiça.

Sobre as dificuldades enfrentadas no início, na câmara de vereadores, a população ajudou muito, lembro que houve momento que populares se juntaram, foram para a câmara de vereadores para pressionar os parlamentares a não prejudicar a administração da Irmã Célia. No meio deste processo envolveu reportagens jornalísticas em rádio e televisão e muitos comentários na cidade.

No entanto, a Irmã Célia nunca se dobrou ou aceitou imposições e propostas indesejáveis  ao bem público que vinham de opositores. E, logo depois, as coisas serenaram, veio a vitória no processo eleitoral e a câmara passou a atuar de forma harmônica.

Foi a partir daí que a administração da prefeitura melhorou, projetos foram aprovados e os trabalhos se encaminharam bem. A prefeita Irmã Célia criou vários conselhos comunitários e os conselheiros atuaram ativamente e fortemente ajudando na administração da prefeitura.

Eram constantes as reuniões dos conselhos e nestas reuniões eram apresentadas a pauta, os temas eram debatidos e aprovados, às vezes com alterações e as ações eram encaminhadas para execução dos trabalhos.

A administração da Irmã Célia foi muito rica em todos os aspectos, mais o destaque maior ficou para o setor da educação. Pois, foi uma administração de um progresso extraordinário no processo de ensino-aprendizagem, pois em todas as ações, de todas as secretarias, tinha o tempero, a essência educacional embutida.

A primeira freira prefeita do Brasil, Célia Cândida da Rocha, com sua ideologia revolucionária promoveu em sua administração um tempo de valorização real da honestidade, simplicidade, prosperidade e muita participação.

Este assunto será prosseguido aqui, em outro momento. Fatos do final de sua administração e pós mandato de prefeita, vou trazer na próxima edição desta série de fatos que descrevo sobre o bom tempo da Irmã Célia em São Miguel do Passa Quatro-Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário