terça-feira, 25 de março de 2014

Município adere ao programa suplementação da vitamina A

A deficiência de vitamina A é considerada como uma das piores deficiências nutricionais do mundo subdesenvolvido. A falta da Vitamina A é a principal causa de cegueira, estando também associada a 23% das mortes por diarréias, em crianças. 

Para prevenir-se e eliminar doenças causadas pela falta de vitamina A, a secretaria municipal de saúde de São Miguel do Passa Quatro, aderiu ao Programa Nacional de Suplementação da Vitamina A e já recebeu do Ministério da Saúde quantidade suficiente de medicamentos e já implantou o programa no município. É um programa do governo federal realizado em parceria com os estados e municípios.

Serão beneficiados com a suplementação da vitamina A, todas as crianças de 6 meses a 5 anos de idade. Serão aplicadas duas doses da suplementação durante o ano, sendo a cada 6 meses uma dose que é ingerida via oral (gotinhas). 

Para receber a suplementação, é necessário apresentação do cartão de vacina. A Secretária Municipal de Saúde de São Miguel do Passa Quatro, Marlene Aleluia, disse que é importante que todas as mães levem seus filhos de 6 meses a 5 anos de idade, das 7 às 17 horas na Unidade Básica de Saúde para receber a medicação. A suplementação da vitamina A previne contra problemas de visão, é fundamental para o crescimento saudável e reduz a mortalidade infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário