sexta-feira, 6 de junho de 2014

Associação e Rádio Lança Projeto "Ambiente Melhor"

PROJETO “AMBIENTE MELHOR”
UMA INICIATIVA:
DA DIRETORIA DA AMOSMIG - ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DE SÃO MIGUEL DO PASSA QUATRO – .
O  Projeto  será  lançado  hoje,  06 de Junho,  no  Programa 
Notícias e Debates, da Rádio Comunitária São Miguel FM 87,9
INTRODUÇÃO
Diante de tantos problemas ambientais que degradam os aspectos naturais e deteriora a vida de seres humanos nos dias de hoje, torna-se necessário a realização de ações para aguçar a sensibilidade e provocar um novo despertar, um novo jeito de agir, inclusive formar novas consciências e construir uma sociedade capaz de adotar novas atitudes em relação as questões ambientais, ecológicos e sociais, tendo a comunicação social como um instrumento fundamental para tal desafio.

O AMBIENTE MELHOR, é um projeto da Associação dos Moradores de São Miguel do Passa Quatro / Rádio Comunitária São Miguel FM 87,9. O projeto é idealizado e inspirado pela diretoria da AMOSMIG e tem como principal objetivo contribuir para a sustentabilidade ambiental, através do despertar e do apoio, principalmente no quesito comunicação social, baseando-se sempre em teorias diversas e práticas que integram e envolvam ações da sociedade, para conscientemente buscar a cada dia cuidar melhor do espaço de vivência, das questões ambientes, especialmente do meio, do espaço em que nossa gente está inserida.

OBJETIVOS GERAIS
ATUAÇÃO, MUDANÇA DE CONCEITOS E COSTUMES
O projeto AMBIENTE MELHOR constituirá de várias ações, como: palestras, aulas, reuniões, entrevistas, oficinas, dinâmicas, concursos, proposições e apoio a diversas ações que visa apoiar o cultivo de hortas residenciais ou comunitárias, viveiros e plantio de mudas de árvores nativas, frutíferas e ornamentais, preservação do solo, água, ar, flora, fauna e demais ações que promovam a recuperação de espaços ambientais, sendo o objetivo principal da Associação dos Moradores de São Miguel do Passa Quatro e Rádio Comunitária São Miguel FM 87,9, atuarem por meio da Comunicação Social, não ficando impedida também para realizar ações práticas.

MAIS CIDADANIA
O Projeto AMBIENTE MELHOR visa além da promoção, uma expansão da relação indivíduo/sociedade, definindo através da comunicação social aos ouvintes e aos participantes, o conceito de ambiente melhor, ambiente que também deverá ser trabalhado com vistas a uma expansão permanente, elevando o nível de consciência promovendo e ampliando gestos de cidadania. A consciência e os gestos são indispensáveis para que cada ouvinte ou participante considere os problemas ambientais e sociais do local e até mesmo do planeta, como também problemas seus.

COMPREENSÃO SISTÊMICA
Não se concebe AMBIENTE MELHOR construído desvinculando árvores, arbustos e plantas rasteiras, dos seres microscópicos, dos insetos, das aves, dos animais e, logicamente, do homem, do ser humano. Portanto, insere-se neste projeto a compreensão sistêmica e o posicionamento adequado que todos os ouvintes e participantes deverão apreender e atuar em relação aos seres vivos e nas suas relações sociais. 

OS QUATRO ELEMENTOS BÁSICOS DA NATUREZA
Água, ar, sol e terra são essenciais à criação e manutenção do AMBIENTE MELHOR. Nas palestras, aulas, eventos, concursos e outras atividades deverão salientar sempre as características destes elementos, nossa dependência direta e indireta e o grau de interferência dos seres humanos sobre eles.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS – Apresentação e Divulgação das Práticas
Para sua introdução e seus princípios gerais, o projeto AMBIENTE MELHOR será desenvolvido através de atividades e eventos, as quais visam incentivar e apoiar culturalmente. Dentre várias outras apresentamos as seguintes atividades: 
  • Horta orgânica caseira; 
  • Plantas ornamentais; 
  • Planta e ervas medicinais; 
  • Árvores nativas ou exóticas, preferencialmente frutíferas; 
  • Preservar os pássaros, peixes, animais de estimação e selvagens; 
  • Eliminação correta do caramujo africano da cidade; 
  • Eliminação correta de muriçocas da cidade 
  • Eliminação da mosca varejara da cidade; 
  • Eliminação do mosquito Aedes Aegypti (mosquito da dengue); 
  • Limpeza de quintais, lotes e praças particulares da cidade; 
  • Limpeza geral da cidade (Serviços Públicos); 
  • Criação de forma correta de animais domésticos (cães, gatos e outros) na cidade; 
  • Coleta seletiva do lixo e limpeza geral da cidade; 
  • Destino e tratamento correto de toda forma de lixo; 
  • Cuidar de praças, parques, lago e demais praças ambientais da cidade; 
  • A não contaminação do solo, da água e do ar com produtos, agrotóxicos; 
  • Cacimbas, curva de nível e reflorestamento, para evitar erosões e facilitar a infiltração da água de chuvas no solo; 
  • Realizar pela rádio, transmissão direta, via link, de eventos ambientais; 
  • Demais ações e atividades que promovam um AMBIENTE MELHOR 
PLANO DE AÇÃO, APOIO E PARCERIAS
O Projeto AMBIENTE MELHOR será desenvolvido pela Associação dos Moradores de São Miguel do Passa Quatro, com o apoio e parceria da Rádio Comunitária São Miguel FM 87,9, das escolas: Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado, Centro de Aprendizagem Professor José Arnaldo Batista, Escola Municipal de Educação Infantil Comecinho de Vida, Escola Municipal União, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Saúde,  ..................... outras entidades serão incorporadas ao projeto.

PÚBLICO ALVO
O Projeto visa alcançar e integrar todas as pessoas do município e todos os ouvintes da Rádio Comunitária São Miguel FM 87,9 e a todos que desejarem ter um AMBIENTE MELHOR,

CONCLUSÃO
O Projeto AMBIENTE MELHOR reflete, em toda sua constituição e dinâmica aplicativa, a importância da valorização, da participação individual e coletiva em prol da preservação do ciclo natural da vida no planeta Terra. É chegado o momento de todos nos conscientizarmos das questões ambientais como um todo e agirmos sistematicamente para encontrar equilíbrio nas relações estabelecidas entre os seres vivos e os recursos naturais. Inicia-se, então, o despertar de nossas ações e valores ambientais e sociais na escola, na comunidade e na rádio, a fim de que, gradativamente, as ações se multipliquem em âmbitos maiores e alcancemos a participação efetiva e construtiva, o respeito à biodiversidade e a consequente melhoria na qualidade de vida dos indivíduos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Este projeto foi idealizado pela diretoria da AMOSMIG - Associação dos Moradores de São Miguel do Passa Quatro, foi inspirado em leituras e práticas da vivência.
José Afonso de Aleluia  - Diretor/Presidente
Antonio Lourival da Silva - Diretor Administrativo
Pedro Lima de Lima Neto - Diretor de Operações

Nenhum comentário:

Postar um comentário