quarta-feira, 25 de junho de 2014

Projeto mais saúde é lançado em Passa Quatro

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Passa Quatro, fez hoje, 25 de Junho de 2014, o lançamento do Projeto Mais Saúde. 

O Projeto foi lançado no espaço aberto da Praça Sebastião Gonçalves da Silva, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal da cidade. Teve discurso do Prefeito Dr. Humberto, da Secretária Municipal de Saúde Marlene Aleluia, da Cecília, Luzia Pires e Cleibiane que são coordenadoras do projeto.

Uma grande quantidade de pessoas participaram do lançamento do projeto, que teve também a participação da colégio estadual Adonias Lemes do Prado, escolas municipais, grupos de pessoas hipertensas e diabéticas, servidores da prefeitura, equipe da secretaria municipal de saúde, conselho tutelar, vereadores Coledecy Borges, Luzia Pires e Cícero e do Padre Wenefredo que fez a benção do projeto.

No lançamento, foi feito aferição de pressão arterial e teste de glicemia de pessoas presentes. Foi servido lanche com frutas, leite, café e sanduíche natural.

Foi realizado uma caminhada, com saída de frente da prefeitura, subindo pela Rua Érico Josué Meireles, até o Auto Posto Caetano e descendo pela Av. Alcides Pereira de Castro, até a chegada, novamente em frente à prefeitura.

Após a caminha teve grupos de prosa sobre o assunto ansiedade coordenado pela psicologa Cecília e nutricionista Keler, também de Danças com as fisioterapeutas Cleibiane e Diene.

O projeto continua. Todas as quartas-feiras serão realizadas exercícios de práticas corporais. Todas as segundas-feiras caminhadas para o grupo de hipertensos e uma vez por mês a realização de uma grande reunião com participação da comunidade da cidade.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Patrolamento de estradas da zona rural

Para corrigir os estragos de estradas de São Miguel do Passa Quatro, também para manter a conservação das mesmas, a Secretaria Municipal de Obras e Transportes, pasta comandada pelo Secretário Municipal, Zé Tatú, está realizando os serviços de patrolamento, consertos e manutenção das estradas da zona rural do município.

Os serviços públicos a serem realizados pela prefeitura na zona rural, agora vai tornar-se um pouco mais facilitado, isto, graças a chegada em São Miguel do Passa Quatro de um quite de maquinário, sendo: uma Retroescavadeira,  recebida pelo prefeito Dr. Humberto no dia 23 de agosto de 2013. Também chegada de um Caminhão Basculante, recebido na cidade em 14 de abril de 2014 e de uma Motoniveladora / Patrol, que chegou para o município no dia 16 de Maio de 2014. Este quite de maquinário veio por intermédio do Programa de Aceleração e Crescimento PAC  2, do governo federal.

O Secretário Municipal de Obras e Transportes, Zé Tatú, disse que já foi realizado cerca de 30%  dos serviços de patrolamento das estradas da zona rural do município.

CORPUS CHRIST é celebrado em Passa Quatro

O Padre Wenefredo celebrou hoje, 19 de maio, com a comunidade católica de São Miguel do Passa Quatro, na Igreja Matriz da Paróquia São Miguel Arcanjo Missa de Corpus Christ.

A Santa Missa foi celebrada das 8 às 9 horas da manhã. Foi celebrado o mistério da nossa fé. O Senhor Jesus, que oferece o seu corpo e o seu sangue para a nossa salvação e para a vida do mundo. Jesus que nos chama a fazer o mesmo caminho de doação para que o mundo seja transformado pela oferta de nossa vida e nossos dons.

Também estava presente na celebração da Santa Missa, a líder religiosa, a querida e respeitada Irmã Célia, que preside o trabalho importantíssimo no CCA - Centro de Convivência e Apoio, amando e cuidando de pessoas com necessidades especiais.

O Padre Wenefredo, juntamente com um grupo de fiéis católicos da Pároquia São Miguel Arcanjo de São Miguel do Passa Quatro e Paróquia São Francisco de Assis de Cristianópolis vão sair em um ônibus, ás 13:30 horas,  para participarem da solenidade de Corpus Christ que será realizada pela Arquidiocese de Goiânia, na Praça Cívica, em Goiânia. Esta celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Washington Cruz, a partir das 17 horas.

A expectativa é de que milhares de pessoas participem desse grande momento de comunhão da Igreja Católica Goiana, reunindo fiéis de todas as paróquias da arquidiocese.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Copa 2014, Brasil vence a Croácia

A seleção brasileira derrotou a Croácia pelo placar de 3 a 1 no jogo de abertura da Copa do Mundo no Brasil. Os gols foram marcados por Neymar dois gols e Oscar 1 gol. O gol da Croácia foi assinalado pelo lateral esquerdo Marcelo, gol contra. 

O jogo foi realizado no dia 12 de junho, no estádio Arena Corinthians - Itaquerão, em São Paulo. O público foi de 61.000 torcedores. O árbitro da partida foi o Japonês Nishimura, que aplicou os cartões amarelos: Brasil: Neymar (27), Luiz Gustavo (88) e Croácia: Corluka (65), Lovren (69)

O Brasil jogou com: Julio César - Dani Alves, Thiago Silva (cap), David Luiz, Marcelo - Oscar, Paulinho (Hernanes 63), Neymar (Ramires 88), Luiz Gustavo, Hulk (Bernard 68) - Fred. T: Luiz Felipe Scolari.

Croácia: Stipe Pletikosa - Darijo Srna (cap), Vedran Corluka, Dejan Lovren, Sime Vrsaljko - Ivan Perisic, Luka Modric, Mateo Kovacic (Marcelo Brozovic 61), Ivan Rakitic, Ivica Olic - Nikica Jelavic (Rebic 78). T: Niko Kovac. Fonte: Uol

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Abertura da Copa no Brasil vai parar Passa Quatro

As escolas de São Miguel do Passa Quatro, tanto o Colégio Estadual, quanto as escolas municipais não vão funcionar nos dias em que o Brasil terá jogo da copa. Já pensando na maior competição esportiva do mundo, as escolas planejaram, no início do ano, em janeiro, para nos dias de jogos do Brasil as escolas não funcionarem.

Isto foi possível porque a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n.º 9394/96, prevê que as escolas precisam ministrar durante o ano o total de 200 dias letivos. E isto, as escolas planejaram tirando fora os dias de jogos do Brasil na Copa.

Ainda, em São Miguel do Passa Quatro, o prefeito municipal Dr. Humberto decretou, nos dias de jogos do Brasil, ponto facultativo após o meio-dia. Ou seja, nos dias de jogos do Brasil os funcionários públicos municipais vão trabalhar somente até as 12 horas, após este horários os servidores serão liberados para assistir os jogos.

A liberação dos funcionários não se aplica aos órgãos que desenvolvem atividades que, por sua natureza ou em razão do interesse público, tornem indispensável a continuidade do serviço, como por exemplo os serviços de saúde.

No Estado de Goiás, o governo decretou ponto facultativo nas repartições públicas estaduais a partir do meio-dia nos dias em que houver jogo da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo 2014. O Decreto não se aplica aos órgãos que desenvolvem atividades que, por sua natureza ou em razão do interesse público, tornem indispensável a continuidade do serviço.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Ambiente Melhor quer o fim de caramujos e moscas na cidade

Projeto  Ambiente  Melhor   tem   objetivo  de alertar, cobrar e apoiar o fim das moscas e caramujos na cidade. 


A Cidade de São Miguel do Passa Quatro está sendo tomada pela praga do caramujo africano. O bicho aparece principalmente no tempo chuvoso. 

O molusco nojento ataca plantações e transmite as doenças: Angiostrongilíase meningoencefálica humana que provoca os sintomas: dor de cabeça forte e constante, rigidez na nuca e distúrbios do sistema nervoso. A doença Angiostrongilíase abdominal causa perfuração intestinal e hemorragia abdominal, cujos os sintomas são: dor abdominal, febre prolongada, anorexia e vômitos. 

A ingestão ou a simples manipulação do caramujo vivo pode causar a contaminação, pois os vermes são encontrados no muco dos caramujos. o perigo se torna maior porque ao se instalar em hortas e pomares, o bicho contamina frutas e verduras que ao serem consumidas podem causar doenças. 

A espécie é nativa do leste e nordeste da África e chegou ao Brasil na década de 80, como alternativa econômica. A idéia inicial seria comercializá-lo a um preço inferior ao escargot.

Importado ilegalmente, foi introduzido em fazendas no interior do Paraná e escapou para o meio ambiente, adaptando-se perfeitamente em várias regiões brasileiras.

MOSCA VAREJEIRA

Outro bicho que está invadindo a cidade e incomodando os moradores é a mosca urbana, (mosca varejeira), ela é de cor preta e tamanho grande para a espécie. Este inseto perturbam principalmente as donas de casa. 

Na hora de frituras do almoço ou jantar as cozinheiras precisam fechar as portas e janelas da casa para que a cozinha não fique cheia de moscas. 

Por ser difícil de controle, o inseto acaba entrando na cozinha na hora de refeições e fica voando sobre as comidas e as vezes deixando os donos da casa envergonhado quando na casa tem visitantes. E já faz tempo que estes insetos, tanto o caramujo africano, quanto a mosca varejeira incomodam os moradores de São Miguel do Passa Quatro.

O Projeto  Ambiente  Melhor   tem  objetivo  de alertar, cobrar e apoiar o fim das moscas e caramujos que invadem da cidade, isto deverá ser trabalhado em parceria com o poder público municipal, entidades sociais sem fins lucrativos e comunidade local.


sexta-feira, 6 de junho de 2014

Associação e Rádio Lança Projeto "Ambiente Melhor"

PROJETO “AMBIENTE MELHOR”
UMA INICIATIVA:
DA DIRETORIA DA AMOSMIG - ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DE SÃO MIGUEL DO PASSA QUATRO – .
O  Projeto  será  lançado  hoje,  06 de Junho,  no  Programa 
Notícias e Debates, da Rádio Comunitária São Miguel FM 87,9
INTRODUÇÃO
Diante de tantos problemas ambientais que degradam os aspectos naturais e deteriora a vida de seres humanos nos dias de hoje, torna-se necessário a realização de ações para aguçar a sensibilidade e provocar um novo despertar, um novo jeito de agir, inclusive formar novas consciências e construir uma sociedade capaz de adotar novas atitudes em relação as questões ambientais, ecológicos e sociais, tendo a comunicação social como um instrumento fundamental para tal desafio.

O AMBIENTE MELHOR, é um projeto da Associação dos Moradores de São Miguel do Passa Quatro / Rádio Comunitária São Miguel FM 87,9. O projeto é idealizado e inspirado pela diretoria da AMOSMIG e tem como principal objetivo contribuir para a sustentabilidade ambiental, através do despertar e do apoio, principalmente no quesito comunicação social, baseando-se sempre em teorias diversas e práticas que integram e envolvam ações da sociedade, para conscientemente buscar a cada dia cuidar melhor do espaço de vivência, das questões ambientes, especialmente do meio, do espaço em que nossa gente está inserida.

OBJETIVOS GERAIS
ATUAÇÃO, MUDANÇA DE CONCEITOS E COSTUMES
O projeto AMBIENTE MELHOR constituirá de várias ações, como: palestras, aulas, reuniões, entrevistas, oficinas, dinâmicas, concursos, proposições e apoio a diversas ações que visa apoiar o cultivo de hortas residenciais ou comunitárias, viveiros e plantio de mudas de árvores nativas, frutíferas e ornamentais, preservação do solo, água, ar, flora, fauna e demais ações que promovam a recuperação de espaços ambientais, sendo o objetivo principal da Associação dos Moradores de São Miguel do Passa Quatro e Rádio Comunitária São Miguel FM 87,9, atuarem por meio da Comunicação Social, não ficando impedida também para realizar ações práticas.

MAIS CIDADANIA
O Projeto AMBIENTE MELHOR visa além da promoção, uma expansão da relação indivíduo/sociedade, definindo através da comunicação social aos ouvintes e aos participantes, o conceito de ambiente melhor, ambiente que também deverá ser trabalhado com vistas a uma expansão permanente, elevando o nível de consciência promovendo e ampliando gestos de cidadania. A consciência e os gestos são indispensáveis para que cada ouvinte ou participante considere os problemas ambientais e sociais do local e até mesmo do planeta, como também problemas seus.

COMPREENSÃO SISTÊMICA
Não se concebe AMBIENTE MELHOR construído desvinculando árvores, arbustos e plantas rasteiras, dos seres microscópicos, dos insetos, das aves, dos animais e, logicamente, do homem, do ser humano. Portanto, insere-se neste projeto a compreensão sistêmica e o posicionamento adequado que todos os ouvintes e participantes deverão apreender e atuar em relação aos seres vivos e nas suas relações sociais. 

OS QUATRO ELEMENTOS BÁSICOS DA NATUREZA
Água, ar, sol e terra são essenciais à criação e manutenção do AMBIENTE MELHOR. Nas palestras, aulas, eventos, concursos e outras atividades deverão salientar sempre as características destes elementos, nossa dependência direta e indireta e o grau de interferência dos seres humanos sobre eles.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS – Apresentação e Divulgação das Práticas
Para sua introdução e seus princípios gerais, o projeto AMBIENTE MELHOR será desenvolvido através de atividades e eventos, as quais visam incentivar e apoiar culturalmente. Dentre várias outras apresentamos as seguintes atividades: 
  • Horta orgânica caseira; 
  • Plantas ornamentais; 
  • Planta e ervas medicinais; 
  • Árvores nativas ou exóticas, preferencialmente frutíferas; 
  • Preservar os pássaros, peixes, animais de estimação e selvagens; 
  • Eliminação correta do caramujo africano da cidade; 
  • Eliminação correta de muriçocas da cidade 
  • Eliminação da mosca varejara da cidade; 
  • Eliminação do mosquito Aedes Aegypti (mosquito da dengue); 
  • Limpeza de quintais, lotes e praças particulares da cidade; 
  • Limpeza geral da cidade (Serviços Públicos); 
  • Criação de forma correta de animais domésticos (cães, gatos e outros) na cidade; 
  • Coleta seletiva do lixo e limpeza geral da cidade; 
  • Destino e tratamento correto de toda forma de lixo; 
  • Cuidar de praças, parques, lago e demais praças ambientais da cidade; 
  • A não contaminação do solo, da água e do ar com produtos, agrotóxicos; 
  • Cacimbas, curva de nível e reflorestamento, para evitar erosões e facilitar a infiltração da água de chuvas no solo; 
  • Realizar pela rádio, transmissão direta, via link, de eventos ambientais; 
  • Demais ações e atividades que promovam um AMBIENTE MELHOR 
PLANO DE AÇÃO, APOIO E PARCERIAS
O Projeto AMBIENTE MELHOR será desenvolvido pela Associação dos Moradores de São Miguel do Passa Quatro, com o apoio e parceria da Rádio Comunitária São Miguel FM 87,9, das escolas: Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado, Centro de Aprendizagem Professor José Arnaldo Batista, Escola Municipal de Educação Infantil Comecinho de Vida, Escola Municipal União, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Saúde,  ..................... outras entidades serão incorporadas ao projeto.

PÚBLICO ALVO
O Projeto visa alcançar e integrar todas as pessoas do município e todos os ouvintes da Rádio Comunitária São Miguel FM 87,9 e a todos que desejarem ter um AMBIENTE MELHOR,

CONCLUSÃO
O Projeto AMBIENTE MELHOR reflete, em toda sua constituição e dinâmica aplicativa, a importância da valorização, da participação individual e coletiva em prol da preservação do ciclo natural da vida no planeta Terra. É chegado o momento de todos nos conscientizarmos das questões ambientais como um todo e agirmos sistematicamente para encontrar equilíbrio nas relações estabelecidas entre os seres vivos e os recursos naturais. Inicia-se, então, o despertar de nossas ações e valores ambientais e sociais na escola, na comunidade e na rádio, a fim de que, gradativamente, as ações se multipliquem em âmbitos maiores e alcancemos a participação efetiva e construtiva, o respeito à biodiversidade e a consequente melhoria na qualidade de vida dos indivíduos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Este projeto foi idealizado pela diretoria da AMOSMIG - Associação dos Moradores de São Miguel do Passa Quatro, foi inspirado em leituras e práticas da vivência.
José Afonso de Aleluia  - Diretor/Presidente
Antonio Lourival da Silva - Diretor Administrativo
Pedro Lima de Lima Neto - Diretor de Operações

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Padre Parabeniza a Rádio Comunitária

O Padre Wenefredo, durante a celebração da Santa Missa, realizada no domingo, 01 de junho de 2014, rezou pedindo as bençãos e proteção de Deus para a Rádio Comunitária de São Miguel do Passa Quatro, também para a diretoria e todos os trabalhadores da Rádio.


Na Celebração, referindo-se ao primeiro de junho, Dia das Comunicações Sociais, o Padre disse que a Rádio São Miguel FM 87,9 tem prestado um bom trabalho à comunidade. Citou programas da rádio e enalteceu pelo trabalho cristão que é desenvolvido.

Durante a Celebração da Santa Missa, o Padre fez menções sobre a rádio em três momentos, na abertura, na homilia e também no encerramento, quando pediu a todos para cantar os parabéns para a rádio.

O Padre disse ainda sobre a importância da Rádio para os moradores da cidade de Cristianópolis e também moradores da zona rural, onde o sinal da rádio alcança.

A origem do nascimento da rádio comunitária de São Miguel do Passa Quatro, a ideia do projeto de instalação da mesma veio de um encontro religioso realizado em Goiânia, no centro pastoral Dom Fernando. Isto, há mais dez anos atrás, quando no encontro ocorrido, teve uma palestra sobre a importância de rádio comunitária para o desenvolvimento das comunidades do povo de Deus.