segunda-feira, 9 de junho de 2014

Ambiente Melhor quer o fim de caramujos e moscas na cidade

Projeto  Ambiente  Melhor   tem   objetivo  de alertar, cobrar e apoiar o fim das moscas e caramujos na cidade. 


A Cidade de São Miguel do Passa Quatro está sendo tomada pela praga do caramujo africano. O bicho aparece principalmente no tempo chuvoso. 

O molusco nojento ataca plantações e transmite as doenças: Angiostrongilíase meningoencefálica humana que provoca os sintomas: dor de cabeça forte e constante, rigidez na nuca e distúrbios do sistema nervoso. A doença Angiostrongilíase abdominal causa perfuração intestinal e hemorragia abdominal, cujos os sintomas são: dor abdominal, febre prolongada, anorexia e vômitos. 

A ingestão ou a simples manipulação do caramujo vivo pode causar a contaminação, pois os vermes são encontrados no muco dos caramujos. o perigo se torna maior porque ao se instalar em hortas e pomares, o bicho contamina frutas e verduras que ao serem consumidas podem causar doenças. 

A espécie é nativa do leste e nordeste da África e chegou ao Brasil na década de 80, como alternativa econômica. A idéia inicial seria comercializá-lo a um preço inferior ao escargot.

Importado ilegalmente, foi introduzido em fazendas no interior do Paraná e escapou para o meio ambiente, adaptando-se perfeitamente em várias regiões brasileiras.

MOSCA VAREJEIRA

Outro bicho que está invadindo a cidade e incomodando os moradores é a mosca urbana, (mosca varejeira), ela é de cor preta e tamanho grande para a espécie. Este inseto perturbam principalmente as donas de casa. 

Na hora de frituras do almoço ou jantar as cozinheiras precisam fechar as portas e janelas da casa para que a cozinha não fique cheia de moscas. 

Por ser difícil de controle, o inseto acaba entrando na cozinha na hora de refeições e fica voando sobre as comidas e as vezes deixando os donos da casa envergonhado quando na casa tem visitantes. E já faz tempo que estes insetos, tanto o caramujo africano, quanto a mosca varejeira incomodam os moradores de São Miguel do Passa Quatro.

O Projeto  Ambiente  Melhor   tem  objetivo  de alertar, cobrar e apoiar o fim das moscas e caramujos que invadem da cidade, isto deverá ser trabalhado em parceria com o poder público municipal, entidades sociais sem fins lucrativos e comunidade local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário