quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Prefeitos da região unidos em consórcio por aterro sanitário

Preocupado com os problemas ambientais gerados com a produção do lixo, o prefeito de São Miguel do Passa Quatro, Dr. Humberto, juntamente com demais prefeitos da região foram a Brasília reivindicar recursos para construção de aterro sanitário que será gerido pelo consórcio entre os municípios. Dr. Humberto disse que os prefeitos foram recebidos na Secretaria de Relações Institucionais, pelo Subchefe de Assuntos Federativos, Olavo Noleto, e que todos voltaram animados com a proposta de apoio do Governo Federal.

O consórcio da micro-regional visa a construção de um aterreo sanitário central para dar destinação ao lixo urbano e rural dos municpios consorciados. Haja visto que o crescimento demográfico e os avanços econômicos são fatos reais que vem ocorrendo nos municípios envolvidos e isto gera um aumento da demanda, em especial sobre o consumo de produtos industrializados, ampliando também o aumento do lixo e dos problemas ambientais, especialmente com a coleta e destinação do lixo, que já podemos dizer, não é somente o lixo urbano porque o lixo da zona rural também é crescente.

O consórcio visa também amenizar as dificuldades técnicas e altos custos para a construção de aterros sanitários.

Os consórcios são entidades que reúnem diversos municípios para a realização de ações conjuntas que têm sido apontados como um instrumento que permite ganhos de escala nas políticas públicas, além de ser um novo modelo gerencial que pode viabilizar a gestão microrregional. 

Isto gera uma ampliação da oferta de serviços por parte dos municípios, a racionalização de equipamentos, a ampliação de cooperação regional, a flexibilização dos mecanismos de aquisição de equipamentos e de contratação de pessoal, entre outras vantagens.

O consórcio é a melhor forma a ser encontrada para enfrentar vários problemas, não só do lixo. A idéia pode ser avançada também para outros órgãos como saúde, educação e etc. É uma idéia moderna que sobrepõe à perversidade do mundo capitalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário